sábado, 30 de novembro de 2013

Salmo 115


Comentário devocional:

O salmista nesse poema defende Deus da ridícularização e insulto proferido pelos incrédulos, que também dirigem este desafio aos que nEle crêem.

Como pessoas que creem na Bíblia, somos atacados muitas vezes com a pergunta: Onde está o seu Deus? (v. 2). Tentamos provar a existência de Deus com uma resposta intelectual e filosófica. Mas que resultados estamos realmente conseguindo?  

Na minha convivência com pessoas seculares fui desafiado a produzir alguma evidência sobrenatural da existência de Deus. Muitos desses incrédulos chegaram a declarar que creriam em Deus, se de alguma forma pudessem vê-Lo ou tocá-Lo! O que Deus revelou acerca de si mesmo em Sua Palavra, somente, parece não ser suficiente para eles. 

Vivemos em uma época em que a informação é supervalorizada. Somos desafiados a provar a existência de Deus por meio de informações e argumentos. Mas a existência de Deus é melhor revelada na aplicação diária em nossas vidas daquilo que conhecemos ser verdade sobre Deus. Aquilo que um homem é tem mais influência do que o que ele diz.

Um homem tende a se tornar semelhante a quem ele adora (v. 8). Aquele que adora o Senhor é transformado à Sua imagem, de glória em glória (2Cor 3:18).

A mensagem que o incrédulo precisa é a revelação do caráter de Deus. Devemos, portanto, manifestar a Sua glória em tudo o que fazemos, e revelar, em nossa própria vida e caráter, o que a graça de Deus tem feito por nós. Isso é o que significa bendizer ao Senhor (v. 18).

Existe algo em suas crenças ou procedimentos que está em desarmonia com a vontade de Deus? Você está disposto a permitir que Deus fale através da sua vida?

Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Suíça


www.reavivadosporsuapalavra.org

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/115/

Traduzido por JAQ/JDS


Texto bíblico: Salmo 115 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Salmo 114

Comentário devocional:

Neste Salmo, Davi relembra de forma dramática e vívida o poder de Deus em libertar o Seu povo. Ele escolheu descrever como Deus conduziu Israel para fora da terra da escravidão e do pecado, e os guiou com segurança através das ondas tempestuosas do rio Jordão até a terra da promessa. Essas providências milagrosas foram testemunhadas tanto no início como no fim da jornada de Israel do Egito para Canaã. No entanto, entre estes dois acontecimentos que marcaram a saída do Egito e a entrada na Terra Prometida, foi vista a revelação mais maravilhosa e poderosa de Deus, quando Ele deu a Sua Santa Lei no Sinai. Nem a montanha do Sinai, nem as colinas do Jordão poderiam permanecer as mesmas na presença de Deus.

A mensagem deste Salmo é vital, e jamais devemos permitir que o seu significado se perca. Quando vemos a maneira como Deus nos guiou, nos enchemos de certeza de que não temos nada a temer quanto ao futuro.
Está você vacilando em sua fé e caminhada com Deus? Relembre, então, aqueles momentos especiais em que Ele se revelou a você, em que Ele o libertou, em que Ele revelou a você o Seu caráter e você nunca mais foi o mesmo. Relembre aqueles momentos com gratidão! E peça a Deus, em oração, que lhe conceda, hoje, a experiência transformadora do reavivamento e da reforma!
Se você assim proceder, o Deus que converteu a rocha em uma fonte a jorrar (verso 8, NVI), proporcionará rios de água viva para você. E se você continuar a beber dessa água, você nunca mais terá sede do que os "poços deste mundo" tem a oferecer, porque essa água se tornará em você uma fonte para refrescar você e aqueles que estiverem cansados e com sede ao seu redor.

Jan Harry Cabungcal
Suíça


Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 114

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Salmo 113

Introdução:

Os Salmos 113 a 118 constituem o Hallel, que era recitado nas grandes festas dos judeus. Durante a Páscoa, os Salmos 113 e 114 eram cantados antes da refeição, e os Salmos 115 a 118, após. Estrofes destes salmos foram cantadas por Jesus e os discípulos no cenáculo, na noite da traição (Mt 26:30; Mc 14:26; ver tb Ed, 166; DTN, 672). Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 991.


Comentário devocional:


"Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras" (Marcos 14:26 ARA). Quando revemos nos evangelhos o que aconteceu na noite da traição de Cristo, nos deparamos com esse relato que menciona Jesus e os discípulos cantando um hino. Esse detalhe fala de forma muito eloquente sobre a atitude de Jesus quando confrontado com a crise mais difícil e esmagadora. Como este Salmo é parte do chamado Hallel (louvor, cantado na Páscoa), é possível pensar que estes foram exatamente os versos cantados por Jesus com seus discípulos antes de irem para o Getsêmani.

O Salmo começa com vários convites para louvar (v. 1-3) e termina com a mesma expressão: "Aleluia!” (ou: “Louvado seja o Senhor", v. 1 e 9). O objeto de louvor é o nome do Senhor (mencionado três vezes nos primeiros três versos). Este é o nome usado por Deus para fazer-se conhecido (Êxodo 3:16, 6:7) e exalta a aliança que Deus iniciou com o Seu povo. 

Adorar a Deus não deve ser limitado pelo tempo e pelo espaço, mas deve estender-se a toda a terra, "do nascente ao poente" (v. 3 NVI) e continuar "desde agora e para sempre" (v. 2 NVI).
A razão para louvar a Deus é a Sua grandeza. "O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória" (v. 4 NVI). O que temos aqui, descrito em linguagem poética, é expresso por teólogos como sendo a noção da transcendência divina. Ele é o Criador, a Fonte e o Preservador da vida, o Soberano absoluto de todo o universo.
Para convencer-nos de Seu amor, o Senhor se dispôs a descer, assumir a existência humana, e tornar-se "semelhante aos homens" (Fp 2:7 NVI). 

"Levanta do pó o necessitado" (v. 7), expressa o sentimento das canções de Ana (1Sm 1:11) e Maria (Lc 1:48,52), que podem se tornar a nossa própria canção quando percebemos que Deus está conosco em cada novo dia, mesmo quando rodeados de perigos, e permanece fiel à Sua promessa: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:20 NVI).

Querido Deus,
Temos a necessidade de conhecê-Lo melhor. Por favor expulse qualquer vestígio de dúvida de nossos corações. Dá-nos o poder e a coragem de louvá-Lo hoje, apesar de todas as circunstâncias adversas pelas quais possamos estar passando. Amém.

Ioan Campian - Tartar
Romênia


www.reavivadosporsuapalavra.org

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/113/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 113 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Salmo 112

Introdução:

Esta poesia acróstica descreve os caminhos do homem de Deus, e faz um par com o salmo 111. Bíblia Shedd.

Panegírico [discurso em louvor de alguém] do justo - segundo o espírito do Sl 1, mas formado segundo padrão do Sl 111, provavelmente com a intenção de ser seu complemento. [...] Tanto o Sl 111 quanto o Sl 112 são acrósticos alfabéticos, mas incomparáveis no fato de cada meio verso (em hebraico) passar para mais uma letra do abedecedário hebraico. [...] Os versículos correspondentes dos dois salmos tendem a compartilhar temas idênticos. Bíblia de Estudo NVI Vida.



Comentário devocional:


O Salmo 112 é uma continuação do Salmo 111. O primeiro fala da grandeza das obras de Deus, de Sua fidelidade e justiça, enquanto o Salmo 112 apresenta as bênçãos que virão sobre aquele que é sábio e temente a Deus.


O homem justo não está isento da realidade vista neste mundo contaminado pelo pecado, cheio de adversidade ("trevas", v. 4, "más notícias", v. 7, e "adversários" , v. 8, NVI). Para descrever o homem justo o autor usa a seguinte expressão: "seu coração está firme, confiante no Senhor" (v. 7). A maioria das pessoas deseja estabilidade. Aqueles carentes dessa característica se tornam escravizados por prazeres, ganho material e outros ídolos.


A base para uma vida estável, bem-sucedida, é apresentada na introdução deste Salmo, logo após o convite para o louvor: "Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!" ( v.1, NVI). Ele é um homem "íntegro" (v. 2), generoso, pronto para ajudar aqueles que passam por necessidades, "empresta com generosidade" (v. 5) e a bênção de Deus está sempre em sua vida. Esta descrição antecipa o Sermão da Montanha, onde Jesus define o padrão estabelecido por Deus para aqueles que são Seus filhos. A verdadeira generosidade não se mede pelo valor ou a quantidade dos presentes, mas sim pela atitude com que a doação é realizada. Temos o exemplo supremo de Cristo, em Seu sacrifício no Calvário. Olhando para o supremo sacrifício de Cristo, obedecer aos Seus mandamentos torna-se um "grande prazer" (v. 1).


Querido Deus,
almejamos possuir a estabilidade espiritual e emocional que muitas vezes nos falta. Ensina-nos a verdadeira generosidade e dá-nos o poder de que precisamos para seguir os passos de nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém.

Ioan Campian - Tartar
Romênia


Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 112

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Salmo 111

Introdução

O Salmo 111 consiste em vinte e duas linhas, cada uma começando com uma letra do alfabeto hebraico. Construção semelhante é encontrada no Salmo 112, e por esta razão eles são chamados de salmos gêmeos. Os Salmos 111 e 112 são hinos de louvor e começam com a palavra "aleluia" (Do heb. halelu-Yah, traduzido como "louvai ao Senhor" na ARC.) Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 989. 

Comentário devocional:

Este salmo começa e termina com um convite para louvar ao Senhor. Os salmos 111 e 112 formam uma unidade que tem o mesmo tema. O autor convida toda a comunidade para juntos louvarem a Deus. Ele diz que está fazendo isso “de todo o seu coração" (v.1 NVI), de sua própria escolha e de todo o seu ser.

O que faz com que ele louve a Deus é a revelação que Ele faz de Si mesmo. Deus se faz conhecido por seus mandamentos, que são "firmes para todo o sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão" (v.8 NVI), por seus atos, nos quais “há glória e majestade" (v.3 ARA), "verdade de justiça" (v.7 ARA ), e por Sua aliança com o Seu povo: "sempre Se lembra de Sua aliança" (v.5 ARA).

Também é verdade que as majestosas obras de Deus podem passar despercebidas, se não refletirmos sobre elas e não tivermos nelas prazer (v. 2). Por esta razão, como uma proteção contra o nosso esquecimento, Deus "fez proclamar as suas maravilhas" através dos relatos bíblicos (v.4. NVI). 

Para nos ajudar a lembrar dos Seus atos e a pensar em seu caráter, Deus incorporou o sábado à nossa existência. Este dia nos fornece uma oportunidade de pensar em nossas origens e também nas ações de Deus ao longo da história, às quais nos transmitem esperança. O nosso Criador é também o nosso Redentor. 

Aquele que compreende o imenso amor de Deus, medita em Suas obras maravilhosas e obedece aos seus preceitos é uma pessoa sábia (v. 10, NVI).

Querido Deus, 
O autor deste Salmo nos convida a Te louvar. Ajude-nos a fazê-lo de todo o coração, reconhecendo as grandes e maravilhosas obras que fizeste no passado e Tens realizado diariamente em nossas vidas. Amém.

Ioan Campian - Tartar
Romênia 



Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/111

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 111 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Salmo 110

Comentário devocional:

O Salmo 110 é um hino messiânico, é o salmo mais citado no Novo Testamento (Mateus 22:42-45, Marcos 12:36-37, Lucas 20:42-44, Hebreus 1:13) e apresenta Jesus Cristo como Rei, Juiz e Sacerdote. Este Salmo também contém duas profecias curtas e várias promessas de vitória (vs. 1-3 e 4-7), que foram cumpridas pela primeira vez na ressurreição e ascensão de Jesus, enquanto o completo cumprimento virá no final do grande conflito entre o bem e o mal e a vitória final do Cordeiro.

Foi a Jesus apenas que o poder e a autoridade foram dados "até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés" (v. 1, ARA). Esta autoridade não é baseada em poder, honra humana ou popularidade. Ela não se expressa em palavras ameaçadoras ou atos de coação. Pelo contrário, ela é baseada no amor, serviço e sacrifício.

Quando olhamos para Jesus através de olhos humanos, vemos que "Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos" (Isaías 53:2, NVI). Quando estava em pé para ser interrogado por Pilatos, o representante do poder romano, ele era o exemplo extremo da fragilidade humana. Foi lá que Jesus deu o seu testemunho de que Ele era Rei, esclarecendo que o Seu reino não era deste mundo.

Em Sua cruz, eles escreveram em três línguas: "O Rei dos Judeus", como ato culminante da sua completa humilhação, um rei crucificado como um criminoso. Em sua cabeça, ele tinha a coroa de espinhos, enquanto o manto de púrpura havia sido tirado dele deixando-o exposto.

Se aqueles que participaram de Seu julgamento e zombaria pudessem olhar para o futuro, ficariam chocados. Se eles tivessem sido capazes de ver o grande número de Seus seguidores, a grande multidão de mártires dando suas vidas por Ele e a marcha irrefreável do seu reino para conquistar todo o planeta pelas poderosas palavras e ações generosas de seus fiéis, eles teriam recuado de vergonha, reconhecendo nEle o cumprimento das palavras proféticas de Davi: "O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião" (v. 2, NVI).

Querido Deus, abra meus olhos para ver, como o salmista viu, quem Tu és: nosso Rei, grande Sumo Sacerdote celestial e Juiz. Dá-nos a coragem, a força e a determinação para fazermos parte do seu exército vitorioso.Amém.

Ioan Campian - Tartar
Romênia


Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 110

domingo, 24 de novembro de 2013

Salmo 109

Salmo 109 – Comentário devocional:

Este Salmo é dirigido para "Deus, a quem louvo" (v. 1 NVI), e se encerra com o compromisso de louvá-Lo: "Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios." (v. 30a NVI). Ele mostra Davi, o seu autor, cercado por inimigos que disparam calúnias contra ele, distorcendo qualquer senso de justiça: "Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio" (v. 5 NVI).

Dos versos 6 ao 20 Davi deixa de se referir aos seus inimigos, no plural, e se expressa como se tivesse um só inimigo, abrindo as comportas de seus sentimentos amargos, pedindo que a maldade deste inimigo receba o justo castigo.

Em vários momentos deste Salmo somos atingidos pela violência da linguagem e queremos saber o que está acontecendo. As palavras são fortes o suficiente para serem citadas por Pedro em sua aplicação contundente a Judas: " ‘Fique deserta a sua morada’; e ‘não haja quem nela habite' ” (Atos 1:20 ARA, citando  Sl 109:8).

Algumas observações nos ajudarão a entender melhor essas passagens.

1) A severidade da linguagem deve ser entendida no contexto do tempo em que o salmo foi escrito. A vida não tinha valor algum e os homens e as mulheres eram brutalmente assassinados por nada. Em vez de depender de sua espada, Davi pede que Deus intervenha e pronuncie um julgamento sobre os malfeitores. Ele não se envolve em retaliação.

2) Palavras como “ímpios” ou "falsos" e "acusador " (v. 2 e 6, NVI) nos fazem lembrar de Satanás, o inimigo original de Deus e de seus filhos, o iniciador do mal e do pecado no universo. Deus não é passivo quando confrontado pela injustiça e opressão. Por isso Seus filhos devem ter a mesma atitude para com o mal.

3) Ao mesmo tempo, este Salmo é uma lição prática de como devemos tratar com nossas emoções negativas, com a amargura que às vezes nos domina, mesmo que não nos demos conta disso. O grande autor cristão C. S. Lewis diz que devemos perdoar nosso irmão setenta vezes sete o mesmo erro e não 490 erros diferentes. Davi fala com Deus sobre suas emoções negativas e pede que Ele se manifeste e intervenha. Esta é a sua razão para voltar-se para Deus com toda a confiança: "Mas tu, Senhor Deus, age por mim, por amor do Teu nome; livra-me, porque é grande a Tua misericórdia." (v. 21). 

Querido Deus,
Ajude-nos quando nos virmos cercados por inimigos ou quando nossas almas forem engolidas pela tristeza. Buscamos-Te em plena confiança de que estás ao lado "dos necessitados, para livrá-los daqueles que querem condená-los" (v. 31 NIV). Nossos corações louvam a Ti, somente. Amém .
  
Ioan Campian - Tatar
Romênia



Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/109/ 

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 109 

sábado, 23 de novembro de 2013

Salmo 108

Comentário devocional:


Este Salmo nos encoraja a sermos fiéis ao Senhor, que sairá à batalha por nós como fez por Israel no passado.
O salmista, falando profeticamente, está pensando no remanescente de Israel, reunido e redimido, louvando ao Senhor. A demonstração da misericórdia e da fidelidade de Deus em manter a Sua Palavra no tempo do fim despertará o mais alto louvor de Seu povo redimido e restaurado.


Davi havia determinado o seu curso e não iria se desviar dele. Ele havia decidido em seu coração louvar a Deus (v. 1).
Quando a ajuda humana é insuficiente ou mesmo impotente é que podemos perceber claramente a ajuda e cuidado de Deus por nós. É nesse momento que o filho de Deus aprende a se apoiar no braço do Infinito.


Assim como Davi clamou a Deus, clamemos hoje também: "Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem. Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários" (Salmo 108:12-13, NVI).


Seja fiel e tenha bom ânimo, pois Deus lutará por você !


Christoph Berger
Áustria




Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 108

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Salmo 107

Comentário devocional:

Este Salmo nos convida a louvar a Deus e agradecer a Ele porque Ele é bom (vs. 1 , 21, 31) . Este convite é estendido a todos que experimentaram a libertação de qualquer tipo de carga. Isto é válido não só quando sofremos em consequência de nossas próprias culpas, mas também quando sofremos mesmo sendo inocentes. 

A experiência que o salmista teve de ser libertado de seu problema é resultado do que Jesus fez e do que Ele ainda está fazendo (João 8:36). Seu braço forte está pronto para ajudá-lo hoje também (vs. 13, 19, 28) e libertá-lo de sua aflição.

O Salmo 107 também é dirigido aos que enfrentam uma situação especialmente amarga, como a proximidade da morte. Para estas pessoas a Palavra de Deus chega como um mensageiro trazendo boas novas, como na experiência do oficial de Cafarnaum, que acreditou na Palavra de Cristo e teve seu servo liberto da morte iminente (Mt 8:8,13).

Prestemos atenção na maneira como o Senhor se relacionava tanto com o Israel do passado quanto com o Israel de hoje (o que inclui a você e a mim). Então a bondade de nosso Senhor será vista em toda a sua beleza. Louvado seja o Senhor, pois Ele pode mudar as coisas, Ele pode libertar e salvar.

Christoph Berger
Áustria



Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/107/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 107

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Salmo 106

Comentário devocional:

O Salmo 106 apresenta um belo exemplo de arrependimento, por parte do povo de Israel, através dessa confissão nacional. Com um coração renovado eles percebem tudo o que o Senhor tem feito por eles e lembram da sua história à luz da graça e da misericórdia divina (Ezequiel 36:31). Graças a este coração mudado, eles admitem seus maus caminhos e enxergam suas próprias iniqüidades, incredulidade e rebelião.

Em contraste com a  escura realidade do pecado de Israel, a graça de Deus brilha resplandecente. Por esta razão o Salmo começa e termina com um "Hallelujah", ou seja, Deus seja louvado. (Vs. 1 , 48).

A confissão de Israel assim se expressa: "Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes" (v. 6), isto porque, em certo sentido, todas as gerações de israelitas saíram do Egito. A mesma  verdade é válida para o nosso Êxodo pessoal. O povo de Israel - passado, presente e futuro - tem sido perverso, tem cometido pecados, tem agido perversamente, e já teria sido rejeitado não fosse a graça e a fidelidade de Deus.

Compare-se com o povo de Israel. Você já agiu como eles? Lembre-se de sua rebelião no Mar Vermelho, de suas reclamações por causa das panelas de carne do Egito, do seu ciúme dos líderes de Deus, do seu deslize em mudar a glória de Deus à semelhança de um animal, do seu pecado de incredulidade e desobediência após o retorno dos espias, ou da sua união com a licensiosidade de Baal- Peor. Será que você tem se esquecido vez após vez da grande obra de libertação, cuidados e vitória que Deus tem operado em sua vida?

Confessemos hoje os nossos erros e louvemos a Deus por Sua graça e fidelidade. Confiemos na libertação final que em breve acontecerá por ocasião da volta de Jesus, quando o povo de Deus que se encontra espalhado por todas as nações finalmente será reunido.

Christoph Berger
Áustria



Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 106

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Salmo 105


Comentário devocional:

Este Salmo nos apresenta a fidelidade de Deus em cumprir a Aliança com o Seu povo. Profeticamente, nos lembra que iremos celebrar esta fidelidade de Deus ao longo da eternidade. 

O Salmo nos encoraja a lembrarmos dos feitos passados de Deus. "Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou" (Sl 105:5, NVI) 

Não se esqueça dos milagres de Deus em sua vida. Escreva-os em um livro especial, mantenha-os como tesouros especiais, reflita sobre eles, especialmente quando você se sentir desanimado e, então, quando for adequado, reparta esses tesouros de pensamento com outras pessoas.

Falando profeticamente, os pensamentos desta canção serão cantados quando o povo de Deus estiver na presença do Senhor Jesus na Sua segunda vinda. 

Ao longo da história o Senhor foi fiel à Sua aliança, desde o tempo dos Patriarcas. Sim, Ele se lembrará para sempre da aliança que fez com Seu povo. Com esta aliança em mente, o Senhor enviou José adiante dos seus irmãos para o Egito. José foi exaltado para que pudesse abrir as portas da terra para o povo de Deus. 

Deus continuou a ser fiel através de Moisés e do Êxodo, enviando as pragas aos egípcios e libertando Seu povo com muita prata e ouro em suas mãos (Ex 13:21 e Salmo 105:37). Ele colocou a nuvem sobre eles para guiá-los e protegê-los  do calor do sol e a nuvem de fogo para iluminá-los à noite. Ele enviou pão do céu e fez jorrar água da rocha, a fim de atender às suas necessidades.

O mesmo Pai Celestial está disposto a prover poderosos e graciosos bens para você hoje porque Ele cumpre suas promessas! Louvado seja o Senhor por Sua fidelidade à aliança!

Christoph Berger
Áustria




Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/105/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 105 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Salmo 104

Comentário devocional:

O Salmo 104 apresenta a compreensão do povo de Israel acerca da natureza. O autor não escreve a partir de uma perspectiva científica ou apenas com base em seus sentimentos - ele escreve como um crente. O poeta rejeita os conceitos do ateísmo e do panteísmo. Por meio de Sua palavra, Deus criou e sustenta o mundo. O paralelo entre este Salmo e a história da criação em Gênesis 1 é notável. No momento em que este Salmo foi escrito, a história da criação era conhecida e aceita. Deus é louvado por renovar a terra (v. 30) e realizar o milagre da fertilidade e do crescimento.

Será que nós, homens modernos, em tempos de êxodo rural e uso de fertilizantes artificiais, percebemos e reconhecemos a Deus como o Criador? Já no tempo de Israel, as pessoas criaram Baal, o deus cananeu da chuva e da fertilidade (Nm 25:3 ). Mas o óleo, o vinho e os cereais não vinham de Baal - mas da parte do Senhor (Oséias 2:9). Assim, o Salmo 104 é uma adequada defesa contra qualquer mistura de conceitos religiosos e uma clara declaração de lealdade para com o criador (v. 3). Acreditar no Criador tornou-se uma mensagem renovada para Israel e países vizinhos. Toda a realidade criada traz a marca do seu Originador, apontando para uma mão divina além de si.

Jesus repetiu uma lição valiosa a partir da observação do Salmista. Ele disse que os pássaros “não semeiam nem colhem ... contudo, o Pai celestial as alimenta” (Mateus 6:26 NVI). Não podemos fazer nada para “acrescentar uma hora que seja” (v. 27 NVI) à nossa vida. É Deus quem cuida de nós, então por que nos preocuparmos?

Vamos hoje louvar e adorar a Deus, porque só Ele cria e cuida!

      * Quem honra a Deus e medita em sua beleza verá muito mais dessa beleza em sua própria vida e à sua volta.
      * Quem reflete sobre a bondade e a beleza de Deus, confiará mais em seu poder.
      * Quem acredita em Deus, o criador, vê a si mesmo e o que acontece ao seu redor no contexto bíblico correto. A terra é dEle e tudo está sob o Seu controle.
A atuação de Deus, ao criar e cuidar, confere paz à minha vida diária.
Christoph Berger
Áustria


Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 104

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Salmo 103

Comentário Devocional:

O Salmo 103 é um dos salmos mais alegres e bonitos. Entre os salmos de louvor ele tem sido chamado de "O Pico da Montanha Mais Alta", porque nos eleva a alturas espirituais de perder o fôlego. Quando nosso filho era adolescente, uma vez eu li este salmo em voz alta no fim do sábado. Quando eu terminei, ele falou, com lágrimas na voz: "Isto é lindo!"

Este Salmo é trabalhado como se fosse uma grande sinfonia musical, com quatro partes. Leia em voz alta e dê uma boa pausa após cada seção.

Na seção introdutória (v. 1-5), o orador fala para si mesmo. A maioria dos salmos se dirige diretamente ao Senhor ou à congregação. Este nos ensina a falar conosco mesmos. O pastor Paul Tripp gosta de dizer: "Ninguém é mais influente em sua vida do que você, porque ninguém fala mais com você do que você mesmo." 
O Salmo 103 mostra-nos como falar para nós mesmos e ensinar à nossa alma a se lembrar de todos os benefícios do Senhor: como Ele perdoa os nossos pecados, cura as nossas doenças, nos redime da destruição, coroa-nos com graça e misericórdia e satisfaz nossa boca com coisas boas. Ele nos mostra de que modo proceder a fim de louvar a Deus.

Na segunda parte (vs. 6-14), o salmista se transforma de orador a porta-voz dos filhos de Israel, lembrando como o Senhor os livrou da opressão egípcia e foi "misericordioso e compassivo, mui paciente e cheio de amor" (v. 8 NVI): porque Ele "não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades" (v. 10 NVI). "Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem. Pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó" (v. 14 NVI).

A terceira parte (vs. 15-18) ilustra a brevidade da vida do homem sem Deus. "Quanto ao homem, os seus dias são como a relva ... mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que O temem, e a Sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e que com os que se lembram dos Seus preceitos e os cumprem" (v. 15, 17 e 18).

Na quarta seção (v. 19-22a) o salmista resume por que Deus ajuda os indivíduos e seu povo: "O Seu reino domina sobre tudo" (v. 19b). Então, o orador em vez de chamar a si mesmo para louvar a Deus, convida uma miríade de anjos e todas as obras de Deus para louvá-Lo: "Bendizei ao Senhor, todos os Seus anjos ... Bendizei ao Senhor, todos os Seus exércitos ... Bendizei ao Senhor, vós, todas as Suas obras, em todos os lugares do Seu domínio" (v 20-22a).

Ao lermos o final do salmo, podemos nos juntar ao salmista enquanto ele repete a primeira linha:

"Que todo o meu ser Te louve, ó Senhor." (v.22b, NTLH)
  
R. Lynn Sauls
Estados Unidos 



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/103/

Traduzido por JAQ/GASQ

Texto bíblico: Salmo 103 

domingo, 17 de novembro de 2013

Salmo 102

Comentário devocional

Este é um dos Salmos mais tristes. É uma oração de alguém que está passando por grandes aflições. Suas queixas são seguidas por palavras de consolo. O Salmo pode ser lido a partir de pelo menos dois pontos de vista:

1) Um jovem exilado na terra do cativeiro reclama de sua dor, tristeza, solidão, perseguição, doença e medo de morrer na juventude, antes de retornar à sua terra natal. Sua esperança é que a profecia da restauração esteja prestes a se cumprir: "Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado" (v. 13, NVI). No fim da sua oração, ele expressa a confiança no amor eterno de Deus ao lidar com seus filhos.

2 ) O Salmo 102 pode ser considerado um Salmo Messiânico. Pode ser lido como um diálogo entre Jesus e seu pai. O Salmo começa com Jesus expressando suas queixas: "pareço um pássaro solitário no telhado. Os meus inimigos zombam de mim o tempo todo; os que me insultam usam o meu nome para lançar maldições" (v. 7-8, NVI). Ele fala da indignação de Deus contra Ele: "me rejeitaste e me expulsaste para longe de ti" (v. 10b, NVI).  A resposta e consolo do Pai podem ser vistos nos versos 12-22: "Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre; o teu nome será lembrado de geração em geração. Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado" (v. 12-13, NVI). Em uma condição enfraquecida, podemos antever a oração de Jesus no Getsêmani:"Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias" (v. 22, NVI). A resposta do Pai, em parte citada em Hebreus 1:10-12, estabelece a divindade de Jesus:

"No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas.
Como roupas tu os trocarás e serão jogados fora.
Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim" (v. 25-27, NVI)

Neste salmo aprendemos também sobre a importância da comunicação autêntica, a qual envolve a expressão de sentimentos “negativos”. 

Quando criança, freqüentemente eu ouvia meus pais dizerem: "Pare de reclamar!". Talvez por isso, eu não gostava da idéia de levar reclamações a Deus. Eu pensava que era desrespeitoso. Mas nos Salmos muitas reclamações são apresentadas a Deus. Não apenas relatando os problemas que vêm sobre nós, mas reclamando com Deus acerca de coisas que Ele havia feito ou deixado de fazer. Agora, sou grata pelas "reclamações" encontradas nos Salmos. 

Quando estamos sobrecarregados, Deus prefere que levemos nossas queixas a Ele ao invés de guardarmos nossos sentimentos apenas para nós mesmos. Quando reclamamos de algo a Deus, reconhecemos que Ele existe. Mas não precisamos parar por aí. Podemos reconhecer o Seu poder, sabedoria, bondade, misericórdia, amor e cuidado por nós. Podemos encontrar alegria em louvá-Lo. 

Neste Salmo, nós que estamos vivendo no século 21 podemos encontrar garantia de consolação celestial em tempos de angústia avassaladora. Leia-o vez após vez e seja sensibilizado pelo sofrimento de Jesus. Lembre-se que Ele superou todos os obstáculos e venceu pelo carinho e amor sempre constantes que tem por você.

R. Lynn Sauls
Estados Unidos



Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/102

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 102 

sábado, 16 de novembro de 2013

Salmo 101

Comentário devocional:

Muitos estudiosos da Bíblia descrevem este Salmo como um "juramento de posse." Ele poderia ser intitulado "Posicione-se e aja!" Ele é dividido em três seções simples. A primeira, compreendida apenas pelo primeiro verso, é a introdução. As próximas seções indicam posicionamento e ação, indicando o padrão moral que um governante deveria defender e o que ele deveria praticar.

Ele aparentemente foi escrito com o propósito de fornecer ao rei de Israel um juramento para discursar ao assumir o cargo. Como o Salmo traz o nome de Davi, pode ser que ele o tenha escrito como um discurso para sua própria posse, mas é mais provável que ele o tenha escrito quando idoso, como um juramento para outros que iriam segui-lo como reis de Israel.

Você poderia se perguntar: "Que moral tinha Davi para escrever um juramento de posse? Ele não foi exatamente um modelo de líder!"

Pura verdade.
Certa vez, ouvi John Stott citar esta breve rima :

Os reis Davi e Salomão viveram como quiseram
E muitas, muitas esposas e concubinas tiveram
Mas quando a velhice os alcançou com muitas, muitas questões,
Salomão escreveu Provérbios e Davi, nos Salmos, os seus sermões! *

Então, pode ser que Davi tenha escrito este Salmo, no final de sua vida, para os futuros reis de Israel, ao meditar, em meio a seus pesares e arrependimentos, em seus erros como líder. Seja qual tenha sido a intenção, este juramento de posse vale a pena ser copiado e colocado à vista na parede do seu escritório, em sua mesa de trabalho ou na sua mesa de cabeceira.

Seguir o caminho da integridade (v.2), odiar o mal (v.3), afastar-se dos perversos, não envolver-se com o mal (v.4) ou com a mentira (v.7) são atributos de quem ama a verdade e a santidade dons de Deus através da contemplação do que é Eterno. Fazer o bem são consequências de contemplar e amar a Deus, o bem personificado. Assim, teremos não só o prazer de fazer o bem ainda hoje, mas a satisfação de termos sido luz coerente a todos os que contemplarem toda a nossa vida.

Querido Deus,
Que pela Tua graça eu possa alcançar a sabedoria mesmo no início de minha vida, desviando os meus olhos, minhas mãos e meus pensamentos de todo mal. Que eu tenha prazer em Tua santidade e aborreça toda injustiça. Amém.

Randy Roberts
Loma Linda, Estados Unidos

* Poema original em inglês:
 King David and King Solomon lived many, many lives
 With many, many concubines and many, many wives
 But when old age overtook them, with many, many qualms
 King Solomon wrote the Proverbs and King David wrote the Psalms!



Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Salmo 101 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Salmo 100

Comentário devocional:

O salmo 100 é um alegre canto de celebração de ação de graças.

Reconhecer Deus como Criador dá significado para a vida. Não abre espaço para dúvidas existenciais sobre nossa origem, propósito e destino.

Há no coração do cristão o senso de pertencer, pois o Senhor que nos criou assegura que somos Sua propriedade, Seu povo, “ovelhas de Seu pastoreio.” V. 3.

Não há na minha vida motivos para a alegria?

Não tenho razões para orgulhar de minha origem?

Tenho dúvidas quanto ao futuro?

Saber e crer que Deus me fez é um grande antídoto para sentimentos pessimistas e depressivos.

Ainda que a perfeição da criação tenha sido contaminada pela entrada do pecado, há esperança na restauração.

O Salmo assegura que a misericórdia do Senhor dura para sempre e isso me dá a certeza que Seu sangue purifica minha vida, Seus braços estão abertos para me receber e Suas mãos prontas a me guiar.

Portanto, alegre-se, louve e bendiga o nome do SENHOR.

Almir Marroni
Brasil

Texto bíblico: Salmo 100