Deus está pronto a aceitar o verdadeiro arrependimento de Israel e seu retorno a Ele. Portanto, através do profeta Oséias, Ele diz: "Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído" (14:1 ARA).
Deus quer ouvi-los dizer: "Por favor, retira a nossa iniquidade, e aceita-nos de volta. Então Lhe ofereceremos o fruto de nossos lábios" (14:2, Septuaginta; Is 57:19). O fruto dos lábios significa confissões do pecado aceitáveis a Deus, o oposto de "lábios incircuncisos" (Êxodo 6:12 ACF,NKJV).
"Nós não confiaremos mais na Assíria. Nem confiaremos novamente nos cavalos e carros do Egito. Cessaremos de adorar ídolos. Então, receberemos a misericórdia de Deus quando não dependermos da Assíria, Egito, e ídolos "(Oséias 14:3, versão do autor). Este é o momento em que o Senhor curará e abençoará Israel e com alegria amará o retorno de seu povo pródigo (14:4).
O Senhor utiliza então uma série de exemplos muito próprios a um país agrícola para demonstrar seu crescimento, segurança e prosperidade. Se Israel fosse uma planta, Deus lhe daria a umidade através do orvalho. Israel floresceria como o lírio, e espalharia as suas raízes como o cedro do Líbano (14:5). Os seus ramos se espalhariam, e sua beleza seria como uma oliveira (14:6). Israel seria cuidado como se fosse um valioso campo de grãos ou uma vinha especial (14:7).
Se Efraim (Israel) reconhecesse que não tinha mais nada a ver com os ídolos, Deus, então, responderia às suas confissões e eles dariam o seu fruto por estarem ligado ao Senhor, imponente e frondosa árvore" (14:14). Então o profeta Oséias faz um apelo final aos seus leitores e ouvintes: "Quem é sábio, que entenda estas coisas; Quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão." (14:9 ARA).
Confiemos em Deus e não decepcionemos Aquele que anseia fortemente pelo o retorno de Seus filhos!
Yoshitaka Kobayashi, PhD
Japão
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/hos/14/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Oséias 14
Comentário em áudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário