quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Porta Dourada do templo

As interpretações da concretização das profecias do novo templo, em Ezequiel 40 a 48 tem gerado respostas diferentes nas várias religiões.
- Para os judeus, esta profecia ainda irá se cumprir. Eles ainda aguardam o Messias, que restaurará o templo, agora em sua 3ª versão. Preocupam-se apenas, através do Instituto do Templo em já elaborar as peças e mobília do novo templo.
- Esta visão é, de certo modo, compartilhada por muitos cristãos (principalmente os messiânicos), que creem que o Messias Jesus estabelecerá o Seu reino na Terra e dominará sobre todas as nações após derrotar as forças do mal no Armagedom literal.
- Os muçulmanos não acreditam nas profecias de Ezequiel, nem no Messias judaico. Alguns deles, numa tentativa humana de impedir a profecia, fecharam a Porta Dourada [leste ou oriental] e construíram do lado de fora dela um cemitério, ao tempo em que Suleiman, o Magnífico, dominava em Jerusalém. Isto porque o Messias, que por ela entraria, seria um "cohen", ou sacerdote, e, portanto, não poderia se contaminar ritualmente ao pisar em um cemitério.

Foto tirada a partir do alto do Monte das Oliveiras, que mostra a muralha de Jerusalém, à altura da Porta Dourada, e o cemitério muçulmano, que desce até o vale de Cedrom, hoje uma avenida. Em primeiro plano, um cemitério judeu. No meio, à direita, as cúpulas douradas da igreja cristã ortodoxa erigida em homenagem a Maria Madalena. Próximo à ela, o Jardim do Getsêmani.



- Como vimos, os adventistas creem que o Templo de Ezequiel teria sido estabelecido caso a nação judaica cumprisse a sua parte da aliança. A rejeição à aliança se iniciou com a construção de uma religião formalista e de observâncias rituais externas, sem espaço para a atuação da graça de Deus. A definitiva rejeição se deu com a rejeição nacional de Jesus, que procurou de várias maneiras reintroduzir o amor e a comunhão com Deus como forças redentoras. A partir daí, a igreja passou a ser o instrumento de Deus para pregação da salvação ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário