Comentário devocional:
Nesta época de Páscoa é muito importante saber que Cristo não tinha nenhuma obrigação com a cruz, nós é que tínhamos; Ele assumiu nosso lugar. Foi um presente espetacular, mas não Lhe damos o devido valor. Até coelhos e chocolates são mais valorizados...
Note a observação de Israel Azevedo com base nesse capítulo: "O maior escândalo do evangelho é o comportamento de alguns evangélicos".
Está disposto a aprofundar-se na mensagem deste capítulo? Então, avance...
1. O cristão verdadeiro não é frouxo diante das dificuldades, não é fingido, falso; não é manipulador nem deturpa a Palavra de Deus. "Pelo contrário, sustentamos tudo que fazemos e falamos toda a verdade às claras, de modo que quem quiser possa julgar por si mesmo, na presença de Deus" (vs. 1-2).
2. Muitos estão cegos nos próprios interesses e com a consciência cauterizada pelo erro a ponto de condenar o certo pensando ser errado. Duvidam da verdade e desprezam aos verdadeiros servos de Cristo (vs. 3-4).
3. O verdadeiro cristão não prega historinhas; ele prega a Cristo; vive como andarilho a fim de levar a luz do evangelho aos que vivem nas trevas do pecado (vs. 5-6).
4. O sofrimento é inevitável ao cristão, mas nada o afasta de Cristo. Ele não está desfocado lamentando a sua sorte, mas focado em Jesus que sabe o que é melhor. É nas horas mais difíceis que percebemos o quando confiamos em Deus e amadurecemos nosso relacionamento com Cristo (vs. 7-12).
5. O cristão pode perder a esperança na vida neste mundo, mas não perde a esperança da vida eterna no Céu; por crer na ressurreição, não teme a morte nem a perseguição (vs. 13-18).
Os últimos versículos encerram todo o assunto anterior com lições magníficas:
1. O cristão bem focado olha além da dor, tribulação, doença e morte, ele aguarda a vida eterna na glória.
2. O cristão vive com os pés no mundo, mas os olhos no Céu.
3. A velhice, a fraqueza e o tempo passado faz o cristão amadurecer a fé.
4. Ao chegar ao Céu, o cristão ficará abismado a tal ponto de reconhecer que o
suas lutas são insignificantes diante de tantas coisas maravilhosas.
Ajustemos o foco e avancemos no reavivamento!
Heber Toth Armí
Nenhum comentário:
Postar um comentário