O que é importante neste contexto é que o Senhor, através de Natã, promete a Davi um trono para sempre, estabelecendo-o firmemente ao lado do trono de Deus no céu. Por esta promessa, Deus não estava sendo seletivo. Não houve favoritismo aqui. Entre os descendentes de Davi estaria o Prometido e por meio dele viria o tempo em que Israel teria descanso de todos os seus inimigos (v. 11). Esta promessa de descanso eterno nos inclui (Israel espiritual) e está disponível a nós através da morte de Jesus Cristo.
Davi entendeu a escatologia [parte da teologia ... que trata dos últimos eventos na história do mundo. Cf. Wikipedia] de Natã e respondeu, indo para o Tabernáculo, "assentando-se" diante do Senhor e orando. Sua oração é registrada nos versos 18-29 e é cheia de gratidão pelas bênçãos prometidas aos seus descendentes. Davi sabia que Deus não estava falando apenas sobre ele ou seus filhos, pois disse: "Estabeleceste Teu povo Israel por Teu povo para sempre e Tu, ó Senhor, Te fizeste o seu Deus " (v. 24). Não houve favoritismo por Davi, nenhuma promessa étnica de sangue. Baseava-se em uma relação espiritual desde Adão até a Segunda Vinda de Cristo. Davi é parte de uma herança que percorreu um longo caminho e nós, que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador, estamos incluídos.
Querido Deus,
Obrigado pela promessa, feita a Davi, de uma posteridade espiritual. Obrigado porque todos os homens na terra, não importa de que raça, cor ou sangue, tem a chance de se tornarem filhos de Deus, sentarem-se em um trono para sempre com Cristo no Céu e receber bênçãos em adoração diante de Ti. Queremos nos unir ao povo espiritual de Deus; uma linhagem que vem desde Adão e se estenderá até a Segunda Vinda de Cristo. Amém.
Koot van Wyk
Kyungpook
National University
Sangju,
Coréia do Sul
Trad JAQ- Rev GASQ/JDS
Good!
ResponderExcluir