quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

II Samuel 8 - quarta, 16.01.2013

Texto bíblico à II Samuel 8

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este capítulo é um dos exemplos de como Deus conhece todos os eventos e permite as coisas acontecerem no tempo certo para cumprirem o Seu propósito. Assim foi com Davi e a derrota que ele impôs a várias nações inimigas. Por quê? Davi “julgava e fazia justiça a todo o seu povo” (v. 15). Ele derrotou Hadadezer (v. 3) e os sírios que vieram para ajudar a Hadadezer (v. 5). Quando Toí, o rei de Hamate, ouviu o que tinha acontecido, se submeteu a Davi (vv. 9,10). Os edomitas também tiveram de se submeter e servir Davi (v. 14).

A questão aqui não é o poderio militar, mas a capacidade que Davi recebeu, através de seu relacionamento com Deus, para restaurar Israel para refletir a imagem de Deus, através de uma administração de justiça e retidão. No Salmo 85:10 diz: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a retidão e a justiça se beijaram." (NKJV). Um equilíbrio entre essas duas qualidades é essencial para viver aqui e essencial para a vida no céu.

Outro ponto importante deve ser lembrado aqui. Ao compararmos os escritos no livro de Samuel com os escritos no livro de Crônicas verificamos tanto semelhanças quanto diferentes ênfases. Às vezes, uma pessoa é referida por nomes diferentes devido ao escriba ter utilizado o outro nome como a pessoa era chamada, como no caso de Gideão, a quem os cananeus chamavam Jerubaal (Jz 6.32) e, no caso de Salomão, a quem Natã chamou de Jedidias (2Sm 12:24,25). Portanto, quando vemos um nome em Samuel e um nome diferente em Crônicas ou Reis, precisamos nos lembrar de que o Espírito Santo segurava a mão do escriba e empurrava sua pena. Estes escribas e profetas eram escritores de Deus, não suas canetas [God's penmen, not His pens, no original]. Eles escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo (2 Ped. 1:21). Através do Espírito Santo estes autores receberam pensamentos que expressaram, cada um, de diferentes formas e dando ênfases, quando necessário.

Assim, é mostrada a condescendência de Deus. Ele encontra os seres humanos caídos onde eles estão. A Bíblia é perfeita em sua simplicidade, mas não pode expressar perfeitamente todos os elevados pensamentos de Deus em linguagem humana. Lembremo-nos de que o Senhor  preservou este Livro Santo pelo Seu próprio poder milagroso em sua forma atual. (SM Livro Um, pp 15, 20-23).

Querido Deus
Ajude-nos neste dia, ó Senhor, que nós tratemos de nossos assuntos com justiça e retidão em relação à Sua Palavra e em relação a Ti. Confiamos em Sua Palavra, que nos foi transmitida através de tempos difíceis e que contêm verdades imutáveis ​​e inabaláveis. Sua infalível Palavra fala vigorosamente a nós. Aceite o nosso pedido, nós oramos. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ   


2 comentários:

  1. Desde o início da história da humanidade Deus sempre guiou Seus Filhos, e conduziu tudo para o melhor de todos, e hoje em nossos dias quer fazer o mesmo, quer nos dar o melhor, nos auxiliar em decisões, mas o mundo e suas ilusões acabam nos desviando do foco central: a vida eterna. Que neste 2013 possamos permitir que os planos de Deus sejam os nossos planos.

    ResponderExcluir