Comentário devocional:
Naum reafirma que Deus é o poder acima de todos os poderes; Aquele que mantém o controle dos acontecimentos mundiais e governos. Quando os "os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o Seu ungido ... Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoa deles."(Salmo 2:2-4 NVI).
Apesar do poder assírio controlar grande parte do mundo bíblico no século VII aC, os cruéis abusos e a rejeição das advertências proféticas rapidamente encheram sua taça de iniquidade e trouxe a eles o juízo. As bênçãos da liderança vêm com responsabilidades de usar a autoridade e o poder a fim de garantir direitos humanos básicos para o bem de todos.
O profeta desconhecido, Naum, lembra os assírios que Deus atenta para as ações das nações. Se as oportunidades de serviço à humanidade são desperdiçadas, então tenha cuidado! A ira divina é lenta, mas os juízos infinitos certamente irão prevalecer.
Em última análise, Deus não somente livrará Seu povo da opressão, mas colocará um fim ao mal para sempre; este nunca se levantará novamente. Mesmo ao passar por injustiças e perseguições, o povo de Deus pode colocar a sua confiança em Sua bondade, porque Ele é "um refúgio em tempos de angústia" (Naum 1:7 NVI).
Gary Councell
Capelão aposentado do exército americano
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/mic/6/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Naum 1
Comentário em áudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário