Comentário devocional:
Como os orgulhosos governantes de Nínive Senaqueribe e Assurbanipal, um grande número de líderes arrogantes afirmaram que seus reinos durariam para sempre. Nabucodonosor, a "cabeça de ouro" (Dan 2:38), fez para si mesmo uma estátua inteiramente coberta de ouro (Dan 3:1), proclamando que seu reino não teria fim. Hitler declarou que seu Terceiro Reich duraria mil anos, mas este durou apenas mil dias, e trouxe enorme sofrimento e inúmeras morte para o mundo. Khrushchev prometeu "enterrar o Cristianismo", mas em vez disso foi enterrado em uma cova bastante comum.
As profecias de Naum sobre a destruição de Nínive e do poder assírio tem também uma aplicação secundária, descrevendo o fim de todos os reinos da terra, cidades e riqueza. Eles vão ficar devastados, destruídos, desolados (Naum 2:10) durante o período de mil anos após a Segunda Vinda de Cristo.
É surpreendente como os homens confiam em alianças, poder militar e riqueza para a segurança! No entanto, em tudo isso, eles exibem uma sensação de insegurança e erguem torres de Babel para se protegerem, ignorando Aquele que lhes deu a inteligência e a força para realizar grandes coisas (Deut 8:11-20).
Quando os homens confiam em conquistas, falsos deuses, governos, força militar, riquezas ou tecnologia a fim de alcançarem "paz e segurança", ao invés de buscarem ao Senhor, para eles vem a advertência: "...a destruição virá sobre eles de repente, ... ; e de modo nenhum escaparão" (I Tess 5: 3 NVI).
A paz e a segurança originam-se no Senhor e vem de conhecer e confiar no Criador. Seu maior interesse é pelo nosso bem estar. Lancemos todos os nossos cuidados sobre Ele, porque Ele cuida de nós (I Pedro 5: 7).
Gary Councell
Capelão aposentado do Exército dos EUA
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/nah/2/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Naum 2
Comentário em áudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário