sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Zacarias 10

Comentário devocional:


Na Palestina as primeiras chuvas após o verão ocorrem entre os meses de setembro, outubro e novembro. Os agricultores aproveitam essas chuvas, também chamadas de temporãs, para semear e plantar. Por outro lado, as últimas chuvas, também chamadas de serôdias, vem para amadurecer os grãos para a colheita e ocorrem nos meses de março, abril e maio.


A chuva temporã representa o início da obra do Espírito Santo quando a semente do evangelho foi semeada, logo após a primeira vinda de Cristo. A chuva serôdia vem no fim da história da Terra, antes de segunda vinda de Cristo, momento de se fazer a colheita. O Espírito Santo tem duas funções principais: amadurecer o caráter de crentes para a colheita e permitir a pregação mundial final do evangelho a fim de preparar um povo para a Sua vinda. Zacarias aconselha o povo a pedir ao Senhor a chuva serôdia para que venha a colheita.


A chuva serôdia produzirá o verdadeiro reavivamento e reforma. No entanto, esta será precedida por uma falsa experiência de chuva espiritual, caracterizada por emocionalismo, sons ritmados e barulhentos, e emoções descontroladas. As pessoas envolvidas neste falso reavivamento carecem de uma percepção tranquila da verdade e de decisões racionais em prol do Senhor. Haverá falsas doutrinas, populares, mas incorretas. Para não sermos enganados precisamos compreender profundamente a verdade e praticá-la diariamente.


As ovelhas têm a tendência de facilmente se perderem. Pastores amorosos farão de tudo para trazer as ovelhas perdidas de volta ao redil. Este é o trabalho dos líderes fiéis.


Zacarias repreende os líderes (vs. 2-3), que enganaram o rebanho de Deus por sua adoração de ídolos, pelos ensinamentos inverídicos, e por suas falsas visões. Você é um líder? Você ocupa uma posição administrativa na igreja? Você é um pastor ou professor? Você é um ancião de sua igreja local? É um diácono ou diaconisa? Você precisa agir em total harmonia com a verdade. Procure jamais afastar as pessoas da verdade, mas busque levá-las até a Cristo, a água da vida.


Deus tem um grande interesse em seu povo. Ele anseia por sua restauração. Ele irá trazê-los de volta como se nunca os tivesse castigado antes. Embora Ele os tenha dispersado, fará com que se lembrem dEle, e Ele mesmo recolherá o Seu remanescente.


Zacarias 10:4 (ARA) diz: "De Judá sairá a pedra angular; dele, a estaca da tenda; dele, o arco de guerra; dele sairão todos os chefes juntos". A pedra angular, a estaca da tenda, e o arco de guerra são todos símbolos do verdadeiro líder, o Messias. Ele trará de volta para casa Seu povo remanescente de todas as partes do mundo (vs. 8-9).


A pregação das três mensagens angélicas, a última advertência a ser dada ao mundo, será feita pelo poder da chuva serôdia. Esta pregação produzirá dentro da igreja uma sacudidura em que muitos sairão da igreja. Então o remanescente será reunido para preencher os espaços vazios deixados. Eles vão substituir aqueles que foram sacudidos. Haverá tantos se unindo ao corpo de Cristo que dificilmente haverá espaço suficiente para eles (v. 10).


Em sua segunda vinda, o Messias pisará os seus inimigos, ferirá o orgulho da Assíria, e do Egito (v. 11). Jesus está vindo. O principal propósito de Sua vinda não é tanto julgar os ímpios, mas reunir o Seu povo e levá-los de volta para casa. É hora de sermos fortalecidos pelo Senhor e de sermos verdadeiros representantes do Senhor (v. 12). Queremos ser cheios do Espírito Santo, queremos receber a chuva serôdia.


"Querido Senhor, abre os nossos olhos para ver o momento em que todas as pessoas remanescentes voltarão para Ti pela pregação da última mensagem. Dê-nos o anseio genuíno pelas chuvas do Espírito Santo, a temporã e a serôdia, a fim de que estejamos prontos para a Tua vinda. Amém".


Sook-Young Kim
Universidade Nacional de Kyungpook
Coréia do Sul



Traduzido por JDS


Texto bíblico: Zacarias 10

Comentário em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário