quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Lucas 2 - Comentários selecionados

1 Naqueles dias. Isto é, 6-5 a.C. Augusto reinou de 24 a.C. - 14 d.C. Bíblia Shedd.

César Augusto. Otaviano, que adotou o título de Augusto, era sobrinho-neto de Júlio César, que foi assassinado em 44 a.C. CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 765.

recenseamento. Usado para serviço militar e cobrança de impostos. Os judeus, no entanto, estavam isentos do serviço militar romano. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 Judéia. A designação greco-romana da parte sul da Palestina, abrangida anteriormente pelo reino de Judá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Belém. Uns 10 km ao sul de Jerusalém. Davi nasceu ali, cerca de 1.000 anos antes. Bíblia Shedd.

7 não havia lugar. É possível que a grande maioria dos judeus residentes na Palestina naquela época fosse descendente de Judá, Benjamim ou Levi. Por isso, as acomodações por toda a Judeia estavam lotadas. CBASD, vol. 5, p. 767.

viviam nos campos. Considerando todas as evidências a respeito da época do nascimento de Cristo, parece que situar o nascimento no outono [a primavera, no hemisfério sul] preencheria melhor o padrão cronológico do contexto. ... Foi só no 4º século da era cristã que o dia 25 de dezembro passou a ser observado como aniversário de Cristo. Segundo o calendário juliano, esta era a data do solstício de inverno, quando o Sol se volta em direção ao norte. Nas regiões pagãs, essa época era marcada pelas celebrações festivas, conhecidas pelos romanos como a Saturnália, realizadas em honra a várias divindades solares. Na igreja ocidental é que o nascimento de Cristo foi primeiramente associado ao feriado pagão. CBASD, vol. 5, p. 767.

9 anjo. O anjo é um mensageiro: No Novo Testamento, um "anjo" é comumente um mensageiro sobrenatural de Deus. Bíblia de Genebra.

glória. Do gr. doxa, neste versículo, essencialmente "esplendor". CBASD, vol. 5, p. 768.

11 vos nasceu ... o Salvador. O verdadeiro sentido do Natal é alcançado quando: 1) Jesus torna-se meu Salvador pessoal; 2) Cristo (heb Messias, "ungido", Mc 1.1n) é meu Rei; e 3) É meu Senhor, o que quer dizer que Ele, Jesus, exerce todo o domínio sobre mim (cf Rm 10.9). Bíblia Shedd.

13 da milícia celestial. "Milícia" é um termo militar e é significativo que um exército anuncie a paz (v. 14). A "paz" é paz com Deus, uma paz que Cristo traria. Bíblia de Genebra.

14 Esse breve hino é chamado Gloria in excelsis Deo, as primeiras palavras da tradução Vulgata latina. Os anjos reconheciam a glória e majestade de Deus, rendendo-Lhe louvores, nas alturasBíblia de Estudo NVI Vida.

22 Passados os dias da purificação deles [após 40 dias.] ... levaram-no a Jerusalém. A ida ao templo ocorreu antes da visita dos magos, porque, depois disso, José e Maria não se atreveriam a visitar Jerusalém. CBASD, vol. 5, p. 770.

Jesus foi circundado no oitavo dia, como prescrevia a lei (Gn 17.12;cf Gl 4.4-5). A necessidade de purificação surge pelo fato de a mãe ser cerimonialmente impura, por sete dias, depois do nascimento de um menino. Por outros trinta e três dias ela devia guardar-se de tocar coisas santas (estes períodos eram dobrados, quando nascia uma filha, Lv 12.1-5). Bíblia de Genebra.

apresentá-Lo ao Senhor. Os primogênitos dos seres humanos e dos animais deviam ser dedicados ao Senhor (cf. v. 23; Êx 12.12,13. Os animais eram sacrificados, mas os seres humanos deviam servir a Deus durante a vida inteira. Os levitas na verdade serviam em lugar de todos os primogênitos masculinos de Israel (v. Num 3.11-13; 8.17, 18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

24 sacrifício. Seu motivo era a remoção da penalidade da morte que jazia sobre todo primogênito (Êx 12 e 13). Cristo, na Sua morte, tomou sobre Si esta penalidade (cf Is 53.6; 2Co 5.21), tornando-Se assim "primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8.29).

um par de rolas. Jesus foi criado numa família pobre (Lv 12.8). Bíblia Shedd.
A mãe, ... devia ofertar um cordeiro mais uma pomba ou uma rola. Se fosse pobre, sua oferta seria duas pombas ou rolas (Lv 12.6-8). Maria ofereceu a oferta do pobre. Bíblia de Genebra.

25 a consolação. Isto é, a vinda do Messias, que traria a salvação. Bíblia Shedd.

28-30 despedir em paz. Todo aquele que tem uma fé viva e real em Cristo pode morrer em paz (cf 1Jo 1.1 com Gn 15.15). Bíblia Shedd.

29-32 louvou a Deus. Esse hino de Simeão passou a chamar-se Nunc dimittis, as primeiras palavras da Vulgata latina, com o significado: "Agora despede". Bíblia de Estudo NVI Vida.

30 a Tua salvação. Esta frase significa que a criança traria a salvação de Deus à humanidade. Bíblia de Genebra.

31,32 todos os povos ... luz para revelação aos gentios. Promete que todo o mundo terá oportunidade de conhecer o evangelho (Mt 24.14; Mc 13.10;cf Ap 7.9). Bíblia Shedd.

Lucas, sendo ele mesmo gentio, tomou o cuidado de ressaltar a verdade de que a salvação era oferecida aos gentios (v. 32) e não somente aos judeus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

34 ruína. Gr ptosis, lit "desmoronamento da casa". Bíblia Shedd.

35 espada. A figura da espada significa que tudo isto não será sem custo para Maria, quando ela vir seu Filho rejeitado e crucificado. Bíblia de Genebra.

A frase mostra que Maria - e não somente Jesus - sofreria angústia profunda. Trata-se da primeira referência nesse evangelho ao sofrimento e morte de Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

manifestem os pensamentos. Diante do Cristo revelado, uma secreta opinião neutra é impossível. Bíblia Shedd.

39 voltaram para a Galileia. Lucas não menciona a visita dos magos em Belém, nem a jornada ao Egito (Mt 2.1-13). Bíblia Shedd.

42 doze anos. Idade em que o jovem judeu se tornava "filho da lei" e começava a cumprir suas exigências relacionadas com as festas, os jejuns, etc. Bíblia Shedd.

46-48 Na educação judaica dava-se ênfase à discussão de problemas e isso talvez esteja atrás da referência à "Sua inteligência" e às "Suas respostas" (v. 47). Bíblia de Genebra.

49 estar na casa de Meu Pai. Já aos doze anos, Jesus tinha consciência de um relacionamento especial com o Pai Celestial. Os judeus não falavam deste modo, mas diziam "nosso Pai" ou acrescentavam "nos céus", ou expressões equivalentes. Bíblia de Genebra.

52 crescia. Esta descrição afirma a perfeita humanidade de Jesus. Bíblia Shedd.

Embora Jesus fosse Deus, não há sinal de que possuísse todo o conhecimento e sabedoria desde o começo. Parece ter-se desenvolvido como qualquer outro menino. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ainda a completar. Em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário