quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lucas 3 - Comentários selecionados

1 Tibério. refere-se ao ano 26 ou 27 d.C. Bíblia Shedd.

Pôncio Pilatos. No seu testamento, Herodes, o Grande, deixou a Judeia para seu filho Arquelau, e outros territórios para seus filhos Filipe e [Herodes] Antipas. Porém, Arquelau governou tão mal que os romanos o removeram no ano 6 d.C. e indicaram seu próprio governador. Pôncio Pilatos foi o quinto governador da Judeia, servindo ali de 26-36 d.C. Bíblia de Genebra.

...foi destituído por Tibério, em 26 d.C., por má conduta no cargo. CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 785.

Um tetrarca era o governador da quarta parte de uma região. Nota textual NVI.

A arqueologia confirma a Bíblia. Uma tumba bastante antiga, datada do século primeiro, foi descoberta em 1990, a poucos metros de três quilômetros do monte do templo. Nela estavam os ossos de um homem de aproximadamente 60 anos de idade, além da inscrição "Yehosef bar Qayafa" - cujo significado é "José, filho de Caifás". Os estudiosos acreditam que seu pai pode ter sido caifás, o sumo sacerdote de Jerusalém, que esteve envolvido na preisão de Jesus, interrogou-o e entregou-o para Pôncio Pilatos. Algumas décadas antes, escavações feitas em Cesaréia Maritama [Marítima], a antiga sede do governo na Judeia, trouxeram à luz um bloco de pedra cuja inscrição completa pode ser lida assim: "Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, dedicou ao povo de Cesareia um templo em honra de Tibério". Essa descoberta é muito significativa, pois confirma o fato de que o homem descrito nas Escrituras como o governador romano designado para a Judeia tinha, realmente, a autoridade atribuída a ele pelos autores autores dos Evangelhos. (Fonte: Jeffery L. Sheler, "Is the Bible true?" ["Será que a Bíblia é verdadeira?"], Reader's Digest, junho de 2000. Citado na Bíblia NVI Evangelismo em Ação Vida.

2 Os judeus tinham só um sumo sacerdote por vez. Anás tinha sido deposto pelos romanos que, para o seu lugar, escolheram Caifás, seu genro. Os romanos cuidavam para que Caifás exercesse as funções oficiais, porém muitos judeus ainda consideravam Anás o verdadeiro sumo sacerdote. Bíblia de Genebra.

veio a Palavra de Deus. A mensagem de João Batista não era dele mesmo, mas era a palavra dinâmica do próprio Deus. Bíblia de Genebra.

3 batismo de arrependimento. O batismo é o sinal público de mudança interna. O arrependimento precede o batismo, que o sela e relembra futuras obrigações. Bíblia Shedd.

Os judeus batizavam os gentios, se eles desejassem fazer parte do povo de Deus. A veemência da prática de João era uma forma de chamar os judeus a se submeterem ao rito que consideravam convenientes só para os gentios. João buscava uma mudança no coração dos judeus. Bíblia de Genebra.

4 Preparem o caminho. Antes de um rei sair em viagem a um país distante, as estradas por onde ele passaria eram melhoradas. De modo semelhante, a preparação moral e espiritual para o Messias se fez por meio do ministério de João, que focalizava o arrependimento e o perdão do pecado, além da necessidade de um Salvador. Bíblia de Estudo NVI Vida.

7-8 Uma forte advertência é dirigida àqueles que reivindicavam a Abraão como pai. O fato de ser judeu não livraria ninguém do juízo vindouro. Bíblia de Genebra.

víboras. Longe de serem filhos reais de Abraão (Rm 4.16), aos olhos de Deus, eram geração de serpentes venenosas (o diabo, cf Jo 8.44). Bíblia Shedd.

pedras. Um trocadilho hebraico com "filhos" (banim) e "pedras" (abanim), significando que Deus pode dar aos que carecem de dignidade humana a mais alta posição com o Seu filho. Bíblia Shedd.

9 está posto o machado à raiz. Esta frase aponta para um juízo certo e repentino. Bíblia de Genebra.

fogo. Um símbolo de juízo. Bíblia de Genebra.

11 duas túnicas. Uma túnica era semelhante a uma longa camiseta de baixo. Como não eram necessárias duas dessas peças, a segunda devia ser dada a alguém que dela precisasse. Bíblia de Estudo NVI Vida

12 publicanos. Os impostos romanos eram cobrados por agentes que pagavam pelo direito de cobrar impostos numa cidade. Eles pagavam aos romanos aquilo que foi tratado e coletavam mais para o seu próprio salário. Eram fortemente tentados a se enriquecerem, coletando muito mais do que seria razoável. Os coletores judeus eram desprezados como colaboradores da força romana de ocupação. Eram excluídos da vida religiosa das sinagogas e do templo. Bíblia de Genebra.

14 maltrateis. "Intimidar" "usar a força com o objetivo de extorquir ou roubar". Denúncia. Acusar com o propósito de roubar. Bíblia Shedd.

As profissões de cobrador de impostos e de soldado não eram condenadas em si mesmas - só as práticas antiéticas a elas associadas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

15 Especulações messiânicas estavam no ar, porém João disse claramente que ele não era o Messias, pois um maior do que ele viria. Bíblia de Genebra.

16 não sou digno de desatar-lhe as correias. Nas escolas rabínicas, o aluno não pagava a seu professor. Exigia-se que ele prestasse serviços, mas não o de desatar as sandálias, que era considerado um trabalho muito servil. João coloca-se em uma posição humilde. Bíblia de Genebra.

batizará ... com fogo. O batismo com fogo aponta para o juízo (v. 9, nota). Bíblia de Genebra.

O contexto (17) parece exigir o sentido de prova, de julgamento (cf Lc 12.49-53; 1Co 3.13). Bíblia Shedd.

17 Inextinguível. Gr asbesto, um fogo que, pela sua fúria, não pode ser apagado. Bíblia Shedd.

19 Herodes. Antipas, filho de Herodes, o Grande, que matou as crianças de Belém. Bíblia Shedd.

19-20 Herodes Antipas divorciou-se de sua esposa e casou-se com sua sobrinha Herodias, que era também sua cunhada (Mc 6.17, nota). João denunciou este feito escandaloso e Herodes mandou prendê-lo na fortaleza de Maquero, a leste do mar Morto. Bíblia de Genebra.

21 Jesus identificou-se com os pecadores por submeter-se ao batismo deles. Bíblia de Genebra.

estando Ele a orar. Lucas destaca o ensino e a prática da oração por Jesus (5.16; 9.18, 28; 11.1; 22.41-46), o que não só provê um bom exemplo aos Seus discípulos, mas também confirma Sua humanidade (cf Hb 4.15; 5.7). Bíblia Shedd.

38 filho de Deus. Tanto aqui, como em toda a genealogia, a palavra "filho" não aparece, no grego. Aqui seria, lit, "... de Adão de Deus". Bíblia de Genebra

Lucas, neste versículo, afirma sua fé em Deus como o Criador do ser humano e o Autor da vida, o único que "a todos dá vida, respiração e tudo mais, de um só fez toda a raça humana" (At 17:25, 26). No início, o ser humano foi criado à imagem de Deus. Por meio da fé em Jesus Cristo nosso privilégio é ser criados novamente à Sua semelhança. CBASD, vol. 5, p. 796.

Nenhum comentário:

Postar um comentário