terça-feira, 30 de julho de 2013

Jó 34

Comentário devocional:


Sem experiência e ainda em sua juventude, Eliú deseja ensinar a sabedoria.  Sendo assim, ele fala de um modo mais inseguro. Ele pede aos sábios para ouvi-lo, sabendo que a sabedoria vem com a idade. Ele sabe que ouvidos críticos estarão testando suas palavras (versículos 1-3).


Como um meio de estabelecer a verdade, Eliú apela para o consenso geral. "Tratemos de discernir juntos o que é certo e de aprender o que é bom" (v. 4, NVI). Edward Heppenstall, teólogo adventista, disse em uma palestra: "a verdade é a verdade, independentemente do voto da maioria. A autoridade bíblica deve estar acima decisões humanas".


Eliú, então, pede que os homens compreensívos o ouçam: "Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo-poderoso o praticar a iniquidade. Ele retribui ao homem conforme o que este fez, e lhe dá o que a sua conduta merece" (versículo 10, 11, NVI). Ele está raciocinando sem levar em conta a realidade do Grande Conflito. Apesar de sua pretensa sabedoria, ele vai acabar tendo um falso conceito de Deus. Ele tenta atribuir a Deus todos os resultados, bons ou maus. Eliú destaca a soberania de Deus e que por si só não é errado, porque quem deu autoridade a Deus sobre a terra e que colocou todo o mundo habitado sob o seu cuidado? (Versículo 13).


Eliú tem uma visão diferente da graça de Deus e da retribuição. "Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar’ " (v. 31, NVI). "Deveria Deus recompensá-lo nesses termos?" (Verso 33,  tradução do original pelo autor).


Segundo Eliú, Jó deveria sofrer “a mais dura prova, por sua resposta de ímpio!” (v. 36, NVI). Ele sente que Jó está adicionando transgressão ao seu pecado, ao multiplicar suas palavras contra Deus (verso 37).


Querido Deus,


Os jovens gostam de falar e o fazem mesmo sendo inexperientes. Eles facilmente criticam e desdenham do pensamento alheio. Oramos para que com o passar do tempo eles percebam suas falhas e amadureçam a fim de que possam fazer um bom trabalho nas posições de liderança que assumirem. Amen.


Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul



Traduzido e adaptado por JDS


Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Jó/34/

Texto bíblico: Jó 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário