quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Salmo 63

Comentário devocional:


Davi, o ungido de Deus, era um homem em fuga, um alvo da raiva do rei Saul. Em um momento de turbulência e intensa emoção ao ser perseguido pelo rei Saul no deserto de Judá, Davi resolveu em seu coração apoiar-se no Todo-Poderoso. Ele expressou seu desejo de estar próximo de Deus, ao invés de se desesperar. Ele se deleitava na comunhão de Deus, sabendo que não tinha sido abandonado. Ele declarava sua confiança no Senhor, ao invés de ficar com medo e desanimado.

Davi desejava uma experiência mais profunda com Deus. A relação que ele tinha naquele momento com o Senhor não era suficiente. Ele comparou seu desejo à sede experimentada na seca mais severa, quando o solo está seco e rachado devido a um longo período sem chuva. Ele percebeu, muito antes de Jesus ter caminhado sobre a terra, que esta era uma sede que só podia ser saciada pela Água Viva. Davi tinha prazer na comunhão de Deus e recordava os momentos em que sentira a presença e o poder de Deus mais profundamente. 

O seu apreço e admiração por Deus são expressos de forma apaixonada, ao ele dar mais valor à bondade divina do que à própria vida (v.4). Fruto do seu profundo amor e respeito por Deus, Davi louvava continuamente. Ele falou como alguém que tinha experiência na comunhão com Deus. Davi desfrutava prazer em sua comunhão com Deus, fosse em tempo de batalha ou na hora de dormir. Todo momento lhe era adequado para a comunhão. Devido a isso ele experimentou a mão protetora de Deus de diversas maneiras ao longo dos anos. E Ele reconhecia a Sua ajuda, refúgio e cuidado. 

Neste estado de alegre confiança, ele se recusa a estar desencorajado. Ele sabe que Deus acabará por prevalecer. Davi poderia ter orado por uma série de coisas, mas neste Salmo muito bem escrito, o coração de Davi simplesmente transborda de admiração e gratidão a Deus.

Nas dificuldades do dia-a-dia, o que fala mais alto, o nosso desejo por Deus ou por nosso desespero por alívio? Nos momentos em que Ele silencia escolhemos nos aquecer em Sua comunhão ou preferimos nos sentir abandonados? Ao lutar com as dificuldades existentes diante de nós, somos capazes de confiar plenamente no resultado planejado por Deus?

Quando permitimos que Deus aprofunde a nossa experiência com Ele, somos transformados. Desenvolvemos um desejo por intimidade com Ele, não apenas por Suas respostas ou soluções. O nosso maior desejo passa a ser passar mais tempo com Ele e nos tornarmos mais semelhantes a Ele.


Querido Deus, ao passarmos por tristezas, solidão, doença, ou provações, confiamos que Tu estás conosco e nos ajudarás a transpor estas dificuldades. Permita que sintamos Sua presença conosco nestes momentos e que essas experiências contribuam para nos tornarmos mais semelhantes a Ti.

Stephanie Sheehan
Estados Unidos

Traduzido por JAQ/JDS

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/63/

Texto bíblico: Salmo 63

Um comentário: