Introdução. O Salmo 82 é a acusação de  Deus aos juízes injustos que dominavam sobre Israel. Possivelmente foi composto  num período em que havia muita deslealdade e corrupção na administração da  justiça. O salmo é dividido em três partes: 1) Deus é introduzido como Supremo  Juiz (v. 1); 2) Deus denuncia os juízes injustos e os julgamentos corruptos (v.  2-7); e 3) o salmista implora que Deus se levante para julgar (v. 8). O salmo  tem lições para todos os filhos de Deus com referência às relações mútuas (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º  Dia, vol. 3, p. 925).
1-8  A justiça divina envergonha os juízes corruptos da terra (Bíblia Shedd).
1 deuses. Do heb. 'elohim, possivelmente "juízes" neste verso, assim como na tradução  de 'elohim" em Êxodo 21:6; 22:8 e 9.  Os juízes podem ser chamados de 'elohim  no sentido de que são representantes da soberania de Deus (ver Êx 7:1) (CBASD, vol. 3, p. 925). 
Na  lei de Moisés, a palavra assim traduzida se refere aos juízes do povo (Bíblia Shedd).
Na  linguagem do AT – e de acordo com o mundo conceptual do antigo Oriente Médio –  os governantes e os juízes, como procuradores do Rei celestial, podiam receber  o título emérito de "deus" (Bíblia de  Estudo NVI, Vida).
O  termo designa governantes, líderes, pessoas de poder, juízes e/ou príncipes terrenos  (v.7). que eram representantes de Deus, e cujo trabalho era divinamente  designado (Êx 22:28; Deut 1:17; 16:18; 2Cr 19:6; comparar com Heb 13:7). Eles  perverteram a justiça, agiam cegamente como pessoas andando na escuridão (Sl  82:5). O salmista os vê reunidos perante Deus, o Rei do Universo, sendo  julgados, porque eles são responsáveis perante Ele por sua administração de  justiça (Andrews Study Bible).  
2 Até quando ... tomareis partido? Em  Israel era proibido mostrar parcialidade por causa de circunstâncias ou posição  (ver Lev 19:15; Dt 1:17; At 10:34) (CBASD,  vol. 3, p. 925).
5 vacilam todos os fundamentos da terra.  Quando juízes injustos administram a lei, os fundamentos do governo moral  cambaleiam e caem. O governo terreno, que deveria refletir o governo de Deus,  se torna em anarquia (CBASD, vol. 3,  p. 926).
6 Eu disse: "sois deuses". Do heb. 'elohim (CBASD, vol. 3, p. 926).  Jesus explica que aqueles que recebem a  Palavra de Deus estão revestidos de autoridade divina (cf Jo 10.34-36) (Bíblia Shedd).
Os  que governam (ou julgam) fazem-no por nomeação divina (v. 2,7; Is 44.28) e,  portanto, são representantes de Deus – que O conheçam quer não (ver Êx 9.16; Jr  27.6; Dn 2.21; 4.17,32; 5.18; Jo 19.11; Rm 13.1) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
Não  deuses no sentido absoluto da palavra, mas apenas "filhos do Altíssimo", como a  sentença paralela afirma. Eles eram apenas governantes e juízes humanos cujos  cargos foram concedidos por Deus (Andrews  Study Bible).
7 príncipes. Pessoas de posição elevada.  Embora fossem chamados 'elohim (ver  com. dos v. 1, 6), eles morreriam por causa de sua infidelidade (CBASD, vol. 3, p. 926).
Se  os juízes quisessem tripudiar sobre os direitos dos pobres, poderiam aguardar  um fim violento reservado para os déspotas, como seu galardão normal (Bíblia Shedd).
Por  mais exaltada que fosse a sua posição, esses "deuses" corruptos serão abatidos  pelo mesmo julgamento que os demais homens (Bíblia  de Estudo NVI, Vida).
8 herança de todas as nações. Nas  palavras de João: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo"  (Ap 11:15; cf Dn 2:11, 45) (CBASD,  vol. 3, p. 926).
 
Good!
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