domingo, 27 de outubro de 2013

Salmo 81 - As bênçãos do louvor

Se o ditado popular "quem canta seus males espanta" está correto, então "louvar a Deus atrai grandes bênçãos". 

O Salmo 81 inicia com um convite ao leitor a cantar alegres louvores a Deus, fazendo uso também de instrumentos musicais para aumentar a exultação. 

Porém, como cantar alegremente e com sinceridade sem sentir essa alegria e felicidade de verdade? É impossível ter verdadeiras razões para celebrar mesmo após a conversão sem relacionamento contínuo com Deus, sem ouvir-Lhe a voz e sem experimentar os frutos satisfatórios da comunhão (vs. 5-16). 

Após tantas tentativas frustradas aos que vivem apenas rituais religiosos ou a formalidade na religião (vs. 8, 11), Deus deixa Seu povo entregue à teimosia de seus caprichos, a fim de que sigam suas próprias vontades. 

Tais pessoas deveriam prestar atenção quando Deus diz: Se meu povo tão somente me ouvisse, se andasse nos meus caminhos, eu resolveria suas dificuldades, o protegeria dos adversários, o sustentaria e o saciaria entre os que Me odeiam (vs. 13-16). 

A teimosia diante de Deus é pior que a teimosia diante das pessoas, pois torna em hipocrisia o louvor e a religião. 

Você é teimoso(a)? Se sim, então mude de atitude a fim de que experimentes ricas bênçãos e exalte o nome de Deus através de alegres louvores. 

Não permita que a teimosia espiritual te prive das bênçãos celestiais, as quais te motivarão a celebrar a Deus alegremente! – Pr. Heber Toth Armí.

Um comentário: