terça-feira, 30 de junho de 2015

Apocalipse 3

Comentário devocional:

Em suas cartas às sete igrejas Jesus apresenta a história cristã e a nossa história. Cada carta aprofunda um pouco mais o assunto ajudando-nos assim a enxergarmos um pouco melhor. Desde os falsos apóstolos em Éfeso até a sinagoga de Satanás em Esmirna, os nicolaítas de Pérgamo e Jezebel em Tiatira (Ap 2:2, 9, 15, 20), os problemas se tornam progressivamente piores. É um quadro de declínio que culmina com a mais longa das sete cartas (Ap 2:18-29), que descreve a igreja sob o poder de uma mulher sedutora que leva o povo de Deus à idolatria e fornicação espiritual. Esta mulher reaparece mais tarde no livro como "Babilônia, a Grande, a mãe das prostituições" (Ap 17:5).

Felizmente, no momento em que chegamos ao capítulo 3, o quadro começa a melhorar. Jesus indica que há em Sardes alguns "que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos."(v. 4 NVI). 

À igreja em Filadélfia, Jesus diz: "você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome" e "guardou a minha palavra de exortação à perseverança" (vv. 8, 10). 

Então, a mensagem à sétima e última igreja, a igreja de Laodicéia, vem como um choque, porque essa igreja parece não ter nenhuma qualidade. É a única igreja em que Jesus não encontra nada para elogiar.

Mas ainda existe esperança para Laodicéia. Jesus se recusa a desistir, porque Ele ama a Sua Igreja. Nós somos o objeto de Sua suprema atenção. Ele morreu por nós. Ele vive para nos beneficiar.  Jesus diz:  [Eu] "repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se" (v. 19 NVI). 

Não podemos desenvolver o arrependimento por outros - essa é uma questão pessoal. A mensagem a Laodicéia é dirigida a cada um de nós, individualmente. Jesus está batendo. Ele espera ardentemente Se reunir conosco para que possamos participar juntos da "ceia das bodas do Cordeiro" (Ap 3:20; 19:7-8). 

Estamos dispostos a passar tempo com Jesus, desde agora? Estamos prontos a nos arrependermos da nossa frieza e nudez e nos vestirmos com Sua justiça e Seu amor? O mundo, quer estejamos cientes disso ou não, está esperando para saber como responderemos a essas perguntas.

Clinton Wahlen, PhD
Diretor Associado, Instituto de Pesquisa Bíblica
Estados Unidos


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/rev/3/

Traduzido por JAQ/JDS/IB

Texto bíblico: Apocalipse 3 

Comentário em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário