quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gênesis 2 - 18.04.2012 - comentado

Versão João F. Almeida Revista e Atualizada
1   Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.

2   E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
3   E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
4   Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou.
5   Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.
6   Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.
7   Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
8   E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
9   Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10   E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.
11   O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.
12   O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.
13   O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe.
14   O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.
15   Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
16   E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17   mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18   Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
19   Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
20   Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
21   Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
22   E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
23   E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
24   Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
25   Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

























Comentários


APÓS a leitura meditativa, leia os comentários selecionados:

2:1 No capítulo 2, o pensamento relativo à criação não é mais o que domina. No capítulo 1, o homem aparece sendo a finalidade e a coroa da criação; no capítulo 2, ele aparece como dando início à história. (Bíblia Shedd, Vida Nova)

2:2 O descanso de Deus, no sétimo dia, compreende a cessação do trabalho criador e a satisfação em face do que tinha sido realizado. Trata-se de um dia separado (consagrado) para um propósito especial, incluindo o repouso físico e o reconhecimento da bondade divina mediante o culto (cf. ex. 20:7). (Bíblia Shedd)

2:7 formou. O verbo denota a aça ode um oleiro (Is. 29:16; Jer. 18:4-6) e é deliberada. O homem (hebraico ‘adam’) é criado do pó da terra (hebraico ‘adamah’) e não de matéria divina como nas outras crenças criacionistas de outros povos. [...] Alma vivente. A palavra hebraica para “vivente” significa vida ou pessoa e não alguma coisa separada eterna. Na Bíblia, as pessos não tem almas, mas são almas/seres viventes/pessoas. (Andrews Study Bible, Andrews University Press).

2:8 jardim. O termo hebraico vem da raiz que significa “encerrado, cercado, protegido”. O jardim marca um espaço aonde a ordem criada e harmonia são visíveis. É também um templo-jardim, que foi mais tarde representado no tabernáculo. Ambos, o tabernáculo e o jardim, serviam como lugar de encontro entre Deus e a humanidade. Éden. Termo possivelmente originado de uma raiz que denota “prazer, delícia.” (Andrews Study Bible).

2:9 conhecimento. Conhecimento se refere a discernimento e experimentação moral ou ética, não intelectual. (Andrews Study Bible)

2:20-25 “Adão e Cristo”. Ef. 5.22-23 ensina que a igreja (incluindo todos os crentes) está para Cristo assim como Eva estava para Adão: 1) Cristo, em certo sentido, necessita e busca a nossa companhia como “ajudados”, ou algo que o completa; 2) somos espiritualmente segregados de Cristo a fim de novamente com Ele nos identificarmos em um corpo; 3) ninguém poderá tornar-se como “carne da mesma carne” com Cristo, se não se dispuser a abandonar a velha habitação que é o mundo (cf 1 Jo 2.15). (Bíblia Shedd)

2:23 Os termos homem (ish) e mulher (ishah) formam um jogo de palavras no hebraico. (Bíblia NVI Evangelismo em Ação, Vida).

2:24 une. Enfatiza união íntima e vai além da união sexual. O termo aparece no contexto da aliança (Deut. 10:20, Jos. 23:8,12) e marca lealdade comprometida (Rute 1:14). (Andrews Study Bible)

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelos vossos comentários que enriquecem o nosso aprendizado. Que o nosso Bom Deus continue usando os senhores.

    ResponderExcluir