domingo, 29 de abril de 2012

O verdadeiro sentido da leitura diária da Bíblia

"Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos: Noé andava com Deus". Gên. 6:9.

Após 13 de dias de caminhada dentro do programa de leitura diária de um capítulo da Bíblia por dia, e lendo vários comentários bíblicos (Bíblia de Estudo da Universidade de Andrews, NVI - Evangelismo em Ação, Shedd, Genebra e o Comentário Bíblico Devocional - Velho testamento), e lendo as postagens das páginas http://reavivamentoereforma.com/projeto-reavivados-pela-palavra/http://www.revivedbyhisword.org/ e http://www.revivalandreformation.org/, entendi hoje o verdadeiro objetivo do programa Reavivado pela Palavra.

Vivemos num mundo como Noé viveu e somos chamados a testemunhar, "com nossas palavras, se necessário", a um mundo também condenado à destruição pela sua corrupção e maldade, da muito próxima e certa destruição.
O que permitiu a Noé dar este testemunho e dar à raça humana da destruição um novo recomeço está descrito em Gên. 6.9: "...Noé andava com Deus"...

Poucos percebem (e eu só percebi isto nesta leitura), que esta expressão "andava com Deus" ecoa a experiência de Enoque em Gên. 5:22: "Andou Enoque com Deus...".

Noé andou com Deus do mesmo modo como Enoque o fez.
Enoque é sempre lembrado como exemplo de comunhão. Noé, entretanto, é lembrado pela sua fidelidade e testemunho.
Mas o que permitiu que Noé testemunhasse foi exatamente a sua comunhão com Deus.

Chegamos até a ter uma "inveja santa" (como alguns dizem), de Enoque, pensando que havia algo especial sua personalidade ou mesmo sorte pelas circunstâncias em que ele estava, mas ele e Noé viviam em circunstâncias espirituais exatamente como vivemos.
Não, eles não tinham Facebook, Twiter e as tentações da Internet. Mas a corrupção do gênero humano era a mesma e Deus é o mesmo.
Foi somente pela escolha de viver uma vida devocional, de entrega diária a Deus em oração e oração que fizeram a diferença em suas vidas.

A referência do autor de Gênesis ao efeito de andar com Deus é clara: Deus deseja levar-me para Ele (Enoque), mas não quer me levar sozinho (Noé).
Teria sido mais fácil para Deus levar a Noé para si e poupá-lo de passar a vergonha de ter sua nudez exposta em uma cena de embriaguez, mas Noé recebeu e aceitou uma missão: pregar ao mundo do juízo e da graça divinos, mesmo que o resultado final tenha sido que sua mensagem foi aceita somente pela família.

Erros são possíveis mesmo na vida dos santos, porque oscilamos em nossa entrega diária. Dias há em que nos submetemos a Deus, de acordo com nossa vontade, humilhando-nos, solicitando Seu perdão e pedindo, de coração, que este prazer desta caminhada de manhã se reflita em um companheirismo durante todo o dia.
Porém há dias em que, ou por pura falta de tempo, ou porque não damos importância a isto, que saímos para as atividades do dia a "descoberto". Saímos para batalhar todos os aspectos de nossa vida, e esquecemos que o dilúvio dos efeitos da tentação, da falta de domínio próprio e, principalmente, da ausência de Deus, estão plenamente, à nossa frente.

Como diria o pastor Paulo Pinheiro, no lançamento, para pastores e líderes da Associação Paranaense, do programa das "40 madrugadas com Deus", do seu jeito todo característico:
"Deus tem um planejamento para o teu dia. Mas se você dirige a atenção para qualquer outra coisa, antes de fazer as atividades da tua comunhão - oração, leitura devocional da Palavra - a tua vontade vai te trair. E você vai chegar ao final do dia 'espandongado'...". 
Ou seja, acabado, vencido, derrotado. 
Não porque as tentações do maligno foram forte demais. Mas porque você quis lutar sozinho.
E olha que hoje a tentação irresistível, aquela que pode mudar seu caminho proposto ou trazer más consequências definitivas pode estar aí, logo à frente, no próximo clique...
Não precisamos nem mais, como Davi, sair a passear pela sacada...

Há alguns anos, os sermões, escritos, devocionais dos pastores Morris Vendem e Alejandro Bullón nos tem chamado a atenção para esta mudança de direcionamento em nossa espiritualidade.

Não espere o derradeiro e definitivo derramamento do Espírito Santo ao mundo para, então, buscar a Deus para reavivamento e reforma. Isto é algo que só poderemos fazer HOJE.
Como diz o pastor Wilson Endruveit: "O derramamento do Espírito Santo nos últimos dias tem objetivo de preparar o povo de Deus para a pregação nestes momentos finais. Não tem a finalidade de nos preparar espiritualmente para a Volta de Jesus".

Cuidado, se você deixar "mais para a frente" a sua entrega total, irrestrita à ação do Espírito Santo, que ocorre quando você pede e se submete a Deus, em seus momentos devocionais, você poderá ficar de fora da arca.
Aliás, você já estará de fora da arca da comunhão, porque entramos nela nos momentos devocionais de cada dia e lá nos mantemos enquanto, ao longo do dia, nos mantemos sujeitos a Deus, pela Sua graça e poder.

Aí só restará um eterno e triste vazio daquilo tudo que você poderia ser, conhecer e experimentar durante a eternidade...
Não fique de fora! Pior que a destruição final é ser rejeitado por Deus porque rejeitou a Ele antes.

Vocês se conhecem? 

Jeferson

2 comentários: