segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gênesis 7 - segunda, 23.04.2012 - comentado


Versão João F. Almeida Revista e Atualizada
1   Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.
2   De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.
3   Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.
4   Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz.
5   E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara.
6   Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.
7   Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
8   Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra,9   entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara.
10   E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11   No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram,12   e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
13   Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos;14   eles, e todos os animais segundo as suas espécies, todo gado segundo as suas espécies, todos os répteis que rastejam sobre a terra segundo as suas espécies, todas as aves segundo as suas espécies, todos os pássaros e tudo o que tem asa.
15   De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca;
16   eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o SENHOR fechou a porta após ele.
17   Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra; cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra.
18   Predominaram as águas e cresceram sobremodo na terra; a arca, porém, vogava sobre as águas.
19   Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu.
20   Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
21   Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem.
22   Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.
23   Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca.
24   E as águas durante cento e cinqüenta dias predominaram sobre a terra.



Comentários selecionados:


2 limpo Note a distinção entre os animais limpos (em maior número) e os impuros (em menor número) que entraram na arca sem terem sido conduzidos por Noé (v.9) (Andrews Study Bible).
Noé deveria reconhecer a distinção entre limpo e impuro através de revelação especial (5.22). Instituições fundamentais da lei - o sábado (2.1-3), o santuário especial (2.8) e o sacrifício (3.21;4.3-5) - remontam à ordem da criação pré-diluviana; outros, como o dízimo (14.20) e a circuncisão (17.9-14) remontam, pelo menos, ao período dos patriarcas (Bíblia de Genebra).

4 daqui a sete dias. Foram necessários cento e vinte anos para construir a arca (6.3) e uma semana para enchê-la. O relato babilônico pressupõe sete dias para construir um navio muito maior que o de Noé e um dilúvio de sete dias (Bíblia de Genebra).
A história está construída com um padrão complexo [quiástico] de tempo e aponta, novamente, para Deus se lembrando de Noé (8:1).
                7 dias aguardando a chuva (7:4)
                               7 dias esperando pelo dilúvio (7:10)
                                               40 dias de dilúvio (7:17)
                                                               150 dias de águas se subindo (7:24)
                                                                              CENTRO: Deus se lembra de Noé (8:1)
                                                               150 dias de águas descendo (8:3)
                                               40 dias de espera para a secagem da terra (8:6)
                               7 dias esperando para enviar o primeiro pássaro (8:10)
                7 dias aguardando para enviar o segundo pássaro (8:12) (Andrews Study Bible).
 quarenta. Quarenta é um número convencional para um longo período e marca a introdução de uma nova era: por Noé; Moisés (Êx. 24.18); Elias (1Rs 19.8); Cristo (At 1.3) (Bíblia de Genebra).  

7 Noé e sua família entraram na arca em obediência à ordem de Deus sem qualquer sinal de chuva ou água (Andrews Study Bible).

8 limpos e imundos, são animais que, posteriormente, foram cuidadosamente distinguidos na lei e no ritual mosaico [Nota do compilador: Atente-se que a distinção entre animais limpos e imundos não foi uma diretriz dada apenas ao povo judeu, pois foi feita centenas de anos antes do Sinai] (Bíblia Shedd).

11 fontes... comportas. Expressões poéticas para a liberação irrestrita de água (Sl 78.23); Is 24.18; Am 8.4; Ml 3.10). A terra é trazida à sua condição primordial pelo rompimento das águas presas acima e pela elevação das águas subterrâneas (Bíblia de Genebra).

18 predominaram. A palavra hebraica, repetida nos vs. 19-20, é um termo militar para o triunfo na batalha.


19 quinze côvados acima. As montanhas foram submersas a uma profundidade de quinze côvados (6,6 m), uma profundidade suficiente para evitar que a arca encalhasse (Bíblia de Genebra).
O dilúvio cobriu tudo que estava fora da arca. A descrição da completa destruição dos seres vivos da terra reverte a criação divina universal do capítulo 1. O Criador des-cria Sua criação (Andrews Study Bible).


20 Quinze côvados Quase sete metros (Bíblia NVI).
Quando os mais altos refúgios de mentira e orgulho são submersos e o panorama inteiro se mostra coberto de uma monótona extensão de perplexidade, Deus diz à alma: "Entre na arca". É como se Ele estivesse dentro e quisesse que nós entrássemos para gozar de íntima comunhão com Ele. (Ver Salmo 27.5) (F. B. Meyer, Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).

21 Pereceu toda a carne A mesma água que afoga outros homens apenas eleva o filho de Deus para mais perto do lar. As águas elevam a arca (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
As criaturas são alistadas na ordem de sua criação (1.20-25) (Bíblia de Genebra).


23 permaneceram/remanesceram Este é um importante termo hebraico por se referir ao resto ou remanescente. A teologia do remanescente desempenha um papel importante na história do dilúvio. Mesmo em juízo, Deus protege Seu remanescente (Andrews Study Bible).
O ajuntamento e preservação deste remanescente é um protótipo da salvação de Deus de seus eleitos no Dia do Senhor (Mt 3:12; 24:31; 2Ts 2.1). Este remanescente do dilúvio, entretanto, vai demonstrar ser uma mistura de eleitos e não eleitos (9.20-27) (Bíblia de Genebra).


Um comentário: