sexta-feira, 20 de abril de 2012

Gênesis 4 - 20.04.2012 - comentado

Gênesis Capítulo 4
Versão João F. Almeida Revista e Atualizada

1   Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.
2   Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
3   Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4   Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;
5   ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.
6   Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
7   Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
8   Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
9   Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?
10   E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.
11   És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
12   Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.
13   Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.
14   Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.
15   O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.
16   Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
17   E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.
18   A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque.
19   Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá.
20   Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21   O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
22   Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23   E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.
24   Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.
25   Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.
26   A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.




Comentários selecionados




1 Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR.  A última frase [do v.1] poderia ser traduzida assim: “Obtive (heb canah; daí Caim) um homem, ó Jeová”. O que sugere o fato de que Eva poderia ter admitido que o primogênito haveria de ser dominador sobre a serpente (Bíblia Shedd).

4 Agradou-se o Senhor de Abel. Não é fornecida qualquer indicação de elementos importantes da oferenda, como o altar, a hora ou os objetos usados. [...] A atitude do doador, sim, parece importante. Abel deu através da fé. Posteriores autores bíblicos desenvolveram este tema de Deus olhando a motivação do doador (i Sam. 16:7; Os. 6:6; Mat. 5:24) (Andrews Study Bible).

5 O motivo íntimo do desumano ato de Caim é revelado em 1 João 3.12. Abel, profundamente consciente de pecado, sentia que era necessário um sacrifício; portanto sua fé o salvou; por ela, ele se acha ligado a todos os que crêem. (Ver Hebreus 11.4.) Caim não tinha senso de pecado e pensava que uma oferta de frutos seria o bastante (F. B. Meyer, Comentário Bíblico Devocional)

7 O pecado jaz à porta. Usa um termo hebraico referindo-se a um demônio mitológico guardando portas. Portanto, o pecado está agachado como um demônio, pronto a atacar quem abrir aquela porta (Andrews Study Bible).
O pecado, desejoso de atacar sua vítima (o homem), é que deve ser conquistado (cf Rm 7.18-25, mostrando a única maneira pela qual o pecado pode ser conquistado (Bíblia Shedd).

9 “A falta de pudor de Caim é uma indicação do estado de seu coração, o que o levou a matar seu irmão [...] Caim não teria ido adiante em seu ato cruel de derramamento de sangue se, primeiramente, não tivesse desprezado o temor a Deus e se prontificado a desafiar o seu Criador” (Charles Spurgeon, citado na Bíblia NVI Evangelismo em Ação).
  
17 – 22  Primeira genealogia de Gênesis. As genealogias tem diferentes propósitos na Bíblia: (1) elas mostram a origem comum da humanidade; (2) servem para verificar direitos de posse de terras (Lev. 25:23-24), que é ligado ao direito geral de propriedade de Deus à terra; (3) mostram a importante continuidade das linhas sacerdotais e reais; (4) funcionam como pontes entre diferentes períodos bíblicos (ex. Gen. 10 e 11:10-31 ligam o tempo do dilúvio com o tempo de Abraão; Mat. 1 conecta o VT com o NT, etc.) (Andrews Study Bible).

26 daí se começou a invocar o nome do SENHOR. Repetidamente utilizada em Gênesis e freqüentemente ligada à construção de um altar, enfatizando adoração (12:8; 13:4; 21:33; 26:25) (Andrews Study Bible).
Não quer isto dizer que só então se começasse a prestar culto; possivelmente a referência seja à introdução do culto público ou, como supõem alguns, à ocorrência de um despertamento no sentido da religião verdadeira (Bíblia Shedd).

Um comentário: