terça-feira, 17 de abril de 2012

Gênesis 1 - 17.04.2012 - comentado

Comentário devocional:

Gênesis 1 estabelece o tom para toda a Bíblia. Este capítulo estabelece o fato de que Deus é o Criador dos céus e da terra. No primeiro capítulo da Bíblia, Deus se revela como Criador trinta e um vezes. Há três expressões significativas para se destacar em Gênesis 1: "Deus disse", "Deus criou" e "Deus viu que isso era bom." Estas expressões são cheias de significado para nossas vidas hoje.

Quando Deus fala, Ele cria. Aquilo que Deus diz, passa a existir, mesmo que nunca tivesse existido antes, porque quando Deus fala, passa a ser realidade. E o resultado de aceitar o que Deus diz é “bom”. A Palavra de Deus é uma Palavra viva, criadora. Quando cremos no que Deus diz por causa da nossa confiança nEle, a Palavra viva e criadora transforma nossas vidas. Todo o poder criativo que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. 

De que modo a Bíblia tem falado ao seu coração? Compartilhe esse aprendizado no blog Reavivados (www.reavivadosporsuapalavra.org) ou em nossa página no Facebook (facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra). Assim você estará fortalecendo a fé de outras pessoas.

Mark Finley



Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Gênesis 1 

Comentário em áudio 




Comentários selecionados:

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. "Este verso é o fundamento teológico de Gênesis e - por extensão - da Escritura. Deus (em contraste ao ateísmo) criou sozinho (em contraste ao politeísmo) e domina sobre a criação (em contraste ao panteísmo). Os leitores são lembrados que a matéria teve um início (em oposição ao materialismo) e que a realidade definitiva é Deus (não a humanidade)." (Andrews Study Bible).

4 boa. Julgamento divino da criação. aparece com um resumo de todos os dias, exceto para o segundo (v. 10, 12, 18, 21, 25, 31). "Bom" indica que a criação funcionava do modo como Deus a projetara, que tinha qualidades estéticas e força moral (Andrews Study Bible).

26 A criação da humanidade segue um padrão diferente. Um pessoal "Façamos" é incluído, diferentemente dos comandos anteriores. A pluralidade do comando apóia a pluralidade da divindade, mesmo que não se refira especificamente à Trindade. Sobre o papel de Cristo na criação, veja Jo. 1:3; Ef. 3:9; Col. 1:16; Heb. 1.2. Sobre a presença do Espírito Santo na criação, veja Gên. 1:2. Para mais sobre a Trindade, veja Mat. 28:19 (Andrews Study Bible).

31 muito bom. Esta avaliação não se reflete somente sobre o sexto dia, mas sobre "toda" a criação, incluindo a matéria. Portanto, a sugestão de que a matéria é boa enquanto o espírito é bom cria uma falsa dicotomia (Andrews Study Bible).


6 comentários:

  1. ë maravilhoso termos a certeza que fomos criados a imagem de Deus. Pare e pense:sou parecida com Deus

    ResponderExcluir
  2. Este plano é maravilhoso! Minha família e eu temos sido muito abençoados pela leitura e estudo da Biblia com oração. Que Deus abençoe ricamente a cada pessoa que se dedicar a esse projeto!

    ResponderExcluir
  3. Como nos dá segurança em saber que fazemos parte de um projeto criado por um ser infinitamente poderoso e que não somos obra do acaso!

    ResponderExcluir
  4. Quão confortador é o fato de saber que fui criado por Deus!

    ResponderExcluir