segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Salmo 33 - comentários - Razões para louvar

O Salmo 33 é um hino de celebração, que louva Yahweh como criador, supremo soberano e provedor fiel daqueles que O temem.

1 fica bem. Do heb. na'wah, 'apropriado", "conveniente". O dom da gratidão é próprio dos justos.

2 harpa. Do heb. kinnor, literal "lira" [raiz da palavra Kinnereth, outro nome do mar ou lago da Galiléia, que tem a forma aproximada de uma lira].

3 novo cântico. Novas bênçãos requerem novo agradecimento e novos hinos de louvor (vel Sal 40:3; 96:1). Não se deve limitar a usar sempre o que tem sido usado. Circunstâncias diferentes requerem uma expressão adequada e oportuna em palavras de adoração e louvor.

4 a palavra do SENHOR é reta. Os v. 4 a 21 expõem as razões para louvar a Yahweh. Dentre elas está o fato de que Yahweh é justo e misericordioso (v. 4, 5, 18; ver Sl 25:10; 26:3; 36:5,6).

6 por Sua palavra. A segunda razão para louvar é que Yahweh é o criador de tudo o que existe. Jesus é o "Verbo" (Jo 1:1) que fez "todas as coisas" (Jo 1:3).

o exército deles. Os corpos celestes, conforme indica a estrutura paralela do versículo.

9 Ele falou, e tudo se fez. Ou, simplesmente "Ele falou, e era", suprimindo a palavra "fez"; ou ainda "Ele falou, e passou a ser". [...] Deus é apresentado como criador, em contraste com qualquer deus que [se] pretenda ser capaz de criar. A excelência da linguagem usada para descrever os atos criativos de Deus não tem paralelo na literatura (ver Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26).

10 o Senhor frustra. A soberania de Yahweh (v. 10, 11) é a terceira razão para o louvor.

12 feliz. Este trecho antecipa os v. 18 a 20, introduzindo a ideia da relação especial entre Deus e Israel.

13 olha dos céus. A quarta razão para louvar é a onipresença e a onisciência de Yahweh.

16 não há rei que se salve. A quinta razão para louvar é a onipotência de Yahweh. Ao se referir à relativa importência de governantes, homens fortes e cavalaria, o salmista deixa subentendido que somente Yahweh é onipotente. Esse é um recurso poético extraordinário, cujo significado subjacente é percebido apelas pelo leitor mais atento.

18 os olhos do Senhor. A sexta razão para louvar é que se pode confiar em Yahweh para proteger o povo escolhdo.

Fonte: CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 798, 799.

Um comentário: