quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Salmo 50

Comentário devocional:


Este Salmo descreve um momento grandioso e solene quando Deus abre uma sessão do tribunal a fim de julgar seu próprio povo. A questão neste caso judicial é que Israel realiza todos os rituais do povo da aliança, mas não vive à altura das exigências da aliança. Eles são muito religiosos, mas não totalmente obedientes. Eles praticam as formas, mas não vivem a vida .



Em termos surpreendentes Deus apresenta a sua acusação contra o seu povo: "Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança? Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!" (Sl 48:16-17, NVI). Tendo listados seus pecados específicos, Deus diz:"Vocês fizeram essas coisas, e eu fiquei calado; por isso, pensaram que eu era igual a vocês. Porém agora vou repreendê-los; vou mostrar-lhes os seus erros." (v. 21, NTLH) Vocês conversam sobre temas religiosos e fielmente praticam a religião de vocês, mas tratam as minhas instruções como sem importância. Agora vou repreendê-los e acusá-los do mal que vocês tem feito e do bem que tem deixado de fazer.
Surpreendentemente, Deus nomeia as nações do mundo como Seu júri e como testemunhas no julgamento do Seu povo! Na realidade, o mundo nos observa e avalia. Até mesmo aqueles que não seguem a Deus esperam que nos comportemos de forma diferente do que as pessoas em geral e ficam desapontados quando não o fazemos. Afinal, a recomendação é: "não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu" (Filipenses 2:15, NTLH). Jesus nos convida a deixarmos nossa luz brilhar diante dos homens, para que nossas boas ações possam levá-los a louvar ao nosso Pai que está nos céus (Mateus 5:16). Infelizmente a igreja muitas vezes se comportou de uma maneira que danificou a reputação de Deus diante dos homens. Individualmente e como comunidade da Igreja temos a empolgante tarefa de resgatar e preservar o bom nome de Deus no mundo.



O inesperado remédio de Deus para a maldade religiosa do seu povo é que eles tragam oferendas de agradecimento e O agradeçam pelo que Ele tem feito. Isto faz com que Ele se torne real em nossa experiência. É possível estar envolvido nas formas de religião, sem nunca se envolver com Deus. Ações de Graças avivam a nossa confiança de que Deus irá intervir em nossas vidas, reconhecem a Sua atuação em nossas atividades diárias e levam a nossa adoração para fora das paredes da igreja, para nossas casas e ruas.


Garth Bainbridge
Australia


Traduzido por JDS/JAQ




Texto bíblico: Salmo 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário