terça-feira, 17 de setembro de 2013

Salmo 41

Comentário devocional:

A bênção de Deus sobre o homem caridoso. O salmista queixa-se de seus inimigos. Ele implora pela ajuda misericordiosa de Deus.

Como Jó, Davi tem "amigos" que vêm visitá-lo quando ele está gravemente doente. Possivelmente ele foi ferido em batalha ou caiu doente de uma das muitas pestes que eram comuns no seu dia. Ou talvez aqui ele enfrente sua última doença e seus últimos sofrimentos e débeis calafrios. Até mesmo seus companheiros de toda a vida, Joabe e Abiatar, o abandonaram para se unir ao seu filho rebelde, Adonias, e aqueles que permaneceram parecem mais ansiosos em vê-lo morrer do que em se recuperar.

Davi foi um homem pronto a perdoar e disposto a ajudar o infeliz; pessoas que não esperavam receber dele misericórdia e a bondade, como Mefibosete, as receberam. Agora Davi reclama a promessa divina de preservar o homem que se preocupa com os que sofrem.
Em Atos 1:16 Pedro aplica as palavras de Davi no Salmo 41:9 à traição que Jesus sofreu de Judas no Getsêmani. Mesmo nesta hora de traição Davi se volta para Deus, sabendo que Ele não permitirá que o inimigo triunfe.

Pai, é fácil temer quando a desgraça ou a doença chega ou quando fico doente, como fim de tudo que eu tenha trabalhado. Ajuda-me a lembrar a promessa de que nunca Te esqueces dos atos de bondade para com o menor dos Seus filhos. Ajuda-me a acreditar que mesmo se eu sucumbir à doença cardíaca ou câncer e deixar meu posto de dever vago, irás levantar alguém para completar a tarefa; e que em Teu reino esta pessoa se unirá a mim em louvar a Ti por nossa salvação e pela salvação daqueles que nos comissionaste a resgatar. Amém. 

Helen Pyke
Universidade Adventista do Sul
Traduzido por JAQ/JDS



Texto bíblico: Salmo 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário