sexta-feira, 1 de maio de 2015

Colossenses 3

Comentário devocional:

Ainda me lembro de quando meu filho de cinco anos filho estava tentando memorizar um texto bíblico. Sua determinada repetição em um padrão rítmico constante logo fixou o verso bíblico em minha própria mente: "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas... Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas..." (Cl 3:2, NVI). Desde aquele momento, Deus muitas vezes tem trazido esse texto à minha mente quando fortes tentações queriam me atrair para coisas terrenas espiritualmente prejudiciais.

Em Colossenses 3, onde este versículo é encontrado, o apóstolo Paulo faz uma correlação direta entre o foco que determinamos para nossas mentes e a nossa vida prática diária. Ele explica que precisamos ser proativos ao lidarmos com o lado terrestre da nossa humanidade. Ele nos ordena fazer morrer e abandonar todas as coisas de natureza terrena (vs. 5, 8). A lista das ações terrenas que Paulo cita não é agradável e inclui muitas práticas pecaminosas destrutivas, como impureza sexual, calúnias e mentiras (vs. 5-9).
                                                                                                         
Paulo não nos diz apenas o que deixar de lado. Ele também nos encoraja a nos revestir das práticas condizentes com aqueles que são "povo escolhido de Deus, santo e amado" (v. 12, NVI). Isto inclui a "compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência" e, claro, o amor, a que Paulo chama de "o elo perfeito" (vs. 12-14 NVI). Junto com isso, Paulo nos encoraja a ter "a paz de Cristo" em nossos corações e a fortalecermos uns aos outros com "salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus" (vs. 15, 16 NVI).

Paulo encerra o capítulo mostrando-nos como será um lar cristão quando as mentes estiverem focadas nas coisas do alto (vs. 17-25). Esposas, maridos e filhos tratarão uns aos outros de forma diferente, porque o que eles fazem, "seja em palavra ou em ação", estão fazendo "em nome do Senhor Jesus" (vv. 17 NVI). Quando agem em nome de Jesus, na verdade é Ele que está a viver a Sua vida através deles (v. 4).

Jesus também quer viver através de sua vida hoje e isso será possível se você optar por manter "o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (v. 2 NVI).

Kenneth Norton
Collegedale, TN
Estados Unidos




Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/col/3/

Traduzido por: JDS/JAQ/IB

Texto bíblico: Colossenses 3 

Comentários em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário