quinta-feira, 14 de maio de 2015

I Tm 4:3,4 – Celibato e abstinência de alimentos

3 Proíbem o casamento. Paulo admoesta contra os conceitos fanáticos introduzidos primeiramente no cristianismo pelos gnósticos (ver vol. 6, p. 40-45) e perpetuados pelo sistema monástico. Os gnósticos acreditavam que toda matéria é má e que o corpo humano, sendo material, deve ter suas paixões reprimidas e negadas. Segundo essa teoria, o casamento se tornou uma concessão aos desejos da carne e, portanto, era pecaminoso. Paulo deixa claro que o casamento é uma instituição de origem divina e que combater essa instituição seria atacar a sabedoria infinita e os bondosos propósitos de Deus (ver 1Co 7:1; Hb 13:4). CBASD – Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, p. 312. 

Alimentos. Aqui, Paulo se refere às influências e tendências ascéticas que permeavam a igreja. Por razões cerimoniais, ritualísticas, esses ascetas consideravam que a total proibição de certos alimentos seria espiritualmente desejável. A proibição de certos alimentos em determinados dias religiosos também pode ser incluída na advertência do apóstolo. CBASD, vol. 6, p. 312. 

Deus criou. Os alimentos e o casamento faziam parte do plano original de Deus para a humanidade no Éden. CBASD, vol. 6, p. 312. 4 

tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável. Alguns comentaristas acreditam que Paulo revoga a distinção feita no AT entre alimentos limpos e imundos (ver com de Lv 11). Deve-se notar, porém, que ele limita suas observações às coisas criadas por Deus para uso como alimento (ver com. Do v. 3). Na criação, Deus especificou os artigos que pretendia que as pessoas usassem como alimento. Esse regime prescrito não incluía a carne de qualquer animal, nem mesmo todos os tipos de vegetais (ver com. de Gn 1:29, 31). Todas as coisas foram criadas para um propósito diferente e eram boas para o fim específico, ou seja, adequadas para atender à finalidade para a qual Deus as criou. Depois do dilúvio, Deus permitiu o uso de carnes “limpas”, mas proibiu o consumo das carnes “imundas”. Em nenhuma parte da Bíblia se remove essa proibição. CBASD, vol. 6, p. 313.

Nenhum comentário:

Postar um comentário