sexta-feira, 15 de maio de 2015

I Timóteo 5

Comentário devocional

Neste capítulo, Paulo dá conselhos acerca de como lidar com os relacionamentos existentes dentro da igreja. Ele começa com os idosos, mas dedica mais atenção à questão das viúvas (vs. 3-16). O ensino judaico requeria que as viúvas e os órfãos fossem sustentados financeiramente (Ex 22:22-24; Dt 27:19). Esta prática estava sendo seguida pelos cristãos gentios, mas diretrizes eram necessárias para que o cuidado às viúvas cumprisse o seu objetivo sem desvirtuamentos. Prover cuidado aos necessitados traz bênçãos e transforma a igreja. 

Paulo fala, então, sobre o dever de apoiar e orar por aqueles designados como líderes. Quando um líder falha é muito triste, pois toda a igreja sofre. Se um líder se envolve em pecado aberto, ele deve ser repreendido perante a igreja (v. 20). Tudo deve ser feito com justiça, sem favoritismos ou parcialidade. 

Paulo recomenda a Timóteo: "Conserve-se puro" (v. 22 NVI).Essas palavras são mais importantes na sociedade de hoje, obcecada por sexo, do que quando Paulo as escreveu. A impureza começa com nossos pensamentos. O que devemos fazer com todas as tentações para a impureza que se apresentam perante nós a cada dia? Desviar o olhar. Em momentos como esses recite trechos memorizados das Escrituras, cante. Não abrigue nenhum pensamento que alimente os desejos carnais. "Tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Fp 4:8 NVI). 

Que esta seja a sua oração hoje: "Que as boas obras da graça de Deus (v. 25) sejam abundantes mais e mais em minha vida." 

David Manzano
Pastor aposentado 
Collegedale, TN EUA 


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1ti/5/ 

Traduzido por JAQ/JDS

Texto Bíblico: I Timoteo 5   

Comentários em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário