quarta-feira, 6 de maio de 2015

I Tessalonicenses 4

Comentário devocional:

Nos capítulos 4 e 5 Paulo passa do passado para o futuro. Havia coisas que estavam faltando na fé dos crentes tessalonicenses (1Ts 3:10). Paulo queria ajudá-los a resolver esse déficit. A carta seria o começo do processo, mas o projeto não estaria completo até que Paulo e os tessalonicenses pudessem estar juntos novamente.

Deus se agrada quando nosso caráter e nosso comportamento se alinham com o Seu próprio caráter e comportamento (versos 1-2). Quando somos bondosos e benevolentes espelhamos o caráter bondoso e benevolente de Deus. Quando nos abstemos da imoralidade sexual, mostramos respeito pelo valor que Deus colocou em outras pessoas (versos 3-8).

Como se pode ter uma "vida tranquila" numa cidade hoje (versos 9-12)? Ali a busca por dinheiro, coisas e relacionamentos terrenos parecem de extrema importância. No entanto, isto não traz satisfação a longo prazo. Apenas os valores eternos podem proporcionar paz na correria da vida na cidade.

Paulo se volta, então, nos versos 13-18, para os eventos do tempo do fim, não para estabelecer todos os detalhes do que acontecerá, mas para lidar com uma situação de profunda tristeza da vida real. O tema principal da passagem é, talvez, a "união." Os vivos e os mortos serão reunidos para que possam estar todos "juntos" com o Senhor. A solução para a dor profunda é a esperança do relacionamento contínuo por toda a eternidade.

Jon Paulien
Universidade Loma Linda
Estados Unidos



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1th/4/

Traduzido por: JDS/JAQ/IB

Texto bíblico: I Tessalonicenses 4 

Comentários em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário