1 Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco
côvados será o seu comprimento, e de cinco, a largura (será quadrado o altar),
e de três côvados, a altura.
2 Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os
quais formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze.
3 Far-lhe-ás também recipientes para recolher a sua cinza, e
pás, e bacias, e garfos, e braseiros; todos esses utensílios farás de bronze.
4 Far-lhe-ás também uma grelha de bronze em forma de rede, à
qual farás quatro argolas de metal nos seus quatro cantos,
5 e as porás dentro do rebordo do altar para baixo, de maneira
que a rede chegue até ao meio do altar.
6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de
acácia, e os cobrirás de bronze.
7 Os varais se meterão nas argolas, de um e de outro lado do
altar, quando for levado.
8 Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte,
assim o farão.
9 Farás também o átrio do tabernáculo; ao lado meridional
(que dá para o sul), o átrio terá cortinas de linho fino retorcido; o
comprimento de cada lado será de cem côvados.
10 Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão
de bronze; os ganchos das colunas e as sua vergas serão de prata.
11 De igual modo, para o lado norte ao comprido, haverá
cortinas de cem côvados de comprimento; e as suas vinte colunas e as suas vinte
bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata.
12 Na largura do átrio para o lado do ocidente, haverá
cortinas de cinqüenta côvados; as colunas serão dez, e as suas bases, dez.
13 A largura do átrio do lado oriental (para o levante) será
de cinqüenta côvados.
14 As cortinas para um lado da entrada serão de quinze
côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três.
15 Para o outro lado da entrada, haverá cortinas de quinze
côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três.
16 À porta do átrio, haverá um reposteiro de vinte côvados,
de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de
bordador; as suas colunas serão quatro, e as suas bases, quatro.
17 Todas as colunas ao redor do átrio serão cingidas de
vergas de prata; os seus ganchos serão de prata, mas as suas bases, de bronze.
18 O átrio terá cem côvados de comprimento, e cinqüenta de
largura por todo o lado, e cinco de altura; as suas cortinas serão de linho
fino retorcido, e as suas bases, de bronze.
19 Todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço,
e todas as suas estacas, e todas as estacas do átrio serão de bronze.
20 Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro
de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa
continuamente.
21 Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do
Testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela
manhã, perante o SENHOR; estatuto perpétuo será este a favor dos filhos de
Israel pelas suas gerações.
Texto do blog da
Bíblia de hoje (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/27/):
Como o santuário representava o plano de salvação, cada peça
do mobiliário tinha um significado e simbolismo. O altar do holocausto com o
sangue derramado de sacrifícios representavam a verdade do evangelho da
expiação dos pecados através da morte substitutiva de Jesus Cristo na cruz (Is
53:4-7; Ef 1:5-7). Ele ficava na entrada do tabernáculo representando a
necessidade de ser o pecador purificado do pecado, antes de entrar em adoração
diante da presença de Deus. Os chifres do altar representavam força e poder.
Davi se referia a "os chifres da minha salvação" (2 Sam 22:03, Sl
18:2). Altares com chifres foram encontradas em vários contextos pagãos entre
os templos filisteus e cananeus. Nestes casos, os altares eram muito menores e
foram feitas de uma única pedra esculpida provavelmente mais utilizada para a
queima de incenso.
O azeite para a Menorah,
o candelabro de sete braços, era para ser batido e socado com um almofariz que
produzia óleo claro e puro não alcançável com uma pedra de moinho. O azeite
representa a pureza do Espírito Santo (Zc 4:2-6). As lâmpadas deviam queimar
continuamente, representando a "verdadeira luz" e "luz dos
homens", Jesus Cristo (João 1:4-9). Os israelitas estavam para ser uma
extensão de Sua luz para o mundo. Eles deveriam ser os guardiões da Palavra de
Deus que deveria "ser uma lâmpada para os pés" (Sl 119:105).
A nós também, hoje, foi dada esse alto privilégio de
compartilhar a Palavra de Deus com o mundo que nos rodeia. Estamos
compartilhando a mensagem do evangelho ou estamos mantendo-a nós mesmos? Jesus
deseja que espalhar a sua mensagem de vida para iluminar um mundo agonizante.
Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul
Amem!
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