segunda-feira, 16 de julho de 2012

Levítico - introdução


Título
O nome “Levitico”, que se refere ao levitas, deriva do título do livro na tradução da Septuaginta Grega. O livro diz pouco a respeito da tribo levita em si, mas a maior parte do livro diz respeito aos sacerdotes descendentes de Aarão, que pertencia a esta tribo. O título hebraico do livro é a sua primeira palavra, Wayykra, “Então Ele [o SENHOR] chamou” (1:1). Isto é apropriado, porque “Então” (ou “E” ou “Agora”) indica que o livro continua a história do Êxodo, e “chamou” concorda com o fato de que registra mais falas divinas do que qualquer outro livro da Bíblia (Andrews Study Bible).
Muitos cristãos, por causa disso [o nome do livro] imaginam que Levítico é uma espécie de Manual técnico que fornecia orientação aos sacerdotes antigos sobre os detalhes de cerimônias que não são mais observadas pelo povo de Deus; em resultado disso, o livro de Levítico é a parte menos apreciada do Pentateuco. Na realidade, porém, sua mensagem era originalmente dirigida a todos os crentes (Lv. 1.2), e suas verdades continuam revestidas de significação primária para o povo de Deus. Pois o livro de Levítico constitui a primeira revelação detalhada acerca do vigoroso tema do Grande Livro como um todo, a saber, do modo pelo qual Deus restaura a Si mesmo homens perdidos. Tanto a atividade redentora de Deus como a resposta da apropriação que se espera da parte do homem são sumariadas no versículo chave, “Ser-Me-eis santos, porque Eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus” (20.26) (Bíblia Shedd).

O sistema sacrifical e seu significado no Novo Testamento
De acordo com o Novo Testamento, os sacrifícios animais israelitas eram símbolos que apontavam para o definitivo e único sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo (João 1:29; Heb. 9). Este é o único sacrifício que é realmente efetivo em relação ao pecado (Heb. 10:1-18) porque é o único meio pelo qual Deus pode conceder misericórdia sem comprometer a justiça (Rom. 3:26). O Novo Testamento expressa vários aspectos do sacrifício de Cristo: Para salvar pessoas, Sua vida é completamente consumida por Sua própria oferta (Heb. 7:27); Ele é o meio da vida eterna, que os seres humanos recebem por “participarem” espiritualmente dEle (Mat. 26:26-28; João 6:48-63); Ele deu Sua vida para resgatar vida humana (Mat. 20:28); e Ele provê o necessário para o perdão do “débito”/obrigação causada pelo pecado (Mat. 6:12; Ef. 1:7). Desde que nenhum tipo de sacrifício animal poderia adequadamente representar todos estes aspectos, o sacrifício de Cristo era representado pelas características exclusivas dos principais tipos de sacrifício (Andrews Study Bible).


Um comentário: