1 Disse o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que
tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a
Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei.
2 Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus,
os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3 Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei
no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no
caminho.
4 Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e
nenhum deles vestiu seus atavios.
5 Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de
Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te
consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de
fazer.
6 Então, os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios
desde o monte Horebe em diante.
7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si,
fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele
que buscava ao SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8 Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se
erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar
ele na tenda.
9 Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e
punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
10 Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta
da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao
SENHOR.
11 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala
a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu
servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
12 Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este
povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste:
Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos.
13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que
me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça
aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te
darei descanso.
15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai
comigo, não nos faças subir deste lugar.
16 Pois como se há de saber que achamos graça aos teus
olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que
somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?
17 Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste;
porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome.
18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante
de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia
e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem
nenhum verá a minha face e viverá.
21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu
estarás sobre a penha.
22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da
penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas;
mas a minha face não se verá.
Texto de hoje do blog
da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/33/):
As promessas da aliança de Deus para que Ele estivesse com o
Seu povo e os abençoasse eram condicionais e dependentes de sua obediência.
O
bezerro de ouro foi uma ofensa terrível a Deus no sentido de que era não só uma
divergência da prática religiosa e social, mas era também alta traição, desde
que Israel era, agora, uma teocracia – estava diretamente sob o domínio de Deus.
Deus informa agora que Moisés deveria liderar o povo "que você trouxe para
fora da terra do Egito" para a Terra Prometida. Deus deixaria de
acompanhá-los.
Moisés tira agora a tenda da congregação do meio do campo e a
coloca "longe do acampamento", indicando que a presença de Deus havia
deixado o povo. É neste ponto que Moisés fala com Deus diretamente buscando conhecer
Sua vontade para o povo. O texto diz que Deus assegura a Moisés que iria com
eles em sua conquista de Canaã. Mas Moisés não estava contente e queria que Deus os
reconhecesse como "Seu povo" (Ex 33:15-16).
Você já se sentiu totalmente separado de Deus, depois
de ter caído, longe Dele?
A beleza deste capítulo é que, não obstante a gravidade da ofensa,
Deus honra a Seu servo Moisés: "Você encontrou graça aos meus olhos, e Eu te
conheço pelo nome."
Que Deus clemente nós servimos! Moisés deseja ter
confirmação adicional da promessa de Deus e confiança de que Deus seria com Ele
e assim ele pede: "Mostre-me sua glória." Nenhum homem caído pode
ficar na presença de Deus face a face, mas o respeito mútuo e a pureza de
coração de Moisés haviam tornados próximos, neste momento, a criatura e Criador.
Você quer sentir a presença íntima de Deus em sua vida hoje?
Ponha de lado tudo que te pode separar dEle, e peça-Lhe para que Se faça evidente em tua vida. O mesmo Deus que passou
diante de Moisés quando escondido na fenda da rocha pode Se revelar a você. Ele
é o mesmo amável Jesus que veio para salvar você de seus pecados.
Michael Hasel
Escola de Religião
Universidade Adventista do Sul
Comentários bíblicos selecionados:
2,3 Anjo. No anjo
vemos claramente a presença de Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus (Ef.
2.14-22) (Bíblia Shedd).
Não existe nenhum verdadeiro contraste entre o Senhor o Anjo
nesta passagem, já que o Anjo que deveria ir adiante já foi dentificado como o
próprio Senhor (23.20-23; Gn 16.7). A chave para entender a proposta de Deus se
encontra no v. 3 (“Eu não subirei no meio de ti”). A questão era a moradia
graciosa de Deus entre o povo (29.44-46). Se Deus não habitasse no meio de
Israel, então não fazia sentido construir o tabernáculo; na verdade, Israel
poderia “subir” imediatamente sem construi-lo (v.1). Em vez disso, outro
acordo, já em operação (vs. 7-11) seria continuado. Deus se encontraria com
Moisés e com os israelitas que o procurariam numa tenda “fora, bem longe do
arraial” (v. 7). Esta nova “tenda da congregação” não era a habitação de Deus;
Josué viveu lá (v. 11). Deus só vinha em certos momentos até à entrada da tenda
numa coluna de nuvem para falar com Moisés (vs. 9-10) (Bíblia de Genebra).
4 pôs-se a prantear.
Poderia até se pensar que Israel se alegraria na possibilidade de receber a sua
herança na terra sem a ameaça da constante presença de Deus. Ao invés disso,
prantearam, pois Isarel não seria mais uma nação de sacerdotes, desfrutando de
comunhão imediata com Deus (19.3-6; 29.45-46). Este episódio é uma das grandes
crises da história do êxodo (Bíblia de
Genebra).
Atavios. Símbolos
de um estado alegre, próspero, e de grande importância. Se o povo estava numa
condição de arrependimento, não podia se vestir de uma maneira festiva. Os
atavios do verdadeiro povo de Deus vêm do próprio Senhor (Ap. 21.1; Mt
22.11-12) (Bíblia Shedd).
Eles tiraram as vestes festivas associadas com a idolatria
(cf. Gn 35.4) e assumiram a postura de pranteadores (Bíblia de Genebra).
6 De Horebe em diante.
Desde a chegada a este monte até ao fim da viagem, quarenta anos mais tarde, em
Canaã (Bíblia Shedd)
7 tomar... Armá-la.
As formas verbais hebraicas usadas aqui indicam que esta foi a prática normal
durante o período no Sinai. Esta “tenda da congregação” era uma estrutura
temporária que servia como um lugar de encontro para Deus e Moisés até que o
verdadeiro tabernáculo pudesse ser construído (Bíblia de Genebra).
Tenda da congregação.
Parece ser o “escritório” da legislação cívica guardado pelo chefe do exército,
Josué (11). Depois de construído o Tabernáculo, este também recebeu o título de
“Tenda da Congregação”, acumulando a função cívica da tenda original de Moisés,
que por simples que tenha sido, era o lugar da revelação da glória de Deus
(9-10). Fora do arraial. Havia
perigo se Deus manifestasse Sua glória no meio do povo (Bíblia Shedd).
Fora... bem longe.
A ausência da presença de Deus no arraial é enfatizada (Bíblia de Genebra).
11 Face a face.
Nota-se que a iniciativa sempre está com Deus, que pela Sua graça nos abre o
caminho da oração e nos manda buscar Sua face, até o dia de hoje. A parte mais
importante desta comunhão é escutar a voz de Deus. (Falava o SENHOR). Isto pode
ser feito quando lemos a Bíblia com fé, meditamos naquilo que temos lido, e
resolvemos, pela graça de Deus, pôr em prática tudo que ali aprendemos (Bíblia Shedd).
14 te darei descanso.
O uso do pronome singular “tu” significa que a promessa de 3.13-15 para todo
Israel é agora repetida a Moisés, individualmente (Bíblia de Genebra).
15 comigo. Moisés
engloba o povo em sua prece. O tratamento no plural (“não nos faça” faz a
conexão entre Moisés e Israel. Se Deus escolhesse não ir com o Seu povo
habitando entre eles, não haveria sentido ir à Terra Prometida. O objetivo não
era apenas o leite e mel em Canaã, mas uma terra santa onde Deus iria habitar
no meio do Seu povo (Bíblia de Genebra).
16 separados. A
distinção de Israel estava baseada na presença graciosa do próprio Deus (Bíblia de Genebra).
17 achaste graça aos
Meus olhos. Deus inclui Israel em favor de Moisés. Israel dependia de
Moisés como mediador (Bíblia de Genebra).
18 me mostres a Tua
glória. Tendo experimentado a misericórdia de Deus, Moisés ansiava pela
revelação completa (Bíblia de Genebra).
19-23 A autorevelação de Deus envolve Seu nome (3:14) que é intimamente ligado à
Sua natureza. Bondade é um elemento
chave neste caráter (Andrews Study Bible).
23 costas. A
bondade do Senhor velou o que Moisés não podia suportar e revelou tudo o que
podia suportar (Bíblia de Genebra).
Moisés veria as costas
de Deus mas não Sua face, após ter
visto “Seus pés” e onde pisava (24.10). Note que Deus está falando de Si mesmo
em termos humanos de modo que possa ser entendido por seres finitos (Andrews Study Bible).
Good! Amem!
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