1 Quando alguém pecar nisto: tendo ouvido a voz da
imprecação, sendo testemunha de um fato, por ter visto ou sabido e, contudo,
não o revelar, levará a sua iniqüidade;
2 ou quando alguém tocar em alguma coisa imunda, seja corpo
morto de besta-fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto
de réptil imundo, ainda que lhe fosse oculto, e tornar-se imundo, então, será
culpado;
3 ou quando tocar a imundícia de um homem, seja qual for a
imundícia com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será
culpado;
4 ou quando alguém jurar temerariamente com seus lábios
fazer mal ou fazer bem, seja o que for que o homem pronuncie temerariamente com
juramento, e lhe for oculto, e o souber depois, culpado será numa destas
coisas.
5 Será, pois, que, sendo culpado numa destas coisas,
confessará aquilo em que pecou.
6 Como sua oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, trará
ele ao SENHOR, do gado miúdo, uma cordeira ou uma cabrita como oferta pelo
pecado; assim, o sacerdote, por ele, fará expiação do seu pecado.
7 Se as suas posses não lhe permitirem trazer uma cordeira,
trará ao SENHOR, como oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, duas rolas ou
dois pombinhos: um como oferta pelo pecado, e o outro como holocausto.
8 Entregá-los-á ao sacerdote, o qual primeiro oferecerá
aquele que é como oferta pelo pecado e lhe destroncará, com a unha, a cabeça,
sem a separar do pescoço.
9 Do sangue da oferta pelo pecado aspergirá sobre a parede
do altar e o restante do sangue, fá-lo-á correr à base do altar; é oferta pelo
pecado.
10 E do outro fará holocausto, conforme o estabelecido;
assim, o sacerdote, por ele, fará oferta pelo pecado que cometeu, e lhe será
perdoado.
11 Porém, se as suas posses não lhe permitirem trazer duas
rolas ou dois pombinhos, então, aquele que pecou trará, por sua oferta, a
décima parte de um efa de flor de farinha como oferta pelo pecado; não lhe
deitará azeite, nem lhe porá em cima incenso, pois é oferta pelo pecado.
12 Entregá-la-á ao sacerdote, e o sacerdote dela tomará um
punhado como porção memorial e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas
queimadas ao SENHOR; é oferta pelo pecado.
13 Assim, o sacerdote, por ele, fará oferta pelo pecado que
cometeu em alguma destas coisas, e lhe será perdoado; o restante será do
sacerdote, como a oferta de manjares.
14 Disse mais o SENHOR a Moisés:
15 Quando alguém cometer ofensa e pecar por ignorância nas
coisas sagradas do SENHOR, então, trará ao SENHOR, por oferta, do rebanho, um
carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação em siclos de prata, segundo o
siclo do santuário, como oferta pela culpa.
16 Assim, restituirá o que ele tirou das coisas sagradas, e
ainda acrescentará o seu quinto, e o dará ao sacerdote; assim, o sacerdote, com
o carneiro da oferta pela culpa, fará expiação por ele, e lhe será perdoado.
17 E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos
os mandamentos do SENHOR aquilo que se não deve fazer, ainda que o não
soubesse, contudo, será culpada e levará a sua iniqüidade.
18 E do rebanho trará ao sacerdote um carneiro sem defeito,
conforme a tua avaliação, para oferta pela culpa, e o sacerdote, por ela, fará
expiação no tocante ao erro que, por ignorância, cometeu, e lhe será perdoado.
19 Oferta pela culpa é; certamente, se tornou culpada ao
SENHOR.
Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/5/):
Em Levítico 4, ofertas pelo pecado cobriam pecados não
intencionais, aqueles que as pessoas não tinham consciência deles quando os
cometeram. Levítico 5:1-13 estende a cobertura para quem intencionalmente não
se apresentasse como testemunha de um crime (v. 1) e deixar de passar pela
purificação ou cumprir um juramento (versos 2-4). Quando uma pessoa (homem ou
mulher) reconhecia que havia pecado, o indivíduo carregava culpa suscetível a
punição até que ele ou ela a confessasse a Deus (não a um sacerdote), e
oferecia uma oferta pelo pecado. Então Deus (não o sacerdote), que é quem sabe
quando o arrependimento é genuíno, escolhe perdoar. A oferta pelo pecado para
pessoas comuns era uma fêmea do rebanho (também representando a Cristo), mas
alternativamente aves e até mesmo grãos para fazer provisão misericordiosa para
os pobres.
Em Levítico 5:14 a 6:7, as ofertas de transgressão expiam os
pecados graves de sacrilégio: mau uso de alguma coisa santa que pertence a Deus
(como o dízimo) ou deliberadamente abusar do santo nome de Deus em um juramento
falso para enganar outra pessoa. Como tais pecados traziam benefício econômico
ilícito, o pecador devia restaurar o devido a Deus ou à outra pessoa, acrescentando
uma multa de 20%, antes de trazer uma oferta pela culpa (compare Mat. 5:23-24).
Mesmo quando endireitamos as coisas da melhor maneira que
podemos, ainda precisamos do sacrifício de Cristo. Mesmo quando sentimos nossa
culpa, mas não podemos identificar o nosso pecado (Lv 5:17-19), podemos deixar
o nosso fardo com Jesus!
Roy Gane
Andrews University
Senhor Deus, tenha misericórdia de mim!
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