terça-feira, 10 de julho de 2012

Êxodo 35 - terça, 10.07.2012

1 Tendo Moisés convocado toda a congregação dos filhos de Israel, disse-lhes: São estas as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem:

2 Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá.

3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

4 Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo:

5 Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze,

6 estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra,

7 peles de carneiro tintas de vermelho, peles finas, madeira de acácia,

8 azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

9 pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral.

10 Venham todos os homens hábeis entre vós e façam tudo o que o SENHOR ordenou:

11 o tabernáculo com sua tenda e a sua coberta, os seus ganchos, as suas tábuas, as sua vergas, as suas colunas e as suas bases;

12 a arca e os seus varais, o propiciatório e o véu do reposteiro;

13 a mesa e os seus varais, e todos os seus utensílios, e os pães da proposição;

14 o candelabro da iluminação, e os seus utensílios, e as suas lâmpadas, e o azeite para a iluminação;

15 o altar do incenso e os seus varais, e o óleo da unção, e o incenso aromático, e o reposteiro da porta à entrada do tabernáculo;

16 o altar do holocausto e a sua grelha de bronze, os seus varais e todos os seus utensílios, a bacia e o seu suporte;

17 as cortinas do átrio, e as suas colunas, e as suas bases, e o reposteiro da porta do átrio;

18 as estacas do tabernáculo, e as estacas do átrio, e as suas cordas;

19 as vestes do ministério para ministrar no santuário, as vestes santas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes.

20 Então, toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés,

21 e veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu e trouxe a oferta ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas.

22 Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;

23 e todo homem possuidor de estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho e peles de animais marinhos os trazia.

24 Todo aquele que fazia oferta de prata ou de bronze por oferta ao SENHOR a trazia; e todo possuidor de madeira de acácia para toda obra do serviço a trazia.

25 Todas as mulheres hábeis traziam o que, por suas próprias mãos, tinham fiado: estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino.

26 E todas as mulheres cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos de cabra.

27 Os príncipes traziam pedras de ônix, e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral,

28 e os arômatas, e o azeite para a iluminação, e para o óleo da unção, e para o incenso aromático.

29 Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o SENHOR tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés.

30 Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

31 e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício,

32 e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze,

33 e para lapidação de pedras de engaste, e para entalho de madeira, e para toda sorte de lavores.

34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.

35 Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em estofo azul, em púrpura, em carmesim e em linho fino, e a do tecelão, sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos.

http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/exodo/ex-capitulo-35/

 


 

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/35/):

A evidência do contato direto e pessoal de Deus com Moisés despertou um reavivamento entre o povo hebreu. 

Israel deve ter ficado ansioso para fazer a sua parte quando Moisés reuniu o povo que lhes transmitir a mensagem e os planos de Deus (Ex 35:1). O povo compareceu a doar ofertas para a construção do tabernáculo de Deus, uma morada onde Sua presença seria sentida de forma contínua. A relação de Deus com Moisés deveria ser estendida a Israel enquanto nação. 

No entanto, antes de retransmitir o plano de Deus para o tabernáculo, Moisés reforçou a santidade do sábado, a pedra angular desta relação. 

Aqui vemos a importância da guarda da lei de Deus, e como ela tem precedência sobre a própria vida (Ex 35:2b). Apesar de estar envolvido com a construção do santuário, o povo não deveria trabalhar no sábado, o dia de adoração. A importância do culto no sábado está acima de tudo. A adoração é baseada na lei de Deus, portanto quebrá-la a fim de construir o tabernáculo não seria certo.

Israel contribuiu para o tabernáculo [tenda] de Deus e o espírito de boa vontade foi manifestado. A idéia de dar com um espírito voluntário é repetido cinco vezes (Ex 35:5, 21, 26, 29). 

Apesar de estabelecimento da importância de Sua lei, a adoração de Deus é baseada na liberdade de escolha. Um espírito voluntário é o fruto de um coração agradecido e este é o verdadeiro espírito de adoração. A obediência à lei de Deus e um coração agradecido é o fundamento do culto estabelecido com a construção do tabernáculo. Os presentes trazidos pelo povo foram fruto da condição do seu coração. A beleza das doações preciosas de ouro, bronze, pedras raras deveriam agradar aos olhos apenas como um lembrete da beleza da relação entre Deus e seu povo. O simbolismo implícito dentro do tabernáculo deveria estabelecer a relação de Deus não só com Israel, mas com toda a raça humana.

 

Questões para reflexão: A beleza do santuário de Deus e as obras ali construídas contraditórias  com o mandamento dado em Êxodo 20:4? Como é diferente? Como pode o contexto apropriado dar novo significado ao significado das imagens?

 

Giselle Sarli Hasel

Escola de Artes Visuais e Design

Universidade Adventista do Sul


Um comentário: