1 Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio era o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e, de um côvado e meio, a altura.
2 De ouro puro a cobriu; por dentro e por fora a cobriu e fez uma bordadura de ouro ao redor.
3 Fundiu para ela quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado.
4 Fez também varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro;
5 meteu os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca.
6 Fez também o propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio era o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio.
7 Fez também dois querubins de ouro; de ouro batido os fez, nas duas extremidades do propiciatório.
8 Um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9 Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estavam eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.
10 Fez também a mesa de madeira de acácia; tinha o comprimento de dois côvados, a largura, de um côvado, e a altura, de um côvado e meio.
11 De ouro puro a cobriu e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor.
12 Também lhe fez moldura ao redor, na largura de quatro dedos, e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor da moldura.
13 Também lhe fundiu quatro argolas de ouro e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam nos seus quatro pés.
14 Perto da moldura estavam as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.
15 Fez os varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16 Também fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa: os seus pratos, e os seus recipientes para incenso, e as suas galhetas, e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.
17 Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido o fez; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça.
18 Seis hásteas saíam dos seus lados; três de um lado e três do outro.
19 Numa hástea havia três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim eram as seis hásteas que saíam do candelabro.
20 Mas no candelabro mesmo havia quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores.
21 Havia uma maçaneta sob duas hásteas que saíam dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; assim se fez com as seis hásteas que saíam do candelabro.
22 As suas maçanetas e as suas hásteas eram do mesmo; tudo era de uma só peça, obra batida de ouro puro.
23 Também lhe fez sete lâmpadas; as suas espevitadeiras e os seus apagadores eram de ouro puro.
24 De um talento de ouro puro se fez o candelabro com todos os seus utensílios.
25 Fez de madeira de acácia o altar do incenso; tinha um côvado de comprimento, e um de largura (era quadrado), e dois de altura; os chifres formavam uma só peça com ele.
26 De ouro puro o cobriu, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor.
27 Também lhe fez duas argolas de ouro debaixo da bordadura, de ambos os lados as fez; nelas, se meteram os varais para se levar o altar;
28 de madeira de acácia fez os varais e os cobriu de ouro.
29 Fez também o óleo santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.
Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/37/)
Depois de completar a estrutura da tenda e seus revestimentos exteriores, os artistas passaram a trabalhar no mobiliário interior.
Êxodo 37 começa com Bezalel construindo a Arca da Aliança. Aqui encontramos uma descrição da forma da Arca, suas as medidas, a tampa, e os querubins que se olhavam. Bezalel assumiu a responsabilidade pessoal em fazer a Arca, porque era o trono de Deus e a mais importante peça do mobiliário. Bezalel fez para ambos os lados da tampa o querubins de ouro batido. Isto significa que estes eram peças de ouro maciço que foram esculpidas (moldadas) pelo artista batendo o metal macio e criando os querubins com o martelo.
Quando a querubins são mencionados na Bíblia eles parecem ser guardiões da santidade, muitas vezes associados com o trono de Deus, e as criaturas mais próximas de Sua presença (Ez 28:14). Em Gênesis lemos que por causa do pecado, querubins protegeram a entrada oriental do Jardim do Éden (Gn 3:24). Agora eles devem guardar e separar a santidade da não-santidade, o sagrado do profano. Em Apocalipse 4:8 vemos um querubim novamente, preparando para o julgamento final e a restauração do reino de Deus ao proclamar Sua santidade, enquanto Ele se assenta no trono celeste, do reino de Deus. A presença de querubins no tabernáculo representava o trono de Deus e o tribunal onde Ele iria perdoar pecados e restaurar o Seu reino na Terra.
Êxodo 37 fala de outras mobílias construídas, mas o nome de Bezalel não está diretamente relacionado com a realização destas, como foi com a Arca. Talvez Bezalel estivesse envolvido, mas dependia da assistência de outros artistas. Esses itens incluiam a mesa, o candelabro, e o altar do incenso. Todos os móveis foram importantes porque cada um era símbolo da aliança redentora de Deus.
Giselle Sarli Hasel
Escola de Artes Visuais e Design
Universidade Adventista do Sul
Amem!
ResponderExcluir