quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Levítico 17 - quarta, 01.08.2012


1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel e dize-lhes: Isto é o que o SENHOR ordenou, dizendo:
3 Qualquer homem da casa de Israel que imolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial ou fora dele,
4 e os não trouxer à porta da tenda da congregação, como oferta ao SENHOR diante do seu tabernáculo, a tal homem será imputada a culpa do sangue; derramou sangue, pelo que esse homem será eliminado do seu povo;
5 para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que imolam em campo aberto, os apresentem ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao SENHOR.
6 O sacerdote aspergirá o sangue sobre o altar do SENHOR, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura de aroma agradável ao SENHOR.
7 Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem; isso lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações.
8 Dize-lhes, pois: Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que oferecer holocausto ou sacrifício
9 e não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao SENHOR, esse homem será eliminado do seu povo.
10 Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo.
11 Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.
12 Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá.
13 Qualquer homem dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que caçar animal ou ave que se come derramará o seu sangue e o cobrirá com pó.
14 Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.
15 Todo homem, quer natural, quer estrangeiro, que comer o que morre por si ou dilacerado lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e será imundo até à tarde; depois, será limpo.
16 Mas, se não as lavar, nem banhar o corpo, levará sobre si a sua iniqüidade.

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/lev/17/):
Neste capítulo, vemos Deus dando instruções específicas a respeito da matança de animais para os sacrifícios. Moisés disse a Arão e seus filhos e a todos de Israel que se eles sacrificassem um boi, cordeiro, ou cabrito, deveriam trazê-lo para ofertá-lo à porta da tenda. Se não fizessem isso, eles deveriam ser cortados do povo de Israel . Em outras palavras, eles não poderiam ir ao campo e fazer o seu sacrifício lá, eles tinham que trazê-lo para o tabernáculo.
Quando olhamos para este ordem divina, nos perguntamos porque a localização é tão importante, se houve momentos em que Deus deixou seu povo construir altares e oferecer os seus sacrifícios onde quer que estivessem. Então, quando eles faziam o seu sacrifício, não deveria realmente fazer diferença se eles o ofereciam no campo ou à porta da tenda, seria?
No entanto, alguns versos mais abaixo, percebemos um outro problema: sacrifícios aos ídolos e espíritos. Embora os filhos de Israel houvessem deixado o Egito, não haviam deixado todos os rituais pagãos para trás. Certas formas de idolatria obscena ainda estavam sendo praticados pelos israelitas nos campos, dando significado à expressão: "Eles se prostituem!" Assim, a restrição para trazer os sacrifícios ao tabernáculo era uma salvaguarda necessária contra estas práticas idólatras.
O sistema sacrificial foi abolido quando Cristo morreu na cruz como o Cordeiro universal. Agora o nosso sacrifício é um coração quebrantado e contrito. E não temos que ir a nenhuma localização física específica para buscar a reparação pelos nossos pecados. No entanto, há um local que não mudou. Devemos chegar ao pé da cruz para a expiação, como simbolizado pelo altar de sacrifício no pátio do santuário. Se tentarmos fazer o nosso sacrifício em outros lugares que não a cruz, não teremos parte no reino. Como Jesus diz em João 14:6, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim. "

Melodious Echo Mason
Diretora de Programação, Ministério de Acampamentos Bíblicos A.R.M.E. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário