quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Números 12 - quinta, 23.08.2012


1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita.
2 E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu.
3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
4 Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram.
6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.
7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
9 E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se.
10 A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
11 Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos.
12 Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida.
13 Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
14 Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida.
15 Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.
16 Porém, depois, o povo partiu de Hazerote e acampou-se no deserto de Parã.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/12/):
Miriã era uma líder reconhecida pelo povo de Israel. Ela era conhecida como a irmã que havia protegido o bebê Moisés e habilmente negociado pelo seu cuidado, preservando assim o futuro libertador de Israel. Ela era uma poeta e musicista talentosa que havia liderado as mulheres de Israel em uma canção e dança às margens do Mar Vermelho. No afeto do povo, ela estava atrás apenas de Moisés e Aarão.
Desde que Aarão e Miriã tinham sido escolhidos por Deus para ajudar Moisés, eles se viam partilhando igualmente com ele o peso da liderança. Eles consideravam desnecessária a sugestão de Jetro para que assistentes adicionais fossem designados.
Contudo, Miriã e Arão estavam cegos pela inveja e disseram: "Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós?"(Num.12:2). Além disso, Miriã desaprovava a mulher com quem Moisés havia se casado. Miriã considerava ofensivo para a família que seu irmão tivesse escolhido a Zípora, uma midianita e a filha de Jetro para ser sua esposa, em vez de a uma mulher hebréia. Aarão, em vez de apoiar o que era correto e mostrar a Miriã a pecaminosidade de sua conduta, simpatizou com ela e, assim, veio a compartilhar de seu ciúme.
A inveja é um dos traços mais satânicos que podem existir no coração humano. Tivesse a conduta de Miriã e Aarão continuado sem controle, e teria isto resultado em um grande mal. Em vez disso, Deus os humilhou e eles confessaram seu pecado. Este foi um aviso a todo o Israel, para que controlassem o crescente espírito de descontentamento e insubordinação.
Somos responsáveis ​​por nossas palavras e o modo como tratamos aqueles a quem Deus deu a pesada responsabilidade de liderança.
O juízo de Deus, entretanto, foi temperado com misericórdia. Arão e Miriã foram perdoados e, embora ferida com lepra, Miriã foi curada. As pessoas ficaram tristes por ela e aguardaram seu retorno, acolhendo-a de volta carinhosamente. Essa deve ser a nossa atitude para com aqueles que caíram.

Nancy Costa
It Is Written [Está Escrito] Television



Comentário pastor Jobson:
Nem tudo eram flores no comando maior da nação de Israel no deserto. Embora três irmãos dividissem o poder e as afeições do povo a inveja começou a surgir entre eles. A luta pelo controle, pela fama e poder cegou a Miriã e esta começou a falar contra o seu próprio irmão carnal, Moisés, profeta de Deus, sob a conivência de Arão (Nm 12:1-2).
Deus veio ao socorro de Moisés. Declarou que ele era fiel em toda as suas responsabilidades para com o Senhor (v. 7). Deus declarou ainda que Moisés era mais do que um profeta, era um servo de confiança dEle com quem Deus falava face a face.
Que privilégio receber uma avaliação assim da parte de Deus! Todos nós devemos almejar tal honra.
A ira do Senhor irrompeu contra Miriã e Arão (v. 9) e Miriã ficou leprosa. Deus irou-se porque considerou muito grave a atitude invejosa de Miriã, a qual teve a simpatia de Arão. A inveja, lá no fundo, considera a Deus como injusto ao propiciar dons e oportunidades a uma pessoa e não a outra. Não fosse repreendido, este pecado traria sérias consequências para a nação em formação.
Arão parece ter sido alguém que gostava de estar bem com todas as pessoas. Sociável, divertido, mas sem firmeza moral. Deixou-se levar pelo descontentamento de Miriã. Felizmente reconheceu o seu pecado e assim recebeu o perdão de Deus. Suplicou também a favor de sua irmã para que fosse curada da lepra.
Moisés então clamou ao Senhor por Miriã e ela foi curada. Realmente Moisés foi um homem muito manso e humilde. Não levou em consideração as injustiças e traições contra Ele. Perdoou e pediu para Deus perdoar os ofensores e curá-los.
Deus perdoou e curou a Miriã, mas deixou claro quão perverso havia sido o seu procedimento. Ordenou que ela ficasse sete dias fora do acampamento e somente depois retornasse. Deste modo Miriã aprendeu o quão ofensivo é para Deus a inveja entre as pessoas e a desunião entre os líderes.
Se você é lider em qualquer esfera seja leal a seus colegas e superiores. Trabalhe as diferenças com sinceridade e amabilidade. Fuja de qualquer sentimento de inveja. Lideres unidos beneficiam a seus liderados e agradam a Deus.

Jobson Dornelles Santos
Rede Novo Tempo


[Nota: Damos muito boas vindas ao pastor Jobson Dornelles Santos, que passa a colaborar sempre que possível com este blog.]

Um comentário: