1 Disse mais o SENHOR a Moisés e a Arão:
2 Esta é uma prescrição da lei que o SENHOR ordenou,
dizendo: Dize aos filhos de Israel que vos tragam uma novilha vermelha,
perfeita, sem defeito, que não tenha ainda levado jugo.
3 Entregá-la-eis a Eleazar, o sacerdote; este a tirará para
fora do arraial, e será imolada diante dele.
4 Eleazar, o sacerdote, tomará do sangue com o dedo e dele
aspergirá para a frente da tenda da congregação sete vezes.
5 À vista dele, será queimada a novilha; o couro, a carne, o
sangue e o excremento, tudo se queimará.
6 E o sacerdote, tomando pau de cedro, hissopo e estofo
carmesim, os lançará no meio do fogo que queima a novilha.
7 Então, o sacerdote lavará as vestes, e banhará o seu corpo
em água, e, depois, entrará no arraial, e será imundo até à tarde.
8 Também o que a queimou lavará as suas vestes com água, e
em água banhará o seu corpo, e imundo será até à tarde.
9 Um homem limpo ajuntará a cinza da novilha e a depositará
fora do arraial, num lugar limpo, e será ela guardada para a congregação dos
filhos de Israel, para a água purificadora; é oferta pelo pecado.
10 O que apanhou a cinza da novilha lavará as vestes e será
imundo até à tarde; isto será por estatuto perpétuo aos filhos de Israel e ao
estrangeiro que habita no meio deles.
11 Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem,
imundo será sete dias.
12 Ao terceiro dia e ao sétimo dia, se purificará com esta
água e será limpo; mas, se ao terceiro dia e ao sétimo não se purificar, não
será limpo.
13 Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum
homem, e não se purificar, contamina o tabernáculo do SENHOR; essa pessoa será
eliminada de Israel; porque a água purificadora não foi aspergida sobre ele,
imundo será; está nele ainda a sua imundícia.
14 Esta é a lei quando morrer algum homem em alguma tenda:
todo aquele que entrar nessa tenda e todo aquele que nela estiver serão imundos
sete dias.
15 Também todo vaso aberto, sobre que não houver tampa
amarrada, será imundo.
16 Todo aquele que, no campo aberto, tocar em alguém que for
morto pela espada, ou em outro morto, ou nos ossos de algum homem, ou numa
sepultura será imundo sete dias.
17 Para o imundo, pois, tomarão da cinza da queima da oferta
pelo pecado e sobre esta cinza porão água corrente, num vaso.
18 Um homem limpo tomará hissopo, e o molhará naquela água,
e a aspergirá sobre aquela tenda, e sobre todo utensílio, e sobre as pessoas
que ali estiverem; como também sobre aquele que tocar nos ossos, ou em alguém
que foi morto, ou que faleceu, ou numa sepultura.
19 O limpo aspergirá sobre o imundo ao terceiro e sétimo
dias; purificá-lo-á ao sétimo dia; e aquele que era imundo lavará as suas
vestes, e se banhará na água, e à tarde será limpo.
20 No entanto, quem estiver imundo e não se purificar, esse
será eliminado do meio da congregação, porquanto contaminou o santuário do
SENHOR; água purificadora sobre ele não foi aspergida; é imundo.
21 Isto lhes será por estatuto perpétuo; e o que aspergir a
água purificadora lavará as suas vestes, e o que tocar a água purificadora será
imundo até à tarde.
22 Tudo o que o imundo tocar também será imundo; e quem o
tocar será imundo até à tarde.
Texto de hoje do blog
da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/19/):
Aqui Deus está dando instruções muito específicas para os
israelitas a respeito da diferença entre o puro e o impuro. Jesus nos mostrou como
aplicar isso à vida moderna em Marcos 9:45: devemos retirar de nossas vidas tudo
aquilo que tende a nos separar de Deus.
Uma pessoa que se tornasse impura cerimonialmente teria que
ser separada por um tempo.
Essa pausa para reflexão é importante, especialmente
hoje, quando existe tanta confusão em nossas vidas modernas. Se descobrirmos
que algo em nossa vida não atende ao padrão divino, é hora de dar um passo atrás
e reavaliar a nossa situação. Talvez tenhamos de remover o que é ruim em nossa
vida. Ou pode ser que devamos nos desviar de algo que nos separe de Deus.
Felizmente, temos ajuda. Atletas profissionais têm
treinadores pessoais que criam programas individualizados para conseguir o seu melhor desempenho. O Espírito
Santo é o treinador pessoal definitivo. Ele sabe exatamente o que devemos fazer
a seguir no caminho para o Reino. Tudo o que temos a fazer é afastar a nossa
atenção do mundo, procurar orientação na Palavra de Deus e ouvir.
A passagem termina com um aviso: Se uma pessoa não se
purificar, ela será cortada de Israel. Se não nos voltamos para Deus, quando permitimos
que influências mundanas nos separam dEle, o resultado será certamente um
desastre.
John Beckett
Professor de Computação
Southern Adventist University
Comentários bíblicos selecionados:
1-22 Este trecho descreve o rito da purificação de todo aquele que tocar em coisa imunda, animal ou homem morto (Bíblia Shedd).
Os vs. 1-10 destacam o ritual para produzir um suprimento da substância purificante: cinzas de uma novilha. Os vs. 11-22 explicam como usar as cinzas para purificação da impureza de um cadáver (Andrews Study Bible).
2 novilha vermelha Simbolicamente, a cor vermelha sugere sangue, instrumento de purificação, e também fogo (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
A novilha vermelha tipifica Jesus Cristo, segundo a interpretação notável em Hb 9.13-15. Assim como a novilha era sacrificada fora da porta da cidade, para com seu sangue purificar os fiéis, assim foi com Cristo (1 Jo 1.7-9; Hb 13.12-13; 9.11-14) (Bíblia Shedd).
Uma novilha era uma vaca jovem que nunca havia tido bezerro. [...] A novilha deveria ser avermelhada e deveria ser queimada com tecido vermelho e madeira de cedro, também avermelhada (v. 6). As cinzas seriam como sangue desidratado, que combinado com água produziria 'água de purificação', que deveria ser aspergida (vs. 17-20) (Andrews Study Bible).
não tenha ainda levado jugo Uma vez que era escolhido para um propósito especial, esse animal não deveria ter sido usado para o trabalho doméstico comum (ver Dt 21:3; 1Sm 6:7) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
3 Eleazar Já que o sacrifício da novilha era uma questão importantíssima, nenhum sacerdote comum deveria realizá-lo. Eleazar era o segundo na hierarquia, atrás somente de Arão, a quem um dia substituiria no ofício. Não era bom que Arão, o sumo sacerdote, se contaminasse, ficando temporariamente inapto para exercer os deveres sagrados (v. 7) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
4 aspergirá para a frente da tenda da congregação Aspergir na direção do santuário fazia deste ritual um sacrifício, consagrado a Deus (Andrews Study Bible).
sete vezes O número da perfeição (ver Lv 4:17); portanto, denota simbolicamente a perfeição da expiação (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
9 A cinza da novilha, com água, purificava os que pecavam, não à semelhança de Corá, mas dos que se arrependiam por alguma contaminação. Nosso meio de purificação é a confissão diante de Cristo (1 Jo 1.9) (Bíblia Shedd).
6 Cedro, hissopo e estofo carmesim Jogados sobre a novilha ainda em chamas, misturavam-se com as cinzas do cadáver para formar ingredientes da purificação. [...] Nos três elementos havia uma referência típica ao derramamento do sangue de Cristo (ver Hb 9:13,14) [Cedro e hissopo: propriedades medicinais; cedro: símbolo de fragrância e ausência de corrupção; hissopo: símbolo de purificação; estofo carmesim: cor da novilha, representava o pecado (Is 1:18) e o sangue]; (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
11 cadáver Contaminação por cadáver era a máxima impureza ritual, refletindo o estado humano de mortalidade que resulta do pecado (Gên. 3; Rom. 5:12; 6:23) (Andrews Study Bible).
13 contamina o tabernáculo do Senhor A negligência intencional de se purificar desta severa impureza causaria automática profanação do santuário, que poderia ocorrer á distância, sem que a pessoa adentrasse o recinto sagrado (ver tb. v. 20; Lev. 20:3). Em caso de pecado tão grave, o ofensor era "cortado". Esta punição, administrada pessoalmente por Deus, significa que a pessoa seria cortada de sua linhagem. Poderia significar que a linha de descendentes do ofensor morreria, de forma que a pessoa não seria nem mesmo lembrada na história porque não haveria ninguém que prosseguisse com seu nome. O fato de que o castigo continuaria após a morte explica porque alguém poderia ser apedrejado até a morte e "cortado" (Lev. 20:2-3). O Messias sofreu a "segunda morte" ao ser "cortado" (Dan. 9:26). Mas porque Ele era inocente e levou sobre Si o pecado de outros, Ele retornou da morte da qual não há retorno e viu os Seus descendentes ("semente", "posteridade", Is. 53:10) (Andrews Study Bible).
16 ou numa sepultura Daí o costume de caiar o exterior das sepulturas, para torná-las visíveis (ver Mt 23:27; Lc 11:44) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
17 Água corrente Literalmente, "água de vidas", ou água viva (ver Lv 14:5; Jo 4:10) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Comentários bíblicos selecionados:
1-22 Este trecho descreve o rito da purificação de todo aquele que tocar em coisa imunda, animal ou homem morto (Bíblia Shedd).
Os vs. 1-10 destacam o ritual para produzir um suprimento da substância purificante: cinzas de uma novilha. Os vs. 11-22 explicam como usar as cinzas para purificação da impureza de um cadáver (Andrews Study Bible).
2 novilha vermelha Simbolicamente, a cor vermelha sugere sangue, instrumento de purificação, e também fogo (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
A novilha vermelha tipifica Jesus Cristo, segundo a interpretação notável em Hb 9.13-15. Assim como a novilha era sacrificada fora da porta da cidade, para com seu sangue purificar os fiéis, assim foi com Cristo (1 Jo 1.7-9; Hb 13.12-13; 9.11-14) (Bíblia Shedd).
Uma novilha era uma vaca jovem que nunca havia tido bezerro. [...] A novilha deveria ser avermelhada e deveria ser queimada com tecido vermelho e madeira de cedro, também avermelhada (v. 6). As cinzas seriam como sangue desidratado, que combinado com água produziria 'água de purificação', que deveria ser aspergida (vs. 17-20) (Andrews Study Bible).
não tenha ainda levado jugo Uma vez que era escolhido para um propósito especial, esse animal não deveria ter sido usado para o trabalho doméstico comum (ver Dt 21:3; 1Sm 6:7) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
3 Eleazar Já que o sacrifício da novilha era uma questão importantíssima, nenhum sacerdote comum deveria realizá-lo. Eleazar era o segundo na hierarquia, atrás somente de Arão, a quem um dia substituiria no ofício. Não era bom que Arão, o sumo sacerdote, se contaminasse, ficando temporariamente inapto para exercer os deveres sagrados (v. 7) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
4 aspergirá para a frente da tenda da congregação Aspergir na direção do santuário fazia deste ritual um sacrifício, consagrado a Deus (Andrews Study Bible).
sete vezes O número da perfeição (ver Lv 4:17); portanto, denota simbolicamente a perfeição da expiação (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
9 A cinza da novilha, com água, purificava os que pecavam, não à semelhança de Corá, mas dos que se arrependiam por alguma contaminação. Nosso meio de purificação é a confissão diante de Cristo (1 Jo 1.9) (Bíblia Shedd).
6 Cedro, hissopo e estofo carmesim Jogados sobre a novilha ainda em chamas, misturavam-se com as cinzas do cadáver para formar ingredientes da purificação. [...] Nos três elementos havia uma referência típica ao derramamento do sangue de Cristo (ver Hb 9:13,14) [Cedro e hissopo: propriedades medicinais; cedro: símbolo de fragrância e ausência de corrupção; hissopo: símbolo de purificação; estofo carmesim: cor da novilha, representava o pecado (Is 1:18) e o sangue]; (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
11 cadáver Contaminação por cadáver era a máxima impureza ritual, refletindo o estado humano de mortalidade que resulta do pecado (Gên. 3; Rom. 5:12; 6:23) (Andrews Study Bible).
13 contamina o tabernáculo do Senhor A negligência intencional de se purificar desta severa impureza causaria automática profanação do santuário, que poderia ocorrer á distância, sem que a pessoa adentrasse o recinto sagrado (ver tb. v. 20; Lev. 20:3). Em caso de pecado tão grave, o ofensor era "cortado". Esta punição, administrada pessoalmente por Deus, significa que a pessoa seria cortada de sua linhagem. Poderia significar que a linha de descendentes do ofensor morreria, de forma que a pessoa não seria nem mesmo lembrada na história porque não haveria ninguém que prosseguisse com seu nome. O fato de que o castigo continuaria após a morte explica porque alguém poderia ser apedrejado até a morte e "cortado" (Lev. 20:2-3). O Messias sofreu a "segunda morte" ao ser "cortado" (Dan. 9:26). Mas porque Ele era inocente e levou sobre Si o pecado de outros, Ele retornou da morte da qual não há retorno e viu os Seus descendentes ("semente", "posteridade", Is. 53:10) (Andrews Study Bible).
16 ou numa sepultura Daí o costume de caiar o exterior das sepulturas, para torná-las visíveis (ver Mt 23:27; Lc 11:44) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
17 Água corrente Literalmente, "água de vidas", ou água viva (ver Lv 14:5; Jo 4:10) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Gostei muito do comentário.
ResponderExcluirSomos encorajados a refletir sobre o que nos afasta de Cristo e a pedir que o Espirito Santo nos de forcas para nos afastarmos de todo e qualquer pecado.
Great!
ResponderExcluir