domingo, 12 de agosto de 2012

Introdução ao livro de Números

O título do livro em hebraico, "No deserto" (Bemidbar, retirado de 1:1), é mais fiel ao seu conteúdo: o relato das vitórias e dificuldades do povo de Israel desde o Sinai até às fronteiras da Terra Prometida. Historicamente o livro de Números praticamente começa onde acaba Êxodo, excetuando-se as poucas seções históricas espalhadas pelo livro de Êxodo. Durante estes onze meses na área do Sinai, Deus lhes havia mostrado como ser a nação do concerto e estabeleceu o Seu santuário entre eles. Agora Números conta uma nova fase: a preparação do povo para retornar a jornada e conquistar a terra de Canaã ,que Deus havia prometido a eles.
Nestes anos de peregrinação, boa parte deles na área do deserto do Negueve, o tabernáculo foi o centro da vida civil e religiosa e o povo desempenhou suas atividades nômades, vivendo em tendas e levando seus rebanhos a pastar no semi-árido, o que mostra o especial cuidado de Deus pelo povo quanto a não faltar alimentação e água a esta multidão.
Muitas referências de Números são feitas no Novo Testamento, destacando especialmente como a libertação do Egito serve como modelo para a redenção eterna, tendo Paulo apontado os registros deste livro como sendo para nossa orientação e conforto (1 Co 10:11). Em especial, o episódio da serpente de Bronze foi utilizado por Jesus para ilustrar o modo como Ele seria levantado em Sua morte, trazendo  vida àqueles que O olhassem com fé.(Cf. comentários Bíblia Shedd e Andrews Study Bible ).

O livro emprega vários estilos literários, que servem para aumentar o interesse do leitor pelo livro e destacam os vários aspectos da experiência israelita, incluindo história, lei, censo, bênção, oração, relacionamento diplomático, poesia, profecia e viagem.
O Deus de Números é um Deus de organização. Povo e sacerdotes são contados, o acampamento é arranjado em um modo ordenado, numerosos regulamentos governam vários aspectos da vida, destacando, em especial, como a limpeza e santidade são importantes para Deus e vitais para a vida e sobrevivência do povo.
Resmungos, reclamações e até rebeliões parecem ser desafios frequentes no acampamento e são tratados seriamente por Deus: Ele julga (21:6; 25:1-5, 6-13), mas também perdoa e encontra um modo para manter Israel como o Seu povo (21:4-9). (Cf. comentários Andrews Study Bible)

"É um livro vivo, que tem inspirado a vida espiritual dos cristãos ao longo da história. Seu principal objetivo é exaltar Yahweh como Deus supremo, em Sua santidade, majestade e no cuidado pelo povo escolhido." (Comentário Bíblico Adventista, Vol. 1, p. 892).

Um comentário: