sábado, 22 de setembro de 2012

Deuteronômio 6 - sábado, 22.09.2012 - comentado


1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir;
2 para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados.
3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais.
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
10 Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste;
11 e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares,
12 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
13 O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.
14 Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti,
15 porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
16 Não tentarás o SENHOR, teu Deus, como o tentaste em Massá.
17 Diligentemente, guardarás os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou.
18 Farás o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais,
19 lançando todos os teus inimigos de diante de ti, como o SENHOR tem dito.
20 Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou?
21 Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o SENHOR de lá nos tirou com poderosa mão.
22 Aos nossos olhos fez o SENHOR sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito e contra Faraó e toda a sua casa;
23 e dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais.
24 O SENHOR nos ordenou cumpríssemos todos estes estatutos e temêssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito até hoje.
25 Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/6/):
Depois da emocionada declaração de amor feita por Deus no capítulo anterior (5:29), não é de admirar que Moisés tenha dito: "Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças."(v. 4-5 NVI). "Deus é amor" (1 João 4:8-16).
Ele não está interessado em um conhecimento superficial. Ele anseia por um relacionamento íntimo. Deus deseja que os seres humanos saibam que pertencem a Ele porque Ele lhes deu vida e morreu por eles para que possam viver para sempre.
Cristo citou este texto ao falar sobre o mandamento mais importante (Mt 22:37-40).
Cada fundador humano de uma religião, seja ele Buda ou Maomé, não é melhor do que um deus feito pelo homem, pois eles não estão vivos. Há um só Deus, o Deus verdadeiro e único, que vive de eternidade a eternidade. Ele se aproxima dos seres humanos com um amor eterno e divino, que é incomparável.
É por isso que Deus queria dar grandes e belas cidades para Israel que eles não tinham construído, casas que não tinham erigido, poços que não tinham cavado, e vinhas que não tinham plantado. Estes eram presentes reais vindos do Doador. Ele desejava muito abençoá-los espiritualmente.
Mas Deus estava preocupado que estes presentes pudessem fazê-los esquecer dEle, se tornassem ídolos que os separassem daquEle que forneceu todas as suas bênçãos.

O Israel enriquecido nos lembra de Laodicéia, o Israel de Deus do fim dos tempos, rico em bens e que de nada sente falta. Entretanto, sua real necessidade é Cristo, que é deixado de fora (Ap 3:14-20). Que ingratidão!

Ao longo da história, Cristo é muitas vezes deixado do lado de fora da porta dos corações de seu povo. Mas ele ainda os ama. Ele promete a Laodicéia que se eles O deixarem entrar em suas vidas, irão sentar-se com Ele no Seu trono após o Segundo Advento (Ap 3:21).
Ninguém no universo tem amor maior! Cristo deseja morar com você hoje e lhe dar muito mais do que apenas bênçãos físicas. Ele quer que você O convide a reinar dentro do seu coração como uma antecipação do seu reinado com Ele para sempre.

Norman Gulley
Universidade Adventista do Sul
Trad JAQ - Rev JDS




Comentários bíblicos selecionados:
Deus quer nossa devoção exclusiva. Moisés exorta à obediência (1-3), enuncia o grande mandamento (4,5), apresenta os meios pelos quais as obrigações do pacto devem ser lembradas (6-9), adverte a Israel contra vários perigos (10-19) e diz aos pais como devem instruir os filhos (20-25) (Bíblia Shedd).
Temas ao Senhor A palavra heb. "temer" significa "ter pavor diante de", "reverenciar","honrar" (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
para que bem te suceda O usufruto contínuo de Canaã da parte de Israel, bem como o usufruto do jardim do Éden por Adão, dependia da contínua fidelidade ao Senhor (Bíblia Shedd).
4,5 O grande mandamento (Mc 12:29,30) é essencialmente uma reafirmação do primeiro mandamento do decálogo em forma positiva. Não há muitos deuses mas um Senhor, que é soberano e sem igual; assim, Israel teria de ter uma só lealdade. Esta é a verdade básica da qual tudo o mais depende (Bíblia Shedd).
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor Literalmente, "Yahweh nosso Deus, Yahweh [é] Um" (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1) [outras traduções: "Escuta, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, o Senhor é um!" v. NKJV. "O Senhor, o nosso Deus, é um só Senhor", ou "O Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só"; ou ainda "O Senhor é nosso Deus, o Senhor somente" NVI.]
Esta grande proclamação, que se tornou mais tarde o centro da adoração diária judaica, enfatiza a unidade essencial do Senhor, o único Deus (comparar 4:35, 39). A palavra hebraica para "um" [echad ou 'ehadh] é também usada para se referir a homem e mulher em Gênesis para Adão e Eva se tornando "uma carne" – dois seres se tornando "um". À luz do NT, isto significaria que a santa Trindade de Pai, Filho e Espírito Santo (Mat. 28:19) é misteriosamente unida como uma divindade unificada (comparar Col. 1:19; 2:9). A unicidade de Deus pode também ser entendida no sentido que Ele é o único para Seu povo (comparar com Zac. 14:9 para todos os povos). Este é o conceito por trás do primeiro mandamento (Deut. 5:7; Êx. 20:3). Para mais sobre a pluralidade da Trindade, ver Gên. 1:26; Mat. 28:19 (Andrews Study Bible).
A palavra hebraica aqui empregada para "único" ('ehadh), significa uma palavra composta, e, portanto, não excluía o conceito cristão de uma Trindade de Pessoas dentro daquela unidade. A palavra hebraica que expressa unidade absoluta é yahidh, e nunca é usada para expressar a unidade da Deidade (Bíblia Shedd).
Em  contraste marcante com as nações vizinhas, que eram politeístas, os hebreus criam em um único Deus. Esta profissão de fé tem sido uma espécie de senha do povo hebreu por mais de três mil anos (ver Mc 12:29). O apóstolo Paulo declara que esta verdade é fundamental para o cristianismo (1Co 8:4-6; Ef 4:4-6). Antes do descobrimento dos rolos do Mar Morto, o manuscrito mais antigo existente do AT érea o papiro Nash, do 1º século a.C., que contém o decálogo e Deuteronômio 6:4 e 5) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Amará, pois, o Senhor teu Deus Em Mat. 22:37-40, Jesus citou este verso de Deuteronômio como "o primeiro e maior mandamento" da lei. Então, Ele citou Lev. 19:18 ("amarás o teu vizinho/próximo como a ti mesmo") e declarou: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."  Portanto, Jesus considerou os princípios do amor por Deus e pelos outros seres humanos como a base da Escritura, ainda mais básicos que os Dez mandamentos, que proveem princípios baseados nos dois tipos de amor. O fato de  que amor é fundamental não deveria surpreender porque a Bíblia expressa o caráter de Deus como sendo amor (1 João 4:8) (Andrews Study Bible).
O tipo de amor que Deus quer (v. 5): 1) Um amor que envolve a todo o nosso ser (coração, alma); 2) Um amor que se entrega inteiramente (todo, toda, tudo); 3) Um amor que é ativo (a tua força).
6,7 Tornando a Palavra de Deus de valor prático: 1) Em nossas vidas pessoais (v.6); 2) Na instrução de nossos filhos (7ª); 3) Em nossa conduta diária (7b) (Bíblia Shedd).
Inculcarás A palavra assim traduzida significa "afiar", "aguçar" (ver Dt 32:41); Sl 64:3; 140:3; Is 5:28). Portanto, denota um ensino claro e incisivo. Os pais têm grande responsabilidade em instruir seus filhos dia após dia (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
as atarás como sinal Os judeus antigos, interpretando à letra este versículo, encerraram em pequenas caixas, chamadas filactérios, alguns passos escritos da Lei, que atavam depois à cabeça ou às mãos (Bíblia Shedd).
umbrais... portas Isto é, em lugares de destaque para servir como lembranças frequentes (ver tb 11:20).  As portas poderiam ser as da cidade. Os judeus interpretam isto literalmente. Tais inscrições nas estruturas eram muito comuns no mundo antigo. Hoje as pessoas comumente colocam lembretes nas geladeiras (Andrews Study Bible).
12 Casa da servidão Literalmente, "casa de escravos". Nesse caso, o lugar onde Israel morava antes, o Egito, é referido como "casa" (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
13-16 Jesus citou estes versículos por ocasião de Sua tentação (Bíblia Shedd).
13 Jurarás Isto é, obrigar-se a algo sob juramento. A palavra assim traduzida é da mesma rais do numeral sete. A implicação é que quando alguém "jura" ele se compromete sete vezes, significando uma obrigação da qual nada pode livrá-lo (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
13 outros deuses Esta ordem está intimamente ligada ao v. 13; não deviam sequer mencionar o nome de outros deuses (Êx 23:13; Js 23:7; Jr 5:7) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
16 Não tentarás o Senhor Cf Sl 95:8,9 e Hb 3.15. Israel não devia ser presunçoso ao ponto de submeter Deus a um teste, buscando prova de Sua presença e poder. Devemos confiar na suficiência de Sua Palavra (Bíblia Shedd).
Literalmente "testar", "tentar", "provar". Nesse caso, não tem o sentido moderno de incitar ao pecado. A mesma palavra é usada ao se referir ao ato de Deus de "provar" ou "testar" o ser humano, para desenvolver  seu caráter e fortalecer a fé e a lealdade a Ele (ver Gn 22:1; Êx 20:20; Dt 8:2, 16; Dn 1:14). ... Em Massá, Israel reverteu o processo e de forma desafiadora pôs Deus á prova (Êx 17:2, 7). Quando Satanás desafiou Cristo a de jogar do pináculo do templo, Cristo citou Deuteronômio 6:16 (Mt 4:7). Se Cristo tivesse seguido a sugestão, teria demonstrado presunção em vez de fé. A presunção é a contrafação da fé (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
O tentaste em Massá Ver Êx. 17:1-7. Massá significa "Lugar de teste". Aqui os israelitas testaram Deus no sentido negativo da ingratidão e rebeldemente questionaram se Ele estava ou não entre eles (Êx. 17:7), a despeito das miraculosas maneiras pelas quais Ele os tinha libertado. Por contraste, existe um modo positivo de testar o Senhor, experimento Suas promessas de bênção (Mal. 3:10; comparar com Sal. 34:8) (Andrews Study Bible).
19 todos os teus inimigos Isto é, todos os que se opunham à ocupação da terra prometida pelo povo de Israel. Com a persistente recusa em honrar o verdadeiro Deus, eles fizeram a si mesmos inimigos dEle, e por conseguinte os inimigos de Seu povo escolhido (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
20 quando teu filho te perguntar Ver Êx 13:14. Sempre foi o propósito de Deus que os pais assumissem a responsabilidade de instruir os filhos nos deveres para com Deus (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
que significam os testemunhos A Palavra de Deus é válida para cada geração. Nossa responsabilidade é compreender a Sua palavra para que possamos prestar adoração e serviço inteligente, a fim de transmitir a outros essa grande herança (Bíblia Shedd).
23 Dali nos tirou A libertação miraculosa do povo da escravidão literal deveria ser sempre lembrada como evidência do poder de Deus e das exigências que Ele faz. A libertação do Egito implica também libertação do pecado (ver Rm 6:12-23; 8:21) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
24 Para o nosso perpétuo bem Tudo o que Deus requer do ser humano é para seu próprio bem. As restrições que impõe são uma proteção contra os perigos espirituais que podem não ser aparentes. Um pastor não constrói um redil ao redor das ovelhas para impedi-las de se divertirem com o lobo, mas sim para preservá-las (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
25 será por nós justiça Ver também 24:13. Aqueles que seguem os comandos de Deus estão corretos, sem medo de condenação (contrastar com 15:9; 24:15). Claro está, porém, que esta retidão não soluciona o problema de que todos nós pecamos (Rom. 3, especialmente v. 23) (Andrews Study Bible).
A lei desvenda o padrão de conduta que é justiça perante Deus. Justiça, heb tsdhaqah, é uma das palavras-chaves do Antigo Testamento. Significa tudo aquilo que é reto, justo e verdadeiro, resumindo num "juízo de justiça" (18.18) ou "num peso inteiro e justo" (22.15), cf. Pv 24.15; 25.5 (Bíblia Shedd).
Literalmente, "justiça será [creditada] a nós". Isso sugere que a submissão à revelada vontade de Deus, com a força que Ele provê em Cristo (Rm 8:3, 4; Gl 2:20), é aceita como se a "justiça" fosse própria do ser humano. A justificação se dá somente pela fé (Rm 5.1), mas "a fé sem obras é inoperante" [ou: apenas uma "crença abstrata", cf. o prof. Wilson Endruveit] (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).


Comentário adicional:
No meio do segundo discurso, Moisés repete a declaração de fé conhecida como a Shema (she-mah; escute ou ouça). A Shema é uma importante parte dos serviços diários da manhã e do entardecer. Pode ser recitada em qualquer linguagem que o recitador possa entender. É tradicional que um moribundo recite a Shema em seu leito de morte. É também costume recitar o primeiro parágrafo da Shema antes de dormir (Rabino Arthur Kurzweil, The Torah).


Um comentário: