terça-feira, 11 de setembro de 2012

Números 31 - terça, 11.09.2012


1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois, serás recolhido ao teu povo.
3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armai alguns de vós para a guerra, e que saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do SENHOR contra eles.
4 Mil homens de cada tribo entre todas as tribos de Israel enviareis à guerra.
5 Assim, dos milhares de Israel foram dados mil de cada tribo: doze mil ao todo, armados para a guerra.
6 Mandou-os Moisés à guerra, de cada tribo mil, a estes e a Finéias, filho do sacerdote Eleazar, o qual levava consigo os utensílios sagrados, a saber, as trombetas para o toque de rebate.
7 Pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés,
8 e mataram todo homem feito. Mataram, além dos que já haviam sido mortos, os reis dos midianitas, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, cinco reis dos midianitas; também Balaão, filho de Beor, mataram à espada.
9 Porém os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais, e todo o seu gado, e todos os seus bens.
10 Queimaram-lhes todas as cidades em que habitavam e todos os seus acampamentos.
11 Tomaram todo o despojo e toda a presa, tanto de homens como de animais.
12 Trouxeram a Moisés, e ao sacerdote Eleazar, e à congregação dos filhos de Israel os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, junto do Jordão, na altura de Jericó.
13 Moisés, e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação saíram a recebê-los fora do arraial.
14 Indignou-se Moisés contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra.
15 Disse-lhes Moisés: Deixastes viver todas as mulheres?
16 Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR.
17 Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele.
18 Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros.
19 Acampai-vos sete dias fora do arraial; qualquer de vós que tiver matado alguma pessoa e qualquer que tiver tocado em algum morto, ao terceiro dia e ao sétimo dia, vos purificareis, tanto vós como os vossos cativos.
20 Também purificareis toda veste, e toda obra de peles, e toda obra de pêlos de cabra, e todo artigo de madeira.
21 Então, disse o sacerdote Eleazar aos homens do exército que partiram à guerra: Este é o estatuto da lei que o SENHOR ordenou a Moisés.
22 Contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo,
23 tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água.
24 Também lavareis as vossas vestes ao sétimo dia, para que fiqueis limpos; e, depois, entrareis no arraial.
25 Disse mais o SENHOR a Moisés:
26 Faze a contagem da presa que foi tomada, tanto de homens como de animais, tu, e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas dos pais da congregação;
27 divide a presa em duas partes iguais, uma para os que, hábeis na peleja, saíram à guerra, e a outra para toda a congregação.
28 Então, para o SENHOR tomarás tributo dos homens do exército que saíram a esta guerra, de cada quinhentas cabeças, uma, tanto dos homens como dos bois, dos jumentos e das ovelhas.
29 Da metade que lhes toca o tomareis e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta do SENHOR.
30 Mas, da metade que toca aos filhos de Israel, tomarás, de cada cinqüenta, um, tanto dos homens como dos bois, dos jumentos e das ovelhas, de todos os animais; e os darás aos levitas que têm a seu cargo o serviço do tabernáculo do SENHOR.
31 Moisés e o sacerdote Eleazar fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.
32 Foi a presa, restante do despojo que tomaram os homens de guerra, seiscentas e setenta e cinco mil ovelhas,
33 setenta e dois mil bois,
34 sessenta e um mil jumentos
35 e trinta e duas mil pessoas, as mulheres que não coabitaram com homem algum, deitando-se com ele.
36 E a metade, parte que toca aos que saíram à guerra, foi em número de trezentas e trinta e sete mil e quinhentas ovelhas.
37 O tributo em ovelhas para o SENHOR foram seiscentas e setenta e cinco.
38 E foram os bois trinta e seis mil; e o seu tributo para o SENHOR, setenta e dois.
39 E foram os jumentos trinta mil e quinhentos; e o seu tributo para o SENHOR, sessenta e um.
40 As pessoas foram dezesseis mil; e o seu tributo para o SENHOR, trinta e duas.
41 Então, Moisés deu a Eleazar, o sacerdote, o tributo da oferta do SENHOR, como este ordenara a Moisés.
42 E, da metade que toca aos filhos de Israel, que Moisés separara da dos homens que pelejaram
43 (a metade para a congregação foram, em ovelhas, trezentas e trinta e sete mil e quinhentas;
44 em bois, trinta e seis mil;
45 em jumentos, trinta mil e quinhentos;
46 e, em pessoas, dezesseis mil),
47 desta metade que toca aos filhos de Israel, Moisés tomou um de cada cinqüenta, tanto de homens como de animais, e os deu aos levitas que tinham a seu cargo o serviço do tabernáculo do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
48 Então, se chegaram a Moisés os oficiais sobre os milhares do exército, capitães sobre mil e capitães sobre cem,
49 e lhe disseram: Teus servos fizeram a conta dos homens de guerra que estiveram sob as nossas ordens, e nenhum falta dentre eles e nós.
50 Pelo que trouxemos uma oferta ao SENHOR, cada um o que achou: objetos de ouro, ornamentos para o braço, pulseiras, sinetes, arrecadas e colares, para fazer expiação por nós mesmos perante o SENHOR.
51 Assim, Moisés e o sacerdote Eleazar receberam deles o ouro, sendo todos os objetos bem trabalhados.
52 Foi todo o ouro da oferta que os capitães de mil e os capitães de cem trouxeram ao SENHOR dezesseis mil setecentos e cinqüenta siclos.
53 Pois cada um dos homens de guerra havia tomado despojo para si.
54 Moisés e o sacerdote Eleazar receberam o ouro dos capitães de mil e dos capitães de cem e o trouxeram à tenda da congregação, como memorial para os filhos de Israel perante o SENHOR.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/31/):
Os midianitas eram descendentes de Abraão, aqueles haviam comprado José de seus irmãos e o venderam aos egípcios (ver Gênesis 37:28). Zípora, a esposa de Moisés era de Midiã (Êxodo 2:21 e 3:1). 
Você deve se lembrar que alguns capítulos antes em Números que foram  mulheres midianitas que haviam sido enviadas ao acampamento por Balaão para seduzir o povo de Deus ao pecado. Foi uma mulher midianita que Zinri trouxe desafiadoramente para o acampamento, o que fez que ambos fossem imediatamente mortos pela lança de Finéias, neto de Arão, numa ação que parou imediatamente a praga (ver Números 25).

Chegara o momento para a ação divina. "Deus enviou juízos sobre Israel por ceder às tentações dos midianitas, mas os tentadores não deveriam escapar da ira da justiça divina ... os midianitas que seduziram eles [Israel] ao pecado rapidamente deveriam sentir os juízos de Deus, como sendo o inimigos mais perigosos "(PP 456). Conforme a instrução de Deus, Moisés ordenou que o exército israelita destruísse os midianitas. Na batalha, eles mataram cinco reis de Midiã e o exército midianita e queimaram todas as suas cidades e campos. O próprio Balaão foi uma das vítimas. Mas Moisés ficou chocado ao descobrir algumas pessoas não haviam sido exterminadas. Todas as tropas midianitas foram aniquiladas, mas as mulheres e crianças haviam sido poupadas.

Por que as pessoas insistem em pensar que são mais sábias do que Deus? Somos culpados de semelhantes racionalizações hoje? Seguimos nós as instruções de Deus ou, como os generais de Israel, fazemos escolhas que acreditamos ser melhores do que as ordenadas por Deus? A fim de cumprir a instrução de Deus, Moisés teve de ordenar que todos os homens jovens e todas as mulheres que não eram virgens fossem mortos (imoralidade foi o modo de derrotar os seguidores de Deus e estas eram as mesmas mulheres que haviam se infiltrado no campo com o propósito de levar os israelitas a pecar).

Esta história nos lembra do Rei Saul, que havia sido instruído por Samuel para destruir totalmente os amalequitas, mas retornou da guerra tendo falhado em seguir as instruções específicas de Deus (cf. 1 Samuel 15). Saul não conhecia esta história de Números? 

Como Deus se sente quando torna-se necessário destruir aqueles que têm repetidamente rejeitaram a Sua palavra? Ele fica feliz e satisfeito por erradicar os pecadores da face da terra? Ou será que Ele derrama lágrimas por aqueles que recusam a oferta gratuita de vida eterna?
Será que Deus está esperando para punir o pecador não arrependido? Ou será que Ele diz: "Como posso desistir de você? Como posso deixar você ir? "(Veja Oséias 11:8).

Fred Knopper
Centro de Mídia Adventista

Um comentário: