terça-feira, 25 de setembro de 2012

Deuteronômio 9 - terça, 25.09.2012


1 Ouve, ó Israel, tu passas, hoje, o Jordão para entrares a possuir nações maiores e mais fortes do que tu; cidades grandes e amuralhadas até aos céus;
2 povo grande e alto, filhos dos anaquins, que tu conheces e de que já ouvistes: Quem poderá resistir aos filhos de Enaque?
3 Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, teu Deus, é que passa adiante de ti; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de ti; assim, os desapossarás e, depressa, os farás perecer, como te prometeu o SENHOR.
4 Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir, porque, pela maldade destas gerações, é que o SENHOR as lança de diante de ti.
5 Não é por causa da tua justiça, nem pela retitude do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela maldade destas nações o SENHOR, teu Deus, as lança de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
6 Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo de dura cerviz.
7 Lembrai-vos e não vos esqueçais de que muito provocastes à ira o SENHOR, vosso Deus, no deserto; desde o dia em que saístes do Egito até que chegastes a este lugar, rebeldes fostes contra o SENHOR;
8 pois, em Horebe, tanto provocastes à ira o SENHOR, que a ira do SENHOR se acendeu contra vós para vos destruir.
9 Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o SENHOR fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.
10 Deu-me o SENHOR as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e, nelas, estavam todas as palavras segundo o SENHOR havia falado convosco no monte, do meio do fogo, estando reunido todo o povo.
11 Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.
12 E o SENHOR me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já se corrompeu; cedo se desviou do caminho que lhe ordenei; imagem fundida para si fez.
13 Falou-me ainda o SENHOR, dizendo: Atentei para este povo, e eis que ele é povo de dura cerviz.
14 Deixa-me que o destrua e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais forte e mais numerosa do que esta.
15 Então, me virei e desci do monte; e o monte ardia em fogo; as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos.
16 Olhei, e eis que havíeis pecado contra o SENHOR, vosso Deus; tínheis feito para vós outros um bezerro fundido; cedo vos desviastes do caminho que o SENHOR vos ordenara.
17 Então, peguei as duas tábuas, e as arrojei das minhas mãos, e as quebrei ante os vossos olhos.
18 Prostrado estive perante o SENHOR, como dantes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.
19 Pois temia por causa da ira e do furor com que o SENHOR tanto estava irado contra vós outros para vos destruir; porém ainda esta vez o SENHOR me ouviu.
20 O SENHOR se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei por Arão ao mesmo tempo.
21 Porém tomei o vosso pecado, o bezerro que tínheis feito, e o queimei, e o esmaguei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte.
22 Também em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá provocastes muito a ira do SENHOR.
23 Quando também o SENHOR vos enviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi e possuí a terra que vos dei, rebeldes fostes ao mandado do SENHOR, vosso Deus, e não o crestes, e não obedecestes à sua voz.
24 Rebeldes fostes contra o SENHOR, desde o dia em que vos conheci.
25 Prostrei-me, pois, perante o SENHOR e, quarenta dias e quarenta noites, estive prostrado; porquanto o SENHOR dissera que vos queria destruir.
26 Orei ao SENHOR, dizendo: Ó SENHOR Deus! Não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com poderosa mão.
27 Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado,
28 para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o SENHOR introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto.
29 Todavia, são eles o teu povo e a tua herança, que tiraste com a tua grande força e com o braço estendido.



Texto de hoje do blog da Bíblia   (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/9/):
Chegou para Israel o dia de atravessar o Jordão e entrar em Canaã. Moisés iria morrer, assim como morreu a primeira geração que saiu do Egito. O orgulho momentâneo de Moisés ao bater na rocha não era característico dele. Mas Deus teve de lidar com esse orgulho para que não se espalhasse por todo Israel.
Era hora de ir para casa: Moisés para o Céu, e Israel para a terra prometida. O povo da terra era maior e mais poderoso do que Israel. Entre eles haviam os descendentes dos anaquins, os gigantes que Israel temeu quarenta anos antes. Havia até uma pergunta bem conhecida na época: "Quem pode resistir aos descendentes de Anaque?"
Pouco antes do Israel contemporâneo atravessar o Jordão para possuir a Canaã celestial, a mesma questão é levantada: "Quem é como a besta? Quem pode guerrear contra ela? "(Apocalipse 13:4b NVI). A confederação global no fim dos tempos (Ap 13:1-4), apoiada pelos reis da terra, será o gigante final (Ap. 17:12-13). A história irá se repetir. Assim como Moisés disse, "o Senhor, o seu Deus, Ele mesmo, vai adiante de você como um fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você" (9:3 NVI), assim, no final dos tempos os gigantes finais "guerrearão contra o Cordeiro, mas o  Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com Ele os Seus chamados, escolhidos e fiéis" (Apocalipse 17:14 NVI). 
Pouco antes das duas travessias do Jordão para entrar nas duas terras de Canaã (antiga e celestial) Deus derrota os gigantes em favor de Seu povo. Mas há uma grande diferença entre as duas histórias. Quando o povo de Deus estiver para ser levado no Segundo Advento, será humilde e dependente nEle. Quando o antigo Israel deixou o Egito era teimoso e rebelde, ao ponto de a moldar um bezerro para adoração, enquanto Moisés recebia as primeiras tábuas escritas por Deus. Quando Deus propôs fazer uma nova nação a partir da descendência de Moisés, este rogou pelo povo, pois se Ele os destruísse, os inimigos de Deus exclamariam: "Olhem! Deus libertou Israel do Egito apenas para destruí-los no deserto!" "Ele prometeu dar-lhes a terra prometida e não o fez. Que tipo de Deus é Ele!?"   

Moisés não buscou honra para si próprio. Ele queria que Deus fosse honrado. Moisés se prostrou por quarenta dias e noites, a mesma quantidade de tempo que ele tinha estado no Monte Sinai com Deus. Foram oitenta dias e noites sem comida, mas Deus miraculosamente o preservou. Que grande Deus nós temos!


O moderno Israel obterá a vitória contra o inimigo não por sua própria força ou mérito. Aprendamos a depender do Senhor hoje, para que também dependamos dEle no tempo do fim.

Norman Gulley
Southern Adventist University
Trad JAQ - Rev JDS

Um comentário: