1
Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos
moabitas.
2
Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e
inclinou-se aos deuses delas.
3
Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.
4
Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR
ao ar livre, e a ardente ira do SENHOR se retirará de Israel.
5
Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os homens da sua tribo
que se juntaram a Baal-Peor.
6
Eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita
perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel,
enquanto eles choravam diante da tenda da congregação.
7
Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se
do meio da congregação, e, pegando uma lança,
8
foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem
israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os
filhos de Israel.
9
Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil.
10
Então, disse o SENHOR a Moisés:
11
Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de
sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de
sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
12
Portanto, dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz.
13
E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo;
porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.
14
O nome do israelita que foi morto (morto com a midianita) era Zinri, filho de
Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas.
15
O nome da mulher midianita que foi morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do
povo da casa paterna entre os midianitas.
16
Disse mais o SENHOR a Moisés:
17
Afligireis os midianitas e os ferireis,
18
porque eles vos afligiram a vós outros quando vos enganaram no caso de Peor e
no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta
no dia da praga no caso de Peor.
Texto
de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/25/ ):
Apesar ver seus planos frustrados (como vimos no capítulo de ontem),
Balaão recobrou forças e retornou com novos planos. "Depois de chegar em casa, o
poder dirigente do Espírito de Deus o deixou, e sua cobiça, que apenas estivera
contida, prevaleceu. Estava disposto a recorrer a qualquer meio para ganhar a
recompensa prometida por Balaque" (PP 451). Balaão sabia que a prosperidade
de Israel dependia de sua obediência a Deus. Portanto, ele voltou a Balaque com
um plano para seduzir Israel à idolatria envolvendo o povo no culto licencioso
de Baal.
Este
culto pagão era ligado a atos sexuais imorais e apelava para a natureza carnal
inferior. Meretrizes foram enviadas para se infiltrarem no acampamento, o que fizeram com muito
sucesso. A indulgência de Israel com o pecado fez o que os encantamentos de
Balaão não puderam fazer – separou-os de Deus. Como resultado, uma peste
terrível irrompeu no acampamento, e milhares de pessoas morreram da praga. Este
julgamento imediato de Deus fez com que o povo despertasse para a enormidade de
seu pecado. Deus ordenou que os líderes da rebelião fossem mortos. E isto foi
realizado. Enquanto o povo estava chorando diante de Deus na porta do
tabernáculo, Zinri, um dos nobres de Israel, caminhou arrogantemente pelo
acampamento com uma prostituta e a levou para a sua tenda. Este foi um ato de
desafio aberto.
Ele
poderia ter feito o seu ato perverso em qualquer outro lugar, mas optou por
desafiar a Deus no acampamento para que todos pudessem ver. Somente a ação rápida de
Finéias interrompeu a praga e salvou o povo de mais destruição.
Muitos
grandes homens e mulheres de Deus tropeçaram através da história no pecado da
luxúria, alguns com conseqüências que alterariam suas vidas: Sansão, Davi,
Salomão e a lista continua até hoje. Como no antigo Israel, a enormidade deste pecado ainda hoje nem sempre é totalmente compreendida, e muitas vezes
relevada.
A
destruição dos moabitas não foi a destruição de espectadores mal informados.
Eles participaramo ativamente de um plano para minar o relacionamento dos israelitas
com Deus. Balaão, que testemunhou o sucesso do seu plano diabólico, não escapou
à justiça divina. Ele deve ter percebido que seu fim estava próximo, quando
disse: "Que eu morra a morte dos justos, e o meu fim seja como o
dele." (Números 23:10). Mas isto não aconteceria assim. Ele não tinha
escolhido viver a vida dos justos, e na guerra de Israel contra os midianitas,
Balaão foi morto (Números 31:8).
Diariamente cuidemos para ficar longe do pecado da luxúria e ganância permanecendo bem perto de Jesus.
Diariamente cuidemos para ficar longe do pecado da luxúria e ganância permanecendo bem perto de Jesus.
Nancy
Costa
It Is Written Television
Comentários bíblicos selecionados:
1 prostituir-se Ordinariamente esta terminologia é usada para designar imoralidade sexual (não necessariamente paga), cometida por mulheres (Gên. 38:24; Lev. 21:9; Deut. 22:21, etc.). Aqui ela se refere a homens israelitas se envolvendo em sexo pecaminoso mais a imoralidade espiritual da interação com seres sobrenaturais que não o Deus do concerto (desconsiderando as advertências de Êx. 34:15) (Andrews Study Bible).
2 Estas convidaram o povo O astuto Balaão encorajou mulheres moabitas a seduzir os israelitas (31:16).
Ele voltou para casa após falhar em amaldiçoar Israel (24:25). Contudo, retornou para conseguir fortuna por salvar Moabe, quando retornou com a brilhante idéia de usar mulheres para convidar israelitas para festas sacrificais pecaminosas (que incluíam carne, como benvinda mudança do maná; comparar com Prov. 7:6-27), para que eles participassem de idolatria, perdessem suas bênçãos e Deus mesmo os destruísse. Assim a nova geração cairia na mesma cilada que quase destruiu seus pais (Êx. 32). Infelizmente, a muito bem sucedida e diabólica estratégia de seduzir o povo de Deus à apostasia através de comida e sexo sobreviveu neles (Apoc. 2:14) (Andrews Study Bible).
4 enforca-os Os israelitas deveriam executar, empalar e expor em vez de enterrar os cadáveres (comparar com 1 Sam. 31:10; 2 Sam. 21:3-14) dos líderes dos que haviam levados outros a apostasia. Este duro tratamento mostrava a ira de Deus contra eles (ver Deut. 21:22-23; Gál. 3:13) e deveria desarraigar o mal (Deut. 1:3) para que a nação inteira não fosse destruída (Andrews Study Bible).
6 uma mulher midianita Os midianitas, que eram aparentados dos israelitas (Gên. 25:1-2) e especialmente de Moisés (Êx. 2:16-22), eram parceiros com Moabe contra Israel (Núm. 22:4,7) (Andrews Study Bible).
7 Finéas Sendo filho de Eleazar, o atual sumo sacerdote (Arão havia morrido, 20:28), Finéias havia herdado a posição de líder dos levitas, que cuidavam e guardavam o santuário (3:32). Portanto tinha acesso a armas e sabia usá-las para livrar o sagrado acampamento do mal (Andrews Study Bible).
8 a praga cessou A retidão de Finéias, futuro sacerdote de Israel, executou a justiça, Sl 106.30, e fez cessar a maldição que, causada pela idolatria do povo,
se atribui ao conselho de Balaão que, segundo as tradições israelitas, foi a causa dessa prostituição com as filhas dos moabitas, v 1; Ap. 2:14, 20; Nm 31:16. A retidão perfeita de Cristo afasta o julgamento merecido por nós, os que nEle cremos (Bíblia Shedd).
Os 24.000 mortos (v.9) foi a maior quantidade de israelitas que morreram pela retribuição divina em qualquer período da jornada entre o Egito e Canaã (comparar com os 14.700 em 16:49) (Andrews Study Bible).
11 Meu zelo Este ato de Finéias revelou que ainda havia entre o povo quem mostrasse zelo pelas coisas de Deus, zelo em vindicar a retidão. Por isso, Deus reconheceu seu ato, ao ponto de o considerar um ato de expiação (v 13), aliás, a única ocasião descrita do Antigo Testamento na qual um ato, individual, não prescrito pela Lei, foi aceito como uma expiação, que escudou o povo contra a ira de Deus (Sl 106.31) (Bíblia Shedd).
17 afligireis os midianitas A conspiração midianita equivaleu a uma declaração de guerra. Para mostrar Sua justiça e proteger Seu povo, Deus instruiu que os midianitas deveriam ser punidos (cf. cap. 31). Os israelitas nunca estariam seguros se Deus permitisse que seus vizinhos os atacassem (Andrews Study Bible).
18 O paganismo ao redor de Israel sempre levava ao povo de Deus à idolatria. O mundanismo ao redor da igreja sempre quer levá-la ao caso de Peor e ao caso de Cosbi, ou seja, à impureza da carne e do espírito, 2 Co 7.1 (Bíblia Shedd).
Comentários bíblicos selecionados:
1 prostituir-se Ordinariamente esta terminologia é usada para designar imoralidade sexual (não necessariamente paga), cometida por mulheres (Gên. 38:24; Lev. 21:9; Deut. 22:21, etc.). Aqui ela se refere a homens israelitas se envolvendo em sexo pecaminoso mais a imoralidade espiritual da interação com seres sobrenaturais que não o Deus do concerto (desconsiderando as advertências de Êx. 34:15) (Andrews Study Bible).
2 Estas convidaram o povo O astuto Balaão encorajou mulheres moabitas a seduzir os israelitas (31:16).
Ele voltou para casa após falhar em amaldiçoar Israel (24:25). Contudo, retornou para conseguir fortuna por salvar Moabe, quando retornou com a brilhante idéia de usar mulheres para convidar israelitas para festas sacrificais pecaminosas (que incluíam carne, como benvinda mudança do maná; comparar com Prov. 7:6-27), para que eles participassem de idolatria, perdessem suas bênçãos e Deus mesmo os destruísse. Assim a nova geração cairia na mesma cilada que quase destruiu seus pais (Êx. 32). Infelizmente, a muito bem sucedida e diabólica estratégia de seduzir o povo de Deus à apostasia através de comida e sexo sobreviveu neles (Apoc. 2:14) (Andrews Study Bible).
4 enforca-os Os israelitas deveriam executar, empalar e expor em vez de enterrar os cadáveres (comparar com 1 Sam. 31:10; 2 Sam. 21:3-14) dos líderes dos que haviam levados outros a apostasia. Este duro tratamento mostrava a ira de Deus contra eles (ver Deut. 21:22-23; Gál. 3:13) e deveria desarraigar o mal (Deut. 1:3) para que a nação inteira não fosse destruída (Andrews Study Bible).
6 uma mulher midianita Os midianitas, que eram aparentados dos israelitas (Gên. 25:1-2) e especialmente de Moisés (Êx. 2:16-22), eram parceiros com Moabe contra Israel (Núm. 22:4,7) (Andrews Study Bible).
7 Finéas Sendo filho de Eleazar, o atual sumo sacerdote (Arão havia morrido, 20:28), Finéias havia herdado a posição de líder dos levitas, que cuidavam e guardavam o santuário (3:32). Portanto tinha acesso a armas e sabia usá-las para livrar o sagrado acampamento do mal (Andrews Study Bible).
8 a praga cessou A retidão de Finéias, futuro sacerdote de Israel, executou a justiça, Sl 106.30, e fez cessar a maldição que, causada pela idolatria do povo,
se atribui ao conselho de Balaão que, segundo as tradições israelitas, foi a causa dessa prostituição com as filhas dos moabitas, v 1; Ap. 2:14, 20; Nm 31:16. A retidão perfeita de Cristo afasta o julgamento merecido por nós, os que nEle cremos (Bíblia Shedd).
Os 24.000 mortos (v.9) foi a maior quantidade de israelitas que morreram pela retribuição divina em qualquer período da jornada entre o Egito e Canaã (comparar com os 14.700 em 16:49) (Andrews Study Bible).
11 Meu zelo Este ato de Finéias revelou que ainda havia entre o povo quem mostrasse zelo pelas coisas de Deus, zelo em vindicar a retidão. Por isso, Deus reconheceu seu ato, ao ponto de o considerar um ato de expiação (v 13), aliás, a única ocasião descrita do Antigo Testamento na qual um ato, individual, não prescrito pela Lei, foi aceito como uma expiação, que escudou o povo contra a ira de Deus (Sl 106.31) (Bíblia Shedd).
17 afligireis os midianitas A conspiração midianita equivaleu a uma declaração de guerra. Para mostrar Sua justiça e proteger Seu povo, Deus instruiu que os midianitas deveriam ser punidos (cf. cap. 31). Os israelitas nunca estariam seguros se Deus permitisse que seus vizinhos os atacassem (Andrews Study Bible).
18 O paganismo ao redor de Israel sempre levava ao povo de Deus à idolatria. O mundanismo ao redor da igreja sempre quer levá-la ao caso de Peor e ao caso de Cosbi, ou seja, à impureza da carne e do espírito, 2 Co 7.1 (Bíblia Shedd).
Very good!
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