sábado, 8 de setembro de 2012

Números 28 - sábado, 08.09.2012


1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
2 Dá ordem aos filhos de Israel e dize-lhes: Da minha oferta, do meu manjar para as minhas ofertas queimadas, do aroma agradável, tereis cuidado, para mas trazer a seu tempo determinado.
3 Dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR, dia após dia: dois cordeiros de um ano, sem defeito, em contínuo holocausto;
4 um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro, ao crepúsculo da tarde;
5 e a décima parte de um efa de flor de farinha, em oferta de manjares, amassada com a quarta parte de um him de azeite batido.
6 É holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR.
7 A sua libação será a quarta parte de um him para o cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao SENHOR.
8 E o outro cordeiro oferecerás no crepúsculo da tarde; como a oferta de manjares da manhã e como a sua libação, o trarás em oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR.
9 No dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, e a sua libação;
10 é holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo e a sua libação.
11 Nos princípios dos vossos meses, oferecereis, em holocausto ao SENHOR, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito,
12 e três décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um novilho; duas décimas de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um carneiro;
13 e uma décima de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, para um cordeiro; é holocausto de aroma agradável, oferta queimada ao SENHOR.
14 As suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, por todos os meses do ano.
15 Também se trará um bode como oferta pelo pecado, ao SENHOR, além do holocausto contínuo, com a sua libação.
16 No primeiro mês, aos catorze dias do mês, é a Páscoa do SENHOR.
17 Aos quinze dias do mesmo mês, haverá festa; sete dias se comerão pães asmos.
18 No primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis;
19 mas apresentareis oferta queimada em holocausto ao SENHOR, dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano; ser-vos-ão eles sem defeito.
20 A sua oferta de manjares será flor de farinha, amassada com azeite; oferecereis três décimas para um novilho e duas décimas para um carneiro.
21 Para cada um dos sete cordeiros oferecereis uma décima;
22 e um bode, para oferta pelo pecado, para fazer expiação por vós.
23 Estas coisas oferecereis, além do holocausto da manhã, que é o holocausto contínuo.
24 Assim, oferecereis cada dia, por sete dias, o manjar da oferta queimada em aroma agradável ao SENHOR; além do holocausto contínuo, se oferecerá isto com a sua libação.
25 No sétimo dia, tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis.
26 Também tereis santa convocação no dia das primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao SENHOR, segundo a vossa Festa das Semanas; nenhuma obra servil fareis.
27 Então, oferecereis ao SENHOR por holocausto, em aroma agradável: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano;
28 a sua oferta de manjares de flor de farinha, amassada com azeite: três décimas de um efa para um novilho, duas décimas para um carneiro,
29 uma décima para cada um dos sete cordeiros;
30 e um bode, para fazer expiação por vós.
31 Oferecê-los-eis, além do holocausto contínuo, e da sua oferta de manjares, e das suas libações. Ser-vos-ão eles sem defeito.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/28/):
A brisa que muitas vezes vem na parte da tarde, refrescando um dia quente, é uma bênção da natureza. Nesses momentos eu abro todas as portas e janelas para permitir que esta brisa revigore a casa. Infelizmente, às vezes o meu vizinho decide assar ao ar livre sua carne e eu rapidamente fecho as portas e janelas até que ela esteja pronta, se este aroma não me for agradável.
No início de Números 28 Deus diz que Ele deseja um aroma agradável. Não é possível acabar com um aroma agradável durante a queima de animais mortos cordeiros, carneiros, cabras e touros. Pode você imaginar a variedade de odores que deve ter invadido o acampamento de Israel, com os sacrifícios de tantos animais acontecendo diariamente?
Você já pensou quantos cordeiros, carneiros, cabras e bois eram mortos em sacrifício a cada ano? Contando todos os sacrifícios de animais no próximo capítulo, você pode facilmente chegar à conclusão de que o acampamento era grande campo de matança.  Então imagine mais de um milhão de pessoas acampadas no deserto junto com possivelmente muitos animais, e você verá por que Deus tinha que dar comandos específicos a respeito da organização, limpeza e ordem.

Que grande impressão estava Deus tentando causar com a morte de tantos animais? Não eram os sacrifícios da manhã e da noite suficientes para impressionar o Seu povo sobre o fato de que o pecado leva à morte? Por que, então, todos os sacrifícios adicionais em momentos especificados ao longo do ano?
Deus ama os animais, mas ele prefere sacrificar todos os amados animais do que permitir que um de seus filhos sofra a conseqüência do pecado ou não compreenda Seu caráter de amor altruísta.

Cada oferta de animais apontava para o sacrifício supremo de Deus ia fazer, oferecendo o Seu próprio Filho, a vida mais amada e sacrifício mais caro que Deus poderia oferecer. O que mais Ele poderia fazer para convencer Sua criação humana que Ele é confiável e que não requer nada menos do que Ele mesmo está disposto a dar? Como poderia Deus melhor levar o Seu povo ao ponto de escolher morrer em vez de pecar? O que Deus precisa fazer hoje para convencer aqueles que se dizem Seus seguidores de que o pecado é destrutivo e que só através do sacrifício pessoal pode a harmonia do universo ser restaurada? " Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado. Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu." (1 João 3:5-6 NVI). 

Como pode sua vida ser um aroma agradável a Deus hoje?

Fred Knopper
Adventist Media Center


Um comentário: