quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Números 26 - quinta, 06.09.2012 - comentado


1 Passada a praga, falou o SENHOR a Moisés e a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, dizendo:
2 Levantai o censo de toda a congregação dos filhos de Israel, da idade de vinte anos para cima, segundo as casas de seus pais, todo que, em Israel, for capaz de sair à guerra.
3 Moisés e Eleazar, o sacerdote, pois, nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, na altura de Jericó, falaram aos cabeças de Israel, dizendo:
4 Contai o povo da idade de vinte anos para cima, como o SENHOR ordenara a Moisés e aos filhos de Israel que saíram do Egito:
5 Rúben, o primogênito de Israel; os filhos de Rúben: de Enoque, a família dos enoquitas; de Palu, a família dos paluítas;
6 de Hezrom, a família dos hezronitas; de Carmi, a família dos carmitas.
7 São estas as famílias dos rubenitas; os que foram deles contados foram quarenta e três mil e setecentos e trinta.
8 O filho de Palu: Eliabe.
9 Os filhos de Eliabe: Nemuel, Datã e Abirão; estes, Datã e Abirão, são os que foram eleitos pela congregação, os quais moveram a contenda contra Moisés e contra Arão, no grupo de Corá, quando moveram a contenda contra o SENHOR;
10 quando a terra abriu a boca e os tragou com Corá, morrendo aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, e isso serviu de advertência.
11 Mas os filhos de Corá não morreram.
12 Os filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Jaquim, a família dos jaquinitas;
13 de Zera, a família dos zeraítas; de Saul, a família dos saulitas.
14 São estas as famílias dos simeonitas, num total de vinte e dois mil e duzentos.
15 Os filhos de Gade, segundo as suas famílias: de Zefom, a família dos zefonitas; de Hagi, a família dos hagitas; de Suni, a família dos sunitas;
16 de Ozni, a família dos oznitas; de Eri, a família dos eritas;
17 de Arodi, a família dos aroditas; de Areli, a família dos arelitas.
18 São estas as famílias dos filhos de Gade, segundo os que foram deles contados, num total de quarenta mil e quinhentos.
19 Os filhos de Judá: Er e Onã; mas Er e Onã morreram na terra de Canaã.
20 Assim, os filhos de Judá foram, segundo as suas famílias: de Selá, a família dos selaítas; de Perez, a família dos perezitas; de Zera, a família dos zeraítas.
21 Os filhos de Perez foram: de Hezrom, a família dos hezronitas; de Hamul, a família dos hamulitas.
22 São estas as famílias de Judá, segundo os que foram deles contados, num total de setenta e seis mil e quinhentos.
23 Os filhos de Issacar, segundo as suas famílias, foram: de Tola, a família dos tolaítas; de Puva, a família dos puvitas;
24 de Jasube, a família dos jasubitas; de Sinrom, a família dos sinronitas.
25 São estas as famílias de Issacar, segundo os que foram deles contados, num total de sessenta e quatro mil e trezentos.
26 Os filhos de Zebulom, segundo a suas famílias, foram: de Serede, a família dos sereditas; de Elom, a família dos elonitas, de Jaleel, a família dos jaleelitas.
27 São estas as famílias dos zebulonitas, segundo os que foram deles contados, num total de sessenta mil e quinhentos.
28 Os filhos de José, segundo as suas famílias, foram Manassés e Efraim.
29 Os filhos de Manassés foram: de Maquir, a família dos maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas.
30 São estes os filhos de Gileade: de Jezer, a família dos jezeritas; de Heleque, a família dos helequitas;
31 de Asriel, a família dos asrielitas; de Siquém, a família dos siquemitas.
32 De Semida, a família dos semidaítas; de Héfer, a família dos heferitas.
33 Porém Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos, senão filhas; os nomes das filhas de Zelofeade foram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
34 São estas as famílias de Manassés; os que foram deles contados foram cinqüenta e dois mil e setecentos.
35 São estes os filhos de Efraim, segundo as suas famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos bequeritas; de Taã, a família dos taanitas.
36 De Erã, filho de Sutela: de Erã, a família dos eranitas.
37 São estas as famílias dos filhos de Efraim, segundo os que foram deles contados, num total de trinta e dois mil e quinhentos. São estes os filhos de José, segundo as suas famílias.
38 Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airão, a família dos airamitas;
39 de Sufã, a família dos sufamitas; de Hufã, a família dos hufamitas.
40 Os filhos de Belá foram: Arde e Naamã; de Arde, a família dos arditas; de Naamã, a família dos naamanitas.
41 São estes os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; os que foram deles contados foram quarenta e cinco mil e seiscentos.
42 São estes os filhos de Dã, segundo as suas famílias: de Suão, a família dos suamitas. São estas as famílias de Dã, segundo as suas famílias.
43 Todas as famílias dos suamitas, segundo os que foram deles contados, tinham sessenta e quatro mil e quatrocentos.
44 Os filhos de Aser, segundo as suas famílias: de Imna, a família dos imnaítas; de Isvi, a família dos isvitas; de Berias, a família dos beriaítas.
45 Os filhos de Berias foram: de Héber, a família dos heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas.
46 O nome da filha de Aser foi Sera.
47 São estas as famílias dos filhos de Aser, segundo os que foram deles contados, num total de cinqüenta e três mil e quatrocentos.
48 Os filhos de Naftali, segundo as suas famílias: de Jazeel, a família dos jazeelitas; de Guni, a família dos gunitas;
49 de Jezer, a família dos jezeritas; de Silém, a família dos silemitas.
50 São estas as famílias de Naftali, segundo as suas famílias; os que foram deles contados, foram quarenta e cinco mil e quatrocentos.
51 São estes os contados dos filhos de Israel: seiscentos e um mil setecentos e trinta.
52 Disse o SENHOR a Moisés:
53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o censo.
54 À tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança.
55 Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão.
56 Segundo a sorte, repartir-se-á a herança deles entre as tribos maiores e menores.
57 São estes os que foram contados dos levitas, segundo as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Coate, a família dos coatitas; de Merari, a família dos meraritas.
58 São estas as famílias de Levi: a família dos libnitas, a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a família dos coraítas. Coate gerou a Anrão.
59 A mulher de Anrão chamava-se Joquebede, filha de Levi, a qual lhe nasceu no Egito; teve ela, de Anrão, a Arão, e a Moisés, e a Miriã, irmã deles.
60 A Arão nasceram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
61 Nadabe e Abiú morreram quando levaram fogo estranho perante o SENHOR.
62 Os que foram deles contados foram vinte e três mil, todo homem da idade de um mês para cima; porque estes não foram contados entre os filhos de Israel, porquanto lhes não foi dada herança com os outros.
63 São estes os que foram contados por Moisés e o sacerdote Eleazar, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, ao pé do Jordão, na altura de Jericó.
64 Entre estes, porém, nenhum houve dos que foram contados por Moisés e pelo sacerdote Arão, quando levantaram o censo dos filhos de Israel no deserto do Sinai.
65 Porque o SENHOR dissera deles que morreriam no deserto; e nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/numeros/nm-capitulo-26/



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/26/  ):
Os 40 anos de exílio no deserto terminaram. Ninguém acima de 20 anos de idade que havia participado da rebelião tinha sobrevivido. Apenas Josué e Calebe restavam daquela época. Deus então ordenou que uma nova contagem do povo fosse feita. O censo serviria de base para a divisão da Terra Prometida (v. 53).

Os detalhes numéricos do censo parecem tediosos para a maioria de nós, mas são de extremo interesse para historiadores. É não somente um importante registro da herança judaica, mas da história humana. Apresenta a narrativa bíblica em seu contexto mostrando os relacionamentos entre as famílias e evidenciando a confiabilidade da Bíblia. O mais importante é sabermos que essa linhagem, como um fio de ouro que atravessa a história, chega até ao nascimento de Cristo. A seguir alguns poucos fatos que aprendemos deste censo:
 1. Os filhos de Rúbem passaram a ter aproximadamente 3.000 homens a menos do que 38 anos antes. Isto pode ter sido em parte devido à rebelião de Datã e Abirã, que eram Rubenitas.
2. A linhagem de Coré não exterminada. Aparentemente parte de sua família não participou na rebelião. Os filhos de Coré continuaram a ter um bom nome até no tempo de Davi (Salmo 42:44-49).
3. A tribo de Manassés registrou um aumento de 20.000 homens, cumprindo a profecia de Jacó a respeito da fertilidade dos filhos de José (Gênesis 49:22).
4. O censo dos Levitas foi feito separadamente, como no primeiro censo, porque eles não deveriam receberam terras como herança. Eles foram distribuídos em algumas cidades.

A extensão do território recebido foi proporcional ao número de pessoas existentes em cada tribo e a terra foi dividida por sorteio. Eles acreditavam que o lançar sortes era dirigido por intervenção divina (Provérbios 16:33); o mesmo método foi utilizado pela igreja primitiva (Atos 1:23-26). O capítulo termina lembrando-nos que o Senhor cumpriu a Sua promessa e poupou a vida de Josué e Calebe, permitindo-lhes entrarem na Terra Prometida devido ao relato corajoso que deram.

O Senhor conhece os que são Seus. Ele conta o Seu povo e mantém um registro fiel da linhagem de Israel no livro da vida. Se somos fiéis, Ele não esquecerá a Sua promessa de conceder-nos uma herança na Terra Prometida. (Trad. Pr. Jobson Dornelles Santos)
 
Nancy Costa
It Is Written Television




Comentários bíblicos selecionados:
26:1 – 36:13 O preparo de Deus em preparar a nova geração, limpa da apostasia, para ocupar a terra prometida (Andrews Study Bible).

Levantai o censo Repetindo o censo militar (que não incluía levitas, cap. 1), era necessário organizar a nova geração e constatar que a velha geração tinha-se ido, à exceção de Calebe e Josué (vs. 64-65; comparar com o cap. 14) (Andrews Study Bible).

11 os filhos de Coré não morreram Esta é uma nota surpreendente, colocada entre as histórias de famílias. As famílias de Datã e Abirão morreram com eles (16:27, 32-33), mas os filhos de Coré (relacionados em Ex. 6:24) provavelmente se mantiveram à parte dos rebeldes. Os descendentes de Coré vieram a compor salmos magníficos (Sal. 42, 44-49, 84-85, 87-88) (Andrews Study Bible).

51 seiscentos e um mil, setecentos e trinta O total [601.730] era apenas um pouco menor do que os 603.500 contados no censo anterior (1:46), a despeito da perda dos 24.00 devido à praga (25:9) (Andrews Study Bible).

54 À tribo mais numerosa darás herança maior O crescimento e diminuição (inclusive devido a destruição divina) da população das tribos estava relacionada com sua lealdade ou deslealdade a Deus. Portanto, recompensas de territórios adicionais estavam indiretamente ligadas à conduta tribal (Andrews Study Bible).
A herança haveria de ser de acordo com a necessidade e a capacidade de cada tribo. Assim é que Deus distribui os dons e responsabilidades dentro da Sua igreja, Mt 25.15; Lc 19.17, 19; Ex 16.18; 2Co 8.13-15 (Bíblia Shedd).

65 Calebe Deus havia prometido poupar Calebe e Josué e permitir que entrassem na terra de Canaã graças a seu relatório corajoso (Nm 14:24, 30, 38). Além deles, Moisés e Eleazar eram sobreviventes do primeiro  censo realizado no monte Sinai. Uma geração inteira tinha perecido, com exceção de poucas pessoas que estavam sob o cuidado protetor de Deus e a quem Ele destinara para coisas maiores. O Senhor sabe quem são os Seus (2Tm 2:19); Ele sempre conserva o nome dos santos diante dEle (Ex 33:17; Is 43:1), no livro da vida (Ap 3:5; Fp 4:3). Calebe permanece como um digno exemplo de lealdade aos princípios sob as circunstâncias mais adversas e desafiadoras (Bíblia Shedd)

Um comentário: