1 Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer,
filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de
Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla,
Milca e Tirza.
2 Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o
sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da
congregação, dizendo:
3 Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se
ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e
não teve filhos.
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua
família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso
pai.
5 Moisés levou a causa delas perante o SENHOR.
6 Disse o SENHOR a Moisés:
7 As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente,
lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a
elas a herança de seu pai.
8 Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém
morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.
9 E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos
irmãos dele.
10 Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos
irmãos de seu pai.
11 Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança
ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de
Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
12 Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte Abarim
e vê a terra que dei aos filhos de Israel.
13 E, tendo-a visto, serás recolhido também ao teu povo,
assim como o foi teu irmão Arão;
14 porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação,
fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus
olhos. São estas as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.
15 Então, disse Moisés ao SENHOR:
16 O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um
homem sobre esta congregação
17 que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que
os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja
como ovelhas que não têm pastor.
18 Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem
em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos;
19 apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda
a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens.
20 Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça
toda a congregação dos filhos de Israel.
21 Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por
ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua
palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de
Israel com ele, e toda a congregação.
22 Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a
Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a
congregação;
23 e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o
SENHOR falara por intermédio de Moisés.
Texto de hoje do blog
da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/27/):
O capítulo 27 inicia-se com questões de herança que serão
discutidas de forma mais completa em Números 36. Então vamos nos concentrar
noutros conteúdos desse capítulo.
Moisés tinha reagido a uma multidão murmurante de uma
maneira muito humana, com emoções humanas. No processo, ele colocou-se na
posição reservada somente para Deus, dizendo: "Escutem, rebeldes, será que
teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?" (Números 20:10, NVI). Moisés então bateu na rocha, por duas vezes,
em vez de falar a ela como Deus havia instruído.
Ao fazê-lo, Moisés tinha gravemente representado mal a Deus
(ver Números 27:14). Embora Deus ainda concedesse um milagre no fornecimento de
água, ele não poderia ter deixado essa demonstração de raiva humana e
desobediência total passarem despercebidas na vida de Seu servo querido. As
pessoas devem entender que o certo é certo e o errado é errado e que todas as
ações têm consequências - especialmente os atos de desobediência consciente.
Como resultado de seu pecado, Moisés não foi autorizado a
entrar na Terra Prometida - outro líder deveria ser escolhido. Moisés pediu a
Deus para designar o homem que iria sucedê-lo (ver Números 27:16).Ele havia
liderado a nação durante quatro décadas. Os israelitas tinham sido um povo
rebelde e murmurador e embora tivessem severamente testado a sua paciência,
Moisés ainda sentia preocupação e grande ansiedade quanto ao futuro deles.
"Quem iria sentir o interesse por seu bem-estar que ele sentiu?" (PP
462).
Neste momento, Moisés tinha 120 anos de idade (ver Deut.
31:2), mais do dobro da idade de todos os outros homens no acampamento. Além de
si mesmo, os únicos outros adultos ainda vivos que originalmente saíram do
Egito eram Josué e Calebe, os dois espias fiéis. Os dez espias infiéis morreram
no deserto juntamente com todos os homens e, provavelmente, as mulheres mais
adultas do grupo original que havia deixado o Egito.
Não faria sentido escolher um líder entre os dois que tinham
viajado todo o percurso e demonstrado consistentemente a sua fidelidade? Isso
significava escolher entre Calebe e Josué. E assim foi. Deus instruiu Moisés
para selecionar Josué como o sucessor na liderança. Assim, Josué seria aquele
que levaria o povo de Deus para a Terra Prometida.
Fred Knopper
Adventist Media Center
Comentários bíblicos
selecionados:
1 Esta narrativa está dentro do asunto da divisão da terra,
cuja legislação segue o segundo censo, no capítulo anterior. [...] O 27º
capítulo nos ensina: 1) Como solucionar as dificuldades, levando-as a Deus; 2)
A beleza do caráter: Moisés não se queixou, preocupando-se comente com o
progresso do povo de Israel, vs 12-16; 3) O segredo do poder: o Espírito de
Deus, v 18; 4) O líder de Israel tinha de ser um tipo de Cristo, na obra de
reger, guiar e cuidar, 17 (Bíblia Shedd).
2 à porta da tenda da
congregação Sem dúvida, era costume de Moisés, Eleazar e dos príncipes se
reunirem à porta do tabernáculo para congregar como um tribunal (Êx 18:25,26).
Isso significava que, se fosse necessário, Moisés teria facilidade de se
achegar a Deus e consultá-lo (Comentário
Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
3 No seu próprio
pecado Isto é, em pecados pessoais dos quais todos eram culpados, não um
pecado de franco desafio ou negligência voluntária. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Tivera uma morte natural dentro daquela geração rebelde que
não tivera licença de entrar na Terra Prometida, 14.2-4, 21-23. Não foi
executado, 16.26-35 (Bíblia Shedd).
4 Por que se tiraria
o nome de nosso pai...? As moças quiseram preservar a herança e o nome de
seu pai, (Bíblia Shedd).
Na sociedade patriarcal israelita, a herança ocorria através
dos homens. Contudo, o falecido Zelofeade havia tido apenas filhas mulheres,
que não poderiam, pelo costume vigente, receber nenhuma herança. Assim, seu
nome não estaria ligado a nenhuma porção da terra prometida de modo que se
mantivesse sua memória viva (comparar Rute 4). Isto significava puni-lo injustamente
após a morte. A solução seria que suas filhas pudessem receber sua herança, neste
caso (ver tb cap. 36) (Andrews Study
Bible).
[Vemos aqui Deus restaurando o direito das mulheres, corrigindo a noção machista corrente.]
5 Moisés levou a
causa delas A decisão do tribunal convocado foi considerada inadequada para
resolver o assunto. Como Moisés não queria tomar a decisão sozinho, levou o
assunto a Deus, conforme recebera a ordem de fazer em várias ocasiões (Êx
25:22; Nm 7:89) (Comentário Bíblico Adventista
do 7º Dia, vol. 1).
6 Disse o Senhor a
Moisés O contato imediato e direto de Moisés com o próprio Deus é a base da
formação de toda a lei dos israelitas; Deus falou claramente ao Seu servo
Moisés, boca a boca, 12.8 (Bíblia Shedd).
7 Falam o que é justo
O Senhor aprovou a causa das filhas de Zelofeade. O caso veio à tona novamente
após a entrada em Canaã (Comentário
Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Certamente, lhes
darás No hebraico, a palavra “lhes” é masculina, referindo-se à
descendência em potencial das moças. As filhas eram consideradas representantes
dos filhos que esperavam ter (Comentário
Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
8 Quando alguém
morrer. O caso das filhas de Zelofeade abriu um precedente e um estatuto
formal foi constituído para solucionar casos semelhantes posteriores (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia,
vol. 1).
9 Se não tiver filha
As disputas entre irmãos, com respeito a questões de propriedades, podem ser
causa de grande amargura (Comentário
Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
11 Ao parente mais
chegado Estes deveres e direitos do parente mais próximo são iguais, na lei
de vários países. Hoje, porém, a esposa tem a primazia (Bíblia
Shedd).
12 Sobe a este monte
Abarim Como Zelofeade, Moisés não entraria em Canaã. A sua hora de morrer –
devido à sua desobediência em Cades (cap. 20) – estava próxima (ver em Deut. 34
o registro de sua morte) (Andrews Study
Bible).
Abarim A palavra ‘Abarim está no plural, e talvez se
refira à uma cadeia de montanhas que forma a margem ocidental do planalto
moabita. Pisga é outro nome de Abarim ou se refere à seção norte da cordilheira
(Dt 32:49; 34:1). O monte Nebo é um cume da seção norte (Dt 32:49; 34:1).
Proveniente do verbo “atravessar”, o substantivo significa “vau”, um lugar
adequado para atravessar o rio. Por isso, as montanhas eram chamadas de ‘Abarim, literalmente “vaus”, por estarem
situadas perto dos vaus do loutro lado do rio Jordão, em frente a Jericó (cf.
Nm 21:11) (Comentário Bíblico Adventista
do 7º Dia, vol. 1).
14 Na contenda No
lugar chamado Meribá, “Contenda”, por causa da murmuração do povo, 20.3, e de
Moisés, 20.10 (Bíblia Shedd).
fostes rebeldes Ver
Nm 20:1, 12 e 24. O pecado de Moisés e Arão (Nm 20:8-13) é chamado, nesta
passagem, de rebelião (Comentário Bíblico
Adventista do 7º Dia, vol. 1).
15 Disse Moisés A
grandeza de Moisés no exercício da liderança é vista no fato de ele ter se
colocado em segundo plano e começado a planejar o futuro do povo de Deus (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia,
vol. 1).
16 autor e
conservador de toda vida Moisés gostava de dar este títuloa Deus, que pela
Sua Graça poupava a um povo que, pelos seus pecados, estava constantemente
atraindo sua própria destruição e morte, 16.21-22 (Bíblia
Shedd).
17 Saia As
expressões “saia” e “entre” são usadas para denotar as experiências comuns da
vida (Dt 28:6; 31:2) Fazer sair e fazer entrar sugerem a relação de um pastor
com seu rebanho (Jo 10:3-9) (Comentário
Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
Como ovelhas A
Bíblia, muits vezes, usa esta palavra para descrever o povo de Deus; no Antigo
Testamento, Moisés, Davi e depois o próprio Deus são sucessivamente chamados “Pastor
de Israel”. No Novo Testamento, a soma destes ensinamentos se resume na pessoa
de Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a Sua vida para que as ovelhas pudessem
ter a vida em abundância, tanto na terra como nos Céus, Jo 10.1-18 (Bíblia
Shedd).
18 homem em quem há o
Espírito Josué possuía valiosa experiência como assistente por longo tempo de
Moisés(11:28; Êx 24:13; 33:11) e como
comandante militar (Êx 17:8-13). Mas ter o Espírito era sua mais importante
qualificação para liderar o povo de Deus (comparar Núm. 11:16-17, 24-29) porque
estava em contato com o divino Rei de Israel e seguiria Sua liderança.
O substituto de Moisés é indicado por Deus: Josué, por
intermédio de quem Deus continuaria a Sua obra, [...] Note-se a humildade de
Moisés em aceitar a indicação divina, sem pensar em um dos seus próprios filhos
(Bíblia
Shedd).
impõe-lhe as mãos
Uma cerimônia de bênção (Gn 48:14) e consagração (Nm 8:10), acompanhada e
executada pela orientação e pela sabedoria do Espírito Santo (Dt 34:9). Na
igreja cristã, a imposição das mãos no rito da ordenação combina os seguintes
três aspectos: bênção, sucessão no cargo e autoridade para ensinar (At 6:6;
13:3; 2Tm 1:6) (Comentário Bíblico Adventista
do 7º Dia, vol. 1).
19 Perante a
congregação A cerimônia devia ter o caráter mais público possível, para que
não houvesse questionamento ou dúvida quanto à autoridade de Josué (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia,
vol. 1).
20 Põe sobre ele da
tua autoridade O fato de Moisés haver comissionado a Josué e repartido
poder com ele enquanto Moisés ainda estava vivo [a transmissão poderia ter
ocorrido após a morte e ressurreição de Moisés] garantiria uma transição
tranquila (Andrews Study Bible).
A palavra traduzida por “autoridade” é usada com frequencia
para a majestade e o poder reais. Moisés devia começar imediatamente a
transmitir um pouco de sua responsabilidade e autoridade para Josué, a fim de
que ele começasse a exercê-las junto com o experiente líder.
21 Perante Eleazar
Ao que parece, a autoridade de Josué era, em certos aspectos, menos que a de
Moisés. Este recebia conselhos diretamente de Deus, mas Josué devia recorrer ao
sumo sacerdote, que seria um mediador entre ele e o Senhor (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia,
vol. 1).
Apesar de não ter a interação face a face, como Moisés tinha
(12:8; Deut. 34:10), ele receberia orientação específica através do oráculo
sacerdotal do Urim e Tumim (Núm 27:21; comparar com Êx. 28:30) (Andrews Study Bible).
23 lhe deu as suas
ordens Lit. “comandou/encarregou”, isto é, o comissionou (Andrews Study Bible).
Good!
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