domingo, 21 de outubro de 2012

A conquista de Canaã e Ética da 'Guerra Santa' em Josué

O pano de fundo do livro de Josué é a conquista militar de Canaã.
O direito dos israelitas tomarem aquela terra e a forma como deveriam tê-lo feito é objeto de muito questionamento, que inclui até dúvidas quanto ao caráter de Deus e o direito atual sobre a Terra Santa.
Quanto a isto, gostei muito deste comentário da Bíblia de Andrews (p. 264) que discorre sobre a "Conquista e Ética da 'Guerra Santa'":

"Por que Deus ordenou Israel para destruir os cananeus em 'guerra santa'? Esta questão deve ser colocada em contexto histórico mais amplo.  A ordem de Deus não era um padrão geral para as guerras de Israel (ver Deut. 20): só se aplicava a essas nações em Canaã na época da conquista. Mais de 400 anos antes, Deus havia dito "a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa" (Gn 15:16 NVI). Por pelo menos quatro séculos o conhecimento do verdadeiro Deus esteve disponível aos cananeus (cf. Gen. 14:17-20;. Num 22-24), e eles tiveram tempo suficiente para se arrepender. Mais evidências foram dadas para os habitantes de Canaã quando Israel começou a conquista da terra (Js 2:9-11; 6:22-25). Neste momento a iniqüidade dos amorreus realmente estava completa. A palavra hebraica cherem descreve a condição dessas nações. Ela significa "totalmente entregue" ao mal e, portanto, dedicado à destruição. Sempre que a Escritura usa esta palavra em qualquer referência a uma nação, é sempre dentro do contexto da conquista de Canaã (Dt 7:26; 13:18; Josh 6:17-18;. 7:1, 11-13, 15; 1 Sm 15:21). Isso aponta para a singularidade desse evento na história bíblica de julgamentos de Deus sobre as nações. A cultura não será mais elevada do que a sua compreensão de Deus e da religião que possui. Dado os equívocos e as práticas de sexo e violência no centro da religião cananéia, não é de estranhar que, no prazo de alguns séculos toda a civilização havia como um todo perdido sua capacidade moral de responder à influência do Espírito de Deus. Deus, tanto em Sua misericórdia quanto em Sua justiça, declarou que não havia mais nada a fazer a não ser por fim à cultura cananéia (religiosa e política), enquanto poupava indivíduos que responderam em fé (como Raabe e sua casa).
No entanto, não era o plano original de Deus que Israel destruísse os cananeus por suas próprias mãos. Deus havia prometido enviar o Seu Anjo e 'vespas' (ou 'terror') antes deles para expulsar os habitantes inimigos (Êxodo 23:23, 28). No Mar Vermelho e mais tarde na história de Israel quando o Seu povo se atreveu a confiar totalmente em Deus, Ele lutou as batalhas para eles, enquanto eles pararam e testemunharam os Seus atos de salvação (ver Ex 14-15; 2 Reis 19, 2 Cro.20, 32; Is. 37). Como resultado da falta de fé de Israel, Deus lhes permitiu lutar. Mas, mesmo assim, como o livro de Josué deixa claro, não foi uma questão de Israel lutar e Deus lhes dar a vitória, mas Deus lutou em nome de Israel e Israel foi o instrumento de Deus do juízo. " (Trad JAQ - Rev GASQ)

Ótimo texto, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário