segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Deuteronômio 22 - segunda, 08.10.2012


1 Vendo extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te furtarás a eles; restituí-los-ás, sem falta, a teu irmão.
2 Se teu irmão não for teu vizinho ou tu o não conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo até que teu irmão os busque, e tu lhos restituas.
3 Assim também farás com o seu jumento e assim farás com as suas vestes; o mesmo farás com toda coisa que se perder de teu irmão, e tu achares; não te poderás furtar a ela.
4 O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo.
5 A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus.
6 Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe sobre os passarinhos ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
7 deixarás ir, livremente, a mãe e os filhotes tomarás para ti, para que te vá bem, e prolongues os teus dias.
8 Quando edificares uma casa nova, far-lhe-ás, no terraço, um parapeito, para que nela não ponhas culpa de sangue, se alguém de algum modo cair dela.
9 Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha.
10 Não lavrarás com junta de boi e jumento.
11 Não te vestirás de estofos de lã e linho juntamente.
12 Farás borlas nos quatro cantos do manto com que te cobrires.
13 Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer,
14 e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem,
15 então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta.
16 O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu;
17 e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade,
18 os quais tomarão o homem, e o açoitarão,
19 e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida.
20 Porém, se isto for verdade, que se não achou na moça a virgindade,
21 então, a levarão à porta da casa de seu pai, e os homens de sua cidade a apedrejarão até que morra, pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.
23 Se houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela,
24 então, trareis ambos à porta daquela cidade e os apedrejareis até que morram; a moça, porque não gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a mulher do seu próximo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
25 Porém, se algum homem no campo achar moça desposada, e a forçar, e se deitar com ela, então, morrerá só o homem que se deitou com ela;
26 à moça não farás nada; ela não tem culpa de morte, porque, como o homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim também é este caso.
27 Pois a achou no campo; a moça desposada gritou, e não houve quem a livrasse.
28 Se um homem achar moça virgem, que não está desposada, e a pegar, e se deitar com ela, e forem apanhados,
29 então, o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e, uma vez que a humilhou, lhe será por mulher; não poderá mandá-la embora durante a sua vida.
30 Nenhum homem tomará sua madrasta e não profanará o leito de seu pai.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/22/):
Muitas pessoas denunciam Deuteronômio 22 como um exemplo abominável de insensibilidade da lei do Antigo Testamento para com as vítimas de estupro. No entanto, um exame mais detalhado do contexto revela exatamente o contrário.

Esta passagem descreve os dois principais locais em que uma virgem israelita podia ser sexualmente violentada: na aldeia ou em uma área deserta nos arredores da cidade. É importante notar as abordagens dramaticamente diferentes para os dois locais.

Se uma mulher estava na cidade ela estava cercada por homens que correriam em seu auxílio, caso ela gritasse por socorro. Isso nos diz algo sobre como os homens e meninos em Israel eram treinados para proteger a virtude das mulheres. Eles saltariam em sua defesa a qualquer custo.
Lembre-se: em uma aldeia padrão não havia vidro nas janelas e as casas eram pequenas habitações construídas muito próximas umas das outras (compartilhando paredes, às vezes). Presumia-se que qualquer mulher estivesse, a qualquer momento, a poucos metros de ajuda. Além disso, esta lei e a cultura de tutela masculina que a acompanhava eram a garantia de que tudo o que uma mulher atacada tinha a fazer era gritar e alguém iria saltar em seu auxílio. Neste contexto, se ela tivesse ficado em silêncio, os líderes responsáveis deveriam supor que ela havia concordado com o ato.

Isto estava em contraste dramático com a situação prevista na lei quando uma mulher fosse violentada sexualmente em um lugar isolado. Se havia uma chance de que ninguém tivesse ouvido seus gritos de socorro, ela deveria ser automaticamente considerada como inocente e isenta de punição. Em contraste com muitas das leis naqueles dias, a lei israelita sobre agressão sexual não exigia testemunhas para provar a inocência.

Embora seja difícil para nós em nosso contexto cultural aceitar, muitas mulheres (como Tamar em II Samuel 13) teriam preferido se casar com seus estupradores em vez de possivelmente permanecerem solteiras (e consequentemente sem filhos) por toda a vida.

Deus é justo e Se preocupa com cada detalhe de nossas vidas. Como muitas outras regras em capítulos do Antigo Testamento, este capítulo evidencia o caráter daquEle que conta os cabelos de nossa cabeça. No meio da escuridão de uma cultura que não valorizava suficientemente as mulheres como criaturas de Deus e onde a palavra dos homens tinha geralmente mais autoridade do que as das mulheres, Deus defendeu as mulheres e ordenou que elas devessem ser protegidas e acreditadas.

Nicole Parker
Southern Adventist University
Trad JAQ - Rev JDS

Um comentário: