domingo, 7 de outubro de 2012

Deuteronômio 21 - domingo, 07.10.2012

1 Quando na terra que te der o SENHOR, teu Deus, para possuí-la se achar alguém morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
2 sairão os teus anciãos e os teus juízes e medirão a distância até às cidades que estiverem em redor do morto.
3 Os anciãos da cidade mais próxima do morto tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado, nem puxado com o jugo,
4 e a trarão a um vale de águas correntes, que não foi lavrado, nem semeado; e ali, naquele vale, desnucarão a novilha.
5 Chegar-se-ão os sacerdotes, filhos de Levi, porque o SENHOR, teu Deus, os escolheu para o servirem, para abençoarem em nome do SENHOR e, por sua palavra, decidirem toda demanda e todo caso de violência.
6 Todos os anciãos desta cidade, mais próximos do morto, lavarão as mãos sobre a novilha desnucada no vale
7 e dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos o não viram derramar-se.
8 Sê propício ao teu povo de Israel, que tu, ó SENHOR, resgataste, e não ponhas a culpa do sangue inocente no meio do teu povo de Israel. E a culpa daquele sangue lhe será perdoada.
9 Assim, eliminarás a culpa do sangue inocente do meio de ti, pois farás o que é reto aos olhos do SENHOR.
10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos,
11 e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher,
12 então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas,
13 e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher.
14 E, se não te agradares dela, deixá-la-ás ir à sua própria vontade; porém, de nenhuma sorte, a venderás por dinheiro, nem a tratarás mal, pois a tens humilhado.
15 Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e outra lhe derem filhos, e o primogênito for da aborrecida,
16 no dia em que fizer herdar a seus filhos aquilo que possuir, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da aborrecida, que é o primogênito.
17 Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir, porquanto aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele.
18 Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos,
19 seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta,
20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão.
21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.
22 Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro,
23 o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/21/):
De tempos em tempos ao longo de Deuteronômio vemos Moisés expondo detalhes aparentemente insignificantes. Mas a vida não é a composição de detalhes? Se Deus (através de Moisés) não houvesse lidado com estas questões, o povo teria  adotado ou as práticas trazidas do Egito por seus avós ou aquelas provenientes dos países vizinhos. Deus queria que seu povo fosse santo e ainda quer (1 Pedro 1:15-16).

As palavras hebraicas e gregas para santidade transmitem a idéia de "ser separado." Mas, separado do quê? Do mundo, é claro. A Bíblia nos diz que nós estamos "no mundo" (João 17:11), mas não devemos ser "do mundo" (João 17:16). Portanto, não é de admirar que Deus continue interessado nos pequenos detalhes de nossas vidas. Com certeza, os tempos mudaram ao longo dos últimos 3000 anos desde que Moisés enumerou esses detalhes do viver, mas neles  existem princípios que podem ser aplicados e adaptados para o nosso dia. Podemos e devemos ser um povo "santo" .

Por exemplo: "lindas" mulheres cativas de guerra poderiam se tornar esposas de seus conquistadores. Esta miscigenação, entretanto, não era permitida com mulheres que  tinham origem nos habitantes originais da Terra Prometida, tamanha a impiedade e decadência moral destes povos.
Mas as regras estabeleciam que mulheres cativas de guerra deveriam ser assimiladas pela sociedade e tratadas com respeito e dignidade.

"Querido Deus, ajuda-me hoje a tratar todas as pessoas com respeito e dignidade, sempre permitindo que expressem livremente a sua individualidade."

John Ash
Missão da União Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - Rev JDS



Um comentário: