quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Deuteronômio 25 - quinta, 11.10.2012


1 Em havendo contenda entre alguns, e vierem a juízo, os juízes os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado.
2 Se o culpado merecer açoites, o juiz o fará deitar-se e o fará açoitar, na sua presença, com o número de açoites segundo a sua culpa.
3 Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais do que estes, teu irmão não fique aviltado aos teus olhos.
4 Não atarás a boca ao boi quando debulha.
5 Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado.
6 O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel.
7 Porém, se o homem não quiser tomar sua cunhada, subirá esta à porta, aos anciãos, e dirá: Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer exercer para comigo a obrigação de cunhado.
8 Então, os anciãos da sua cidade devem chamá-lo e falar-lhe; e, se ele persistir e disser: Não quero tomá-la,
9 então, sua cunhada se chegará a ele na presença dos anciãos, e lhe descalçará a sandália do pé, e lhe cuspirá no rosto, e protestará, e dirá: Assim se fará ao homem que não quer edificar a casa de seu irmão;
10 e o nome de sua casa se chamará em Israel: A casa do descalçado.
11 Quando brigarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar o marido da mão do que o fere, e ela estender a mão, e o pegar pelas suas vergonhas,
12 cortar-lhe-ás a mão; não a olharás com piedade.
13 Na tua bolsa, não terás pesos diversos, um grande e um pequeno.
14 Na tua casa, não terás duas sortes de efa, um grande e um pequeno.
15 Terás peso integral e justo, efa integral e justo; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
16 Porque é abominação ao SENHOR, teu Deus, todo aquele que pratica tal injustiça.
17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;
18 como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus.
19 Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/25/):
"Não amordacem o boi enquanto está debulhando o cereal" (v.4, NVI). Amordaçar impedia o animal de  comer enquanto trabalhava. Esta lei incentivava bondade e consideração para com os animais. Mais tarde, o apóstolo Paulo utilizou esta lei como uma analogia para a manutenção de ministros do evangelho (ver 1 Timóteo 5:17-18).
"Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor" (v.13, NVI). O Senhor detesta o uso de diferentes pesos e medidas (Ver Provérbios 20:10).
Os tempos mudaram, mas a questão permanece diante de nós: usamos nós diferentes pesos ou medidas em nossas vidas? Ou, colocando a pergunta de outra forma: utilizamos "padrões duplos" em nossas relações com as pessoas?

Existe alguma ambiguidade em nós? Será que nos esforçamos para manter um padrão de vida incompatível com nossas finanças para impressionar outras pessoas? Tentamos ter uma aparência externa de bons cristãos, enquanto não damos um bom exemplo em casa? Somos apenas faladores e não praticantes? Nos preocupamos muitas vezes com o grão de poeira no olho do nosso irmão enquanto falhamos em reconhecer que temos uma trave no nosso?
Avaliemos sinceramente se possuímos em nossos corações critérios diferentes de avaliação. Busquemos honestamente nos livrar de quaisquer padrões duplos que possamos ter usado ao longo dos anos. Em todos os nossos negócios usemos apenas balanças e medidas honestas. Nosso Senhor Se deleitará em nós quando assim o fizermos.

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - Rev JDS



Um comentário: