1 Moisés e os anciãos de Israel deram ordem ao povo,
dizendo: Guarda todos estes mandamentos que, hoje, te ordeno.
2 No dia em que passares o Jordão à terra que te der o
SENHOR, teu Deus, levantar-te-ás pedras grandes e as caiarás.
3 Havendo-o passado, escreverás, nelas, todas as palavras
desta lei, para entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, terra que mana
leite e mel, como te prometeu o SENHOR, Deus de teus pais.
4 Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras,
que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiarás.
5 Ali, edificarás um altar ao SENHOR, teu Deus, altar de
pedras, sobre as quais não manejarás instrumento de ferro.
6 De pedras toscas edificarás o altar do SENHOR, teu Deus; e
sobre ele lhe oferecerás holocaustos.
7 Também sacrificarás ofertas pacíficas; ali, comerás e te
alegrarás perante o SENHOR, teu Deus.
8 Nestas pedras, escreverás, mui distintamente, as palavras
todas desta lei.
9 Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a
todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje, vieste a ser
povo do SENHOR, teu Deus.
10 Portanto, obedecerás à voz do SENHOR, teu Deus, e lhe
cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno.
11 Moisés deu ordem, naquele dia, ao povo, dizendo:
12 Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte
Gerizim, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.
13 E estes, para amaldiçoar, estarão sobre o monte Ebal:
Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.
14 Os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta
voz e dirão:
15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de
fundição, abominável ao SENHOR, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E
todo o povo responderá: Amém!
16 Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E
todo o povo dirá: Amém!
17 Maldito aquele que mudar os marcos do seu próximo. E todo
o povo dirá: Amém!
18 Maldito aquele que fizer o cego errar o caminho. E todo o
povo dirá: Amém!
19 Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do
órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém!
20 Maldito aquele que se deitar com a madrasta, porquanto
profanaria o leito de seu pai. E todo o povo dirá: Amém!
21 Maldito aquele que se ajuntar com animal. E todo o povo
dirá: Amém!
22 Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu
pai ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém!
23 Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo
dirá: Amém!
24 Maldito aquele que ferir o seu próximo em oculto. E todo
o povo dirá: Amém!
25 Maldito aquele que aceitar suborno para matar pessoa
inocente. E todo o povo dirá: Amém!
26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei,
não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém!
Texto de hoje do blog
da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/27/):
Que pensamentos acerca de Deus você tem após ler todas as maldições registradas neste capítulo? (Aqui não há bençãos, só maldições. As bênçãos aparecem no próximo capítulo.) Deus é vingativo, petulante, duro? Ele não é um Deus de
amor?
Na verdade, Deus estava dizendo que estas maldições
são o que naturalmente acontece quando as pessoas se desconectam da única fonte
de vida - Ele próprio. Por outro lado, se o Seu povo seguisse Suas leis, ele
seria abençoado com a Sua graça, com a fecundidade, com alimentos e com a
comunhão.
Para ter certeza de que as pessoas haviam entendido corretamente a mensagem, Deus colocou metade do povo em uma montanha e a outra metade sobre outra
montanha. Os levitas ficaram no vale, entre os dois montes. Quando os levitas liam
as maldições, as pessoas em uma montanha gritavam: "Amém!" Então,
quando as bênçãos eram lidas, as pessoas no outro monte gritavam:
"Amém!" As consequências da obediência e da desobediência foram
deixadas muito claras para eles de forma muito dramática.
Dizendo/colocando de outro modo: viver
desordenadamente no universo ordenado de Deus traz consequências
terríveis. Deus não está vigiando, aguardando que demos um passo em falso para
que possa nos amaldiçoar. Talvez a descrição de Oséias da resposta de Deus frente à desobediência de Israel diga tudo: "Como posso
desistir de você, Israel? Como posso deixar você ir? "(Oséias 11:8, NTLH)
John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - Rev JDS
Comentários bíblicos selecionados:
3 desta lei A palavra traduzida como lei é torah, termo geral para toda instrução sagrada e que não se limita ao decálogo apenas(Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
12 - 13 Gerizim...Ebal A quem viaja das planícies de Moabe (34.1) é fácil avistar ao longe aquelas duas montanhas, para além do vale do Jordão, onde, ao entardecer, o sol se esconde (11:30). Ali estão a atestar a necessidade de uma escolha entre o bem e o mal (Bíblia Shedd).
Monte Gerizim Do lado sul do vale fértil onde fica Siquém. O monte Ebal está ao norte do mesmo vale. O monte Gerizim é fertil e o Ebal, não. Alguns comentaristas consideram que essa distinção dá motivo, ao menos em parte, a que um seja o monte da "bênção" e o outro, o da "maldição". ... Há um estreito vale entre eles. Os dois montes formavam um grande anfiteatro natural, de tamanho suficiente para acomodar a grande multidão. Os oradores deviam estar ao centro, no vale; as tribos devem ter se reunido nas ladeiras dos dois montes. As seis tribos descendentes de Lia e Raquel deviam responder às bênçãos. As tribos que deviam responder às maldições pronunciadas por causa da desobediência eram os descendentes de Zilpa e Bila, juntamente com as tribos de Zebulom, filho mais novo de Lia, e a de Rúben, que perdeu a primogenitura por causa do pecado cometido contra seu pai (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
14 sobre o monte Gerizim, para abençoarem Comparar com 11:29; Jos. 8:33-35. Uma cerimônia de aliança em cada lado de Siquém para proclamar bênçãos pela obediência e maldições pela desobediência enfatizaria a necessidade de cumprir os mandamentos da aliança de Deus (Andrews Study Bible).
Trad JAQ - Rev JDS
Comentários bíblicos selecionados:
3 desta lei A palavra traduzida como lei é torah, termo geral para toda instrução sagrada e que não se limita ao decálogo apenas(Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
12 - 13 Gerizim...Ebal A quem viaja das planícies de Moabe (34.1) é fácil avistar ao longe aquelas duas montanhas, para além do vale do Jordão, onde, ao entardecer, o sol se esconde (11:30). Ali estão a atestar a necessidade de uma escolha entre o bem e o mal (Bíblia Shedd).
Monte Gerizim Do lado sul do vale fértil onde fica Siquém. O monte Ebal está ao norte do mesmo vale. O monte Gerizim é fertil e o Ebal, não. Alguns comentaristas consideram que essa distinção dá motivo, ao menos em parte, a que um seja o monte da "bênção" e o outro, o da "maldição". ... Há um estreito vale entre eles. Os dois montes formavam um grande anfiteatro natural, de tamanho suficiente para acomodar a grande multidão. Os oradores deviam estar ao centro, no vale; as tribos devem ter se reunido nas ladeiras dos dois montes. As seis tribos descendentes de Lia e Raquel deviam responder às bênçãos. As tribos que deviam responder às maldições pronunciadas por causa da desobediência eram os descendentes de Zilpa e Bila, juntamente com as tribos de Zebulom, filho mais novo de Lia, e a de Rúben, que perdeu a primogenitura por causa do pecado cometido contra seu pai (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).
14 sobre o monte Gerizim, para abençoarem Comparar com 11:29; Jos. 8:33-35. Uma cerimônia de aliança em cada lado de Siquém para proclamar bênçãos pela obediência e maldições pela desobediência enfatizaria a necessidade de cumprir os mandamentos da aliança de Deus (Andrews Study Bible).
Marvelous comment!
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